Acessibilidade / Reportar erro

Editorial

EDITORIAL

É firme intenção nossa, a partir do próximo número da Saúde e Sociedade, como manda a racionalidade e a modernidade, ao lado da versão tradicional, introduzir uma nova versão eletrônica da revista. Estamos certos de que esta mudança representa um avanço necessário e que será bem vinda por nossos atuais e futuros leitores e pelo "campo sanitário" em geral.

No que toca a este número da Saúde e Sociedade, podemos colocar que ele apresenta, por um lado, uma clara dimensão de "estudo de gênero" na medida em que o artigo de Schraiber e colaboradores, versando sobre a violência contra a mulher, constata que a violência é maior do que se supõe; da mesma forma, o artigo de Batista e colaboradores aborda questões de gênero quando fala do que adoecem e morrem as mulheres em São Paulo.

Dois outros artigos também enfatizam esta temática quando Derossi e colaboradores, estudando a mortalidade por câncer cérvico uterino em Salvador, afirmam com base em estudos epidemiológicos que é ainda alta a mortalidade por doenças no município.

Carvalho, Pirota e Schor, por seu turno, fecham os estudos de gênero quando, falando sobre regulação da fecundidade do casal, observam que a contracepção é vista, dominantemente, como tarefa de responsabilidade da mulher, onde o homem tem papel acessório.

Outro tema abordado envolve a relação: inclusão social/exclusão e os sujeitos da pesquisa são os trabalhadores ambulantes que, segundo Tíssi, vivem seu trabalho de modo contraditório, ora como estratégia de inclusão ora como signo de exclusão.

Por outro lado, no segmento que intitulamos "gestão", é possível perceber os elos que unem outra coleção de artigos aqui presentes. Um deles é o município como lócus privilegiado de projetos de gestão e o outro a informação como instrumento de intervenção gerencial. É o que se verifica nos artigos que abordam as temáticas: insumos para a formação de gerentes de sistemas municipais de saúde, de Vecina Neto e Terra, sistema permanente de coleta de dados para subsidiar o exercício dos gestores municipais, de Mendes e Santos, e o aplicativo Pesquisa Municipal Unificada que busca manter atualizado um banco de dados que possibilite, entre outras coisas, a construção de indicadores de gestão, de Silva, Barreto Jr. e Sant'Ana.

Este número de Saúde e Sociedade se encerra com o acréscimo de mais duas importantes temáticas específicas: a percepção do meio ambiente por setores populares, de Ianni, e o aumento dos gastos em saúde, de Zucchi, Del Nero e Malik.

A Comissão Editorial

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    06 Jun 2008
  • Data do Fascículo
    Dez 2000
Faculdade de Saúde Pública, Universidade de São Paulo. Associação Paulista de Saúde Pública. Av. dr. Arnaldo, 715, Prédio da Biblioteca, 2º andar sala 2, 01246-904 São Paulo - SP - Brasil, Tel./Fax: +55 11 3061-7880 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: saudesoc@usp.br