SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número2Sociedades científicas brasileirasDeterminação do parâmetro de solubilidade de poliuretanos de PBLH índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Polímeros

versão impressa ISSN 0104-1428versão On-line ISSN 1678-5169

Polímeros v.10 n.2 São Carlos abr./jun. 2000

https://doi.org/10.1590/S0104-14282000000200007 

NOTÍCIAS DE EVENTOS

 

Pesquisa em polímeros no XXIII Encontro Nacional de Física da Matéria Condensada

 

 

Um dos grandes temas explorados anualmente no Encontro Nacional de Física da Matéria Condensada - ENFMC é o de Sistemas Complexos, englobando pesquisas em polímeros e fluidos complexos. Apesar de o Encontro abrigar tradicionalmente apenas uma pequena parcela da comunidade de polímeros no Brasil, constituída principalmente por físicos, uma grande variedade de tópicos é abordada. O XXIII ENFMC, realizado em São Lourenço (MG), de 9 a 13 de maio de 2000, não foi exceção. Foram apresentadas palestras orais e posters em tópicos tão diversos quanto a simulação teórica, usando dinâmica molecular, para explicar propriedades elétricas de polímeros, até a aplicação em protótipos de dispositivos utilizando polímeros condutores e cristais líquidos.

Mais especificamente, foram tratados: polímeros condutores e suas aplicações em narizes eletrônicos, propriedades eletroluminescentes de polímeros e blendas, fabricação de superestruturas na forma de filmes Langmuir-Blodgett (LB), propriedades de superfícies carregadas, características estruturais de filmes poliméricos, ferrofluídos, fluídos magnéticos e cristais líquidos. A caracterização de propriedades específicas de polímeros convencionais por técnicas como SAXS e RMN também foi um tema abordado.

Outro destaque do Encontro foi a presença de convidados estrangeiros, diretamente relacionados a grupos de pesquisa de polímeros no Brasil. O Dr. Ray Baughman, da Allied Signal, EUA, um dos editores da revista Synthetic Metals, apresentou a recente descoberta da utilização de nanotubos de carbono para produção de músculos artificiais. O Prof. Mark Robbins, da Universidade Johns Hopkins, EUA, discutiu aspectos de falhas de adesão. O Prof. Phil Pincus, Universidade da Califórnia, Santa Barbara, EUA, fez uma revisão da física envolvida em superfícies altamente carregadas, com exemplos de biopolímeros como o DNA. Embora tenha apresentado uma palestra convidada no tema de Biofísica, o Prof. Mathias Lösche, da Universidade de Leipzig, Alemanha, também atua em polímeros, com destaque para o emprego de algoritmos genéticos para a determinação das possíveis conformações de um polímero na interface água-ar.

 

 

Notícia elaborada por Marysilvia Ferreira, UFRJ/COPPE-PEMM e Osvaldo N. Oliveira Jr., USP/Instituto de Física de São Carlos.

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons