Acessibilidade / Reportar erro

Psicologia e Saúde: repensando práticas

RESENHA

Psicologia e Saúde: repensando práticas, organizado por Florianita Coelho Braga Campos. São Paulo, Editora HUCITEC, 1992

Psicologia e saúde é um livro instigante. Encaixa-se em uma série de publicações recentes que têm procurado estender a reforma sanitária para além do mero reordenamento jurídico / administrativo.

Todos os seus artigos tratam de repensar as práticas profissionais em saúde mental, particularmente a dos psicólogos, fazendo-o, porém, a partir de um contexto concreto: o dos serviços públicos de saúde no Brasil.

Analisam o papel da saúde mental no ambiente de trabalho, na rede básica, na escola e em relação à própria doença mental.

Pela preocupação epistemológica de entender as relações entre saúde, subjetividade e a dimensão do social, retirando daí conclusões que interessam a todos os profissionais de saúde.

Enfim, é mais uma contribuição ao tema da construção de equipes de saúde habilitadas a enfrentar os desafios contemporâneos da saúde dos indivíduos e da coletividade.

Gastão Wagner de Sousa Campos

Departamento de Medicina Preventiva e Social da UNICAMP

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    12 Jun 2008
  • Data do Fascículo
    1992
Faculdade de Saúde Pública, Universidade de São Paulo. Associação Paulista de Saúde Pública. Av. dr. Arnaldo, 715, Prédio da Biblioteca, 2º andar sala 2, 01246-904 São Paulo - SP - Brasil, Tel./Fax: +55 11 3061-7880 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: saudesoc@usp.br