SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 issue3EntrevistaConferência sobre microscopia de varredura por sonda aplicada a polímeros author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Polímeros

Print version ISSN 0104-1428On-line version ISSN 1678-5169

Polímeros vol.9 no.3 São Carlos July/Sept. 1999

http://dx.doi.org/10.1590/S0104-14281999000300004 

INFORMES SOBRE O 5º CBPOL

 

5° CBPol Supera a Marca dos Congressos Anteriores

 

O número de trabalhos aceitos para apresentação e publicação no 5º Congresso Brasileiro de Polímeros supera a marca dos eventos anteriores. Uma quantidade significativa dos trabalhos envolve a participação de alunos de iniciação científica, mestrado e doutorado como co-autores. Muitos desses trabalhos concorrerão a prêmios dentro de cada uma das respectivas categorias. Docentes e pesquisadores vinculados à várias instituições de diferentes estados brasileiros enviaram trabalhos para este CBPol. Um número razoável de trabalhos tem como autores e/ou co-autores pesquisadores estrangeiros de instituições de pesquisa do exterior. Vários são os tópicos de pesquisa abordados nos trabalhos, sendo que alguns temas aparecem com mais freqüência.

 

 

O 5º Congresso Brasileiro de Polímeros conseguiu superar o número de trabalhos aceitos para apresentação, em comparação com os congressos anteriores. Foram aceitos 486 trabalhos a serem apresentados na forma oral ou de pôster. Estes trabalhos foram inscritos na forma de extended abstract (com até 2 páginas) e na forma completa. Todos os trabalhos estarão sendo publicados em anais na forma de CDs, sendo que grande parte dos trabalhos encaminhados na forma completa estarão sendo analisados para serem publicados numa edição especial da revista "Polímeros: Ciência e Tecnologia" a ser editada logo após o evento. Vários trabalhos elaborados por alunos de graduação e de pós-graduação foram inscritos para concorrerem ao prêmio de melhores em cada categoria, ou seja, de iniciação científica, mestrado e doutorado. Esse prêmio tem como objetivo incentivar os alunos a participarem da escrita e apresentação de artigos científicos na área de polímeros. Tanto os trabalhos inscritos para publicação na edição especial da Revista, como aqueles que concorrerão aos prêmios serão analisados por comissões de pesquisadores criadas especialmente para tal.

O Quadro 1 mostra como o número de trabalhos aceitos para apresentação no CBPol vem crescendo evento a evento. Esse crescimento tem sido significativo apesar das dificuldades nestes últimos tempos em se conseguir recursos financeiros de órgãos de fomento do Governo. Durante a análise dos trabalhos, o Comitê Científico observou que vários trabalhos foram elaborados por pesquisadores vinculados à instituições nacionais com colaboração de pesquisadores de instituições do exterior. Esse deve ser um reflexo de programas de cooperação científica através da realização de pesquisas de alunos de doutorado utilizando bolsas tipo "sanduíche". Fato semelhante pode ser constatado para trabalhos elaborados por pesquisadores vinculados à diferentes instituições nacionais. Essa possibilidade é de fato muito importante para o enriquecimento científico dos trabalhos elaborados em conjunto.

 

 

A origem dos trabalhos é a mais diversa possível, envolvendo instituições dos mais diferentes estados brasileiros. O Quadro 2 mostra um resumo de trabalhos enviados. Nota-se que o maior número é de trabalhos do estado de São Paulo, certamente devido às várias instituições de pesquisa desse estado possuírem grupos dedicados à área de polímeros que contam com auxílio regular da FAPESP, e que este CBPol estará sendo realizado em São Paulo. Pode-se observar ainda que outros estados têm contribuído significativamente para o desenvolvimento de pesquisa na área, no Brasil. Estão surgindo novos pesquisadores, vinculados à instituições de diversos estados brasileiros com menor tradição nesta área de pesquisa.

 

 

A Comissão Organizadora convidou vários pesquisadores para apresentarem, durante as seções técnicas, o desenvolvimento de cada um dos grupos que trabalham com pesquisa na área de polímeros, promovendo o conhecimento por parte da comunidade, dos grupos de pesquisa que atuam no país. Apesar deste evento ser de abrangência nacional, estarão sendo apresentados 16 trabalhos com autoria e co-autoria de pesquisadores de países como França, EUA, Rússia, Alemanha, Portugal, Espanha, Taiwan, Chile, Venezuela e do Uruguai. Essa contribuição mostra que este evento conta com a credibilidade internacional e que a comunidade brasileira nesta área está pronta para realizar um grande evento internacional.

Para facilitar a apresentação dos trabalhos, a Comissão Organizadora classificou-os em temas principais sendo as seções técnicas organizadas por tópicos de interesses dos congressistas. O Quadro 3 mostra a distribuição de trabalhos por temas escolhidos pelos autores e ratificados pelo Comitê Científico. Pode-se observar que alguns tópicos se destacam em relação aos outros, entretanto a diversidade de temas abordados neste evento é bastante significativa. A abordagem das pesquisas na área de polímeros apresentadas no 5º CBPol é bastante ampla e enfoca os mais variados campos de atuação da ciência e tecnologia em polímeros.

 

 

Certamente as experiências a serem trocadas neste Congresso pelos pesquisadores serão bastante ricas e promissoras para o desenvolvimento futuro das pesquisas em polímeros. Espera-se que o 5º CBPol satisfaça os anseios de todos os participantes.

 

 

Matéria elaborada pelo Prof. Dr. Elias Hage Jr., UFSCar/DEMa, com a colaboração da Secretaria da ABPol.

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License