Acessibilidade / Reportar erro

Editorial

EDITORIAL

Este número especial busca resgatar algumas das mais importantes contribuições do VII Congresso Paulista de Saúde Pública para a construção do pensamento sanitário brasileiro deste começo de século XXI.

Estas contribuições acabam tecendo uma memória da saúde pública, composta de duas camadas significantes, a primeira constituída por uma estrutura temática e a segunda por uma de posicionamentos diante dos temas. A estrutura temática revela sobre o que se fala e a de posicionamentos o que se fala, sobre aquilo que se fala.

Se atentarmos para a palavra texto veremos que ela é a forma abreviada de tecido; e a forma final de um tecido tem o efeito de fazer desaparecer a trama que o constitui.

Ora, isto constitui um perigo a ser evitado. De fato, os temas que constituem a primeira camada semântica da memória da saúde pública brasileira atual são coisas como gestão, democracia, iniqüidade, direito, descentralização, saúde da família e tantos outros. Mas isso é apenas a camada mais superficial; para entendermos, de fato, o discurso sanitário será preciso analisar a segunda camada, ou seja, perscrutar o que se fala sobre aquilo que se fala.

Sentimo-nos honrados pois, com este número, de poder oferecer ao leitor de Saúde e Sociedade, para sua análise judiciosa, este pedaço de memória do pensamento sanitário brasileiro atual.

A Comissão Editorial

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    05 Jun 2008
  • Data do Fascículo
    Jul 2002
Faculdade de Saúde Pública, Universidade de São Paulo. Associação Paulista de Saúde Pública. Av. dr. Arnaldo, 715, Prédio da Biblioteca, 2º andar sala 2, 01246-904 São Paulo - SP - Brasil, Tel./Fax: +55 11 3061-7880 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: saudesoc@usp.br