SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número1Mensagem do presidente índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Polímeros

versão impressa ISSN 0104-1428versão On-line ISSN 1678-5169

Polímeros v.11 n.1 São Carlos jan./mar. 2001

https://doi.org/10.1590/S0104-14282001000100001 

EDITORIAL

 

Desafios da Comunidade Brasileira de Polímeros

 

 

Nossa revista está fazendo 10 anos de existência. Ela foi criada com o objetivo de divulgar os avanços científicos e tecnológicos na área de polímeros, com ênfase no que está sendo feito pelos pesquisadores e pelo setor produtivo brasileiro, sem perder de vista o horizonte mundial. Durante esse período o país passou por diversas crises e situações, e a revista também teve os seus altos e baixos, com maior ou menor número de trabalhos sendo submetidos e publicados. Ela sobreviveu, se afirmou e é hoje, sem dúvida, o melhor periódico brasileiro na área de polímeros.

Com a globalização de nossa economia apareceram novos desafios para a nossa comunidade. As exigências de qualidade no mercado de auto-peças de plástico aumentaram, refletindo nos índices de nacionalização praticados pelas montadoras brasileiras e diminuindo-os sensivelmente. Enquanto os setores de compras das montadoras prefeririam adquirir as auto-peças no mercado brasileiro, os setores de qualidade e de engenharia as recusam por não atingirem os níveis de qualidade desejados. Falta um pouco de abertura pelo lado das empresas brasileiras para procurar os Centros de Pesquisas e Universidades brasileiras para ajudá-los nesse impasse e falta também sensibilidade aos pesquisadores brasileiros para se dedicarem mais a problemas de real interesse para o setor produtivo. Há muitos problemas de alto interesse e sofisticação escondidos por detrás da melhoria de qualidade de produtos de plástico ou de borracha. O grande desafio desta década que se inicia é superar este impasse e passar a produzir de forma competitiva, não só em preço como em qualidade, através de parcerias entre as empresas e o setor acadêmico. Os resultados destas parcerias certamente resultarão em artigos de alto nível que poderão ser publicados em nossa revista.

Esta edição da revista teve a sua tiragem aumentada para distribuição durante a Brasilplast, uma das maiores feiras do plástico do mundo. Prestigiando o evento, a Seção Editorial traz os lançamentos em produtos e serviços, bem como as novas tecnologias adotadas por conhecidas empresas de polímeros.

 

Comitê Editorial

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons