SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número3Mensagem do presidenteEntrevista índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Polímeros

versão impressa ISSN 0104-1428versão On-line ISSN 1678-5169

Polímeros v.9 n.3 São Carlos jul./set. 1999

https://doi.org/10.1590/S0104-14281999000300002 

EDITORIAL

 

Quantidade com Qualidade e Relevância

 

 

Os recursos para financiamento de pesquisa estão cada vez mais escassos, não só no Brasil, mas em todo o mundo, como um reflexo da crise econômica mundial que afeta os mais diferentes setores das atividades humanas. Na área de polímeros não é diferente, produzindo cada vez mais um aumento na competitividade pela busca de recursos.

Apesar das dificuldades, a pesquisa no Brasil não pode parar em hipótese alguma, para o País poder progredir na luta tecnológica mundial. Desta forma os órgãos de fomento à pesquisa reconhecem a importância não só da qualidade mas também da relevância para a priorização das pesquisas realizadas. A entrevista com o Professor Marco-Aurélio De Paoli, apresentada nesta edição da revista, discute alguns destes aspectos.

Nesse cenário de globalização, competição tecnológica e busca por recursos, é gratificante perceber que a comunidade brasileira de polímeros tem se consolidado em quantidade, qualidade e relevância, conforme apresenta a seção editorial desta revista. Isto é demonstrado pelo maior congresso da área, o Congresso Brasileiro de Polímeros, que ano a ano tem superado o número de trabalhos apresentados, refletindo o crescimento da pesquisa na área de polímeros no Brasil. Como se isso não bastasse, pesquisadores da nossa comunidade foram classificados entre os principais cientistas do Brasil com projeção internacional, como um indicativo da qualidade e relevância das pesquisas desenvolvidas pela comunidade de polímeros do País, já que a estratégia para essa classificação foi o número de citações dos trabalhos desses pesquisadores por periódicos indexados de todo o mundo.

 

Comitê Editorial

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons