SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 issue3Esculpindo Superfícies de Polímeros com LuzChain Extention of Poly(ethylene naphthalate) with Triphenylphosphite author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Polímeros

Print version ISSN 0104-1428On-line version ISSN 1678-5169

Polímeros vol.11 no.3 São Carlos July/Sept. 2001

https://doi.org/10.1590/S0104-14282001000300007 

NOTÍCIAS DE EVENTOS

 

Eventos da IUPAC Austrália 2001

 

 

No período de 29/6/2001 a 8/7/2001 tiveram lugar em Brisbane, Austrália, a 41st General Assembly e o World Chemistry Congress, da IUPAC. Paralelamente à General Assembly ocorreram as últimas reuniões de trabalho das três comissões que compõem a Macromolecular Division - MMD, já que o esquema de funcionamento das várias Divisões da IUPAC será significativamente alterado a partir de 01/01/2002.

No que respeita a MMD, um novo Comitê foi eleito e toma posse em 01/01/2002, ficando assim constituído: Presidente: R. Stepto (UK); Vice-Presidente: Jung-Il Jin (Coréia); Presidente Passado: R. Gilbert (Austrália); Secretário: W. Work (EUA); Membros Titulares (TMs): M.Barón (Argentina), M. Hess (Alemanha); K. Horie (Japão), R. Jones (UK), P. Kubisa (Polônia) e M. Laun (Alemanha); Membros Associados (AMs): D. Berek (Eslovaquia), M. Buback (Alemanha), A. Khokhlov (Rússia), S. Penczek (Polônia), D. Tabak (Brasil), J. Vohlidal (RepúblicaTcheca) e F. Wang (China).

Por indicação do Prof. Robert Stepto, a partir de janeiro de 2002 estarei participando da Coordenação de Educação da MMD e como seu representante na CHEMRAWN. Vale ressaltar que a IUPAC permite que o Comitê da Divisão aceite até 6 (seis) Representantes Nacionais (NRs), desde que sejam de países não representados no Comitê. Tais NRs devem ser indicados pelas NAOs (detalhes no site www.iupac.org/divisions/IV/index.html). Em 2002 todas as atividades das Divisões da IUPAC se darão através de projetos que deverão ter Coordenador(es) e Grupo de Trabalho. Esses agrupamentos que se darão em torno de um projeto terão o nome de Grupos de Trabalho, Sub-comitê ou análogo e deverão ser aprovados pelo Comitê da Divisão. Aqueles interessados em apresentar projetos na área de Polímeros e a criação de Grupos de Trabalho poderão dirigir correspondência ao Prof. David Tabak (dtabak@far.fiocruz.br ou tabak@uninet.com.br). Infelizmente os nomes dos participantes dos novos projetos aprovados não sairão na próxima edição do Blue Book, já que o prazo para o fechamento da mesma é setembro/2001. Já manifestaram informalmente interesse nesse tipo de proposta, grupos que atualmente estão envolvidos nas áreas de terminologia, propriedades mecânicas, cinética e caracterização.

Nos dias 7 e 8 de julho de 2001 teve lugar a Reunião do Conselho da IUPAC onde tive a oportunidade de representar o Brasil, juntamente com as pesquisadoras Myrna Sabino e Carol H. Collins (Chefe da Delegação). Na ocasião foi eleito o futuro Presidente da IUPAC, L.K. Sydnes da Noruega. Entre vários outros assuntos, foi aprovada a criação da Divisão de Nomenclatura, cujo Presidente será Alan D. McNaught. Da MMD a nova Divisão absorverá a nomenclatura de polímeros baseada na estrutura "structure based nomenclature". A nomenclatura baseada na fonte "source based nomenclature" continuará sendo cuidada pela MMD. É importante ainda ressaltar que minha participação nos eventos acima foi inteiramente custeada por Far-Manguinhos/Fiocruz.

A próxima reunião da MMD terá lugar em Beijing, China, em julho de 2002, onde também ocorrerá o Macro-2002 (World Polymer Congress). Naquela reunião o Brasil deverá apresentar os preparativos para a realização do Macro-2006, em nosso País.

 

 

Notícia elaborada pelo Prof. David Tabak, Instituto de Tecnologia em Fármacos - Far-Manguinhos/Fiocruz, Rio de Janeiro, RJ, E-mail: dtabak@far.fiocruz.br

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License