SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número310 anos de Revista índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Polímeros

versão impressa ISSN 0104-1428versão On-line ISSN 1678-5169

Polímeros v.11 n.3 São Carlos jul./set. 2001

https://doi.org/10.1590/S0104-14282001000300001 

MENSAGEM DO PRESIDENTE

 

Dedicação à ABPol

 

 

Os objetivos da ABPol são conhecidos, mas o caminho da entidade está sendo construído por onde ela passa e as marcas estão se perpetuando. Antes de se fundar a Associação Brasileira de Polímeros éramos indagados sobre os motivos da ausência de uma entidade de profissionais em uma área tão relevante como a dos polímeros. Hoje ela existe e gera com competência oportunidades para a interação entre os profissionais de indústrias, centros de P&D, universidades e autônomos. Observa-se no entanto a necessidade de maior compreensão do papel da ABPol. Através dela os profissionais se conhecem, se congratulam, as instituições ampliam seus contatos e a disseminação do conhecimento segue padrões de qualidade. O esforço é recompensado quando se percebe que a ABPol hoje é reconhecida como a entidade que lidera ações ligadas à ciência e tecnologia, tendo preenchido uma lacuna que antes estava aberta.

O apoio à ABPol é perceptível. Muitos sócios das mais diferentes origens dentro da área de polímeros contribuem de maneira significativa. Empresas não medem esforços para participar e patrocinar os eventos, e os órgãos governamentais não hesitam em apostar na entidade, financiando de forma regular os congressos e esta revista. O que interessa mais à ABPol hoje é a participação, a presença, o voto de confiança das entidades e indivíduos, pois na somatória temos tido condições de grandes realizações, alavancadas pelo suporte financeiro.

Apesar daquilo que a ABPol já realizou nos últimos 13 anos, é certo que muitas ações são passíveis de ampliação, e para que novos projetos sejam implantados é imprescindível a renovação constante dos associados que se dedicam à entidade. O Novo Conselho Diretor e a Nova Diretoria (veja reportagem nessa edição) é uma demonstração clara de que novos empreendimentos estarão sendo implementados. Cada etapa da ABPol deve ser tratada como única, para que sejam também atendidas as necessidades do momento da comunidade associada.

Em nome de todo o Conselho Diretor que dirigiu a ABPol até o momento, agradeço o apoio que recebemos de todos os associados; agradeço a dedicação dos muitos que se envolveram com atividades as mais variadas, como a editoração desta revista que completa 10 anos e esteve sob a coordenação do Professor José Alexandrino de Sousa, a realização do 6º CBPol que esteve sob a coordenação da Professora Raquel Mauler, a realização dos cursos sob a coordenação do Engenheiro Júlio Harada, e tantas outras atividades importantes apoiadas principalmente pelos demais diretores (Sebastião Canevarolo, Francisco Ferraroli, Elias Hage Jr., Domingos Jafelice, Luiz Antonio Pessan, Ailton de Souza Gomes); agradeço às secretárias da ABPol, principalmente a Fátima Cordebello que veste com dignidade a camisa da entidade há 12 anos e a Edméa Kako que está há oito anos conosco. Pessoalmente, gostaria de agradecer aos colegas o que recebi neste anos todos: o apoio, a compreensão, a mão amiga, as injeções de ânimo, as lições, entre tantas outras coisas. A ABPol faz parte de meus principais projetos de vida e devo muito do meu crescimento pessoal e profissional ao envolvimento que tive ora como presidente, ora como conselheiro ou como usuário da entidade. O fato de conviver com uma comunidade tão especial é que me dá a certeza de sempre ter algo a fazer e a aprender dentro da ABPol.

 

Silvio Manrich
Presidente

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons