SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número4Editorial índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Polímeros

versão impressa ISSN 0104-1428versão On-line ISSN 1678-5169

Polímeros v.11 n.4 São Carlos  2001

https://doi.org/10.1590/S0104-14282001000400001 

MENSAGEM DO PRESIDENTE

 

Objetivos em perspectiva

 

 

A ABPol inicia o ano de 2002, quando completará seus 14 anos de vida, com o mesmo espírito que vem norteando seus passos desde a sua fundação: promover a disseminação do conhecimento sobre polímeros por toda a sociedade, a conjunção dos interesses acadêmicos, corporativos e de entidades de pesquisa do ramo dos polímeros e a integração de todos os profissionais envolvidos com a ciência e o negócio dos polímeros no Brasil. A composição da 7a Diretoria eleita da ABPol que tomou posse no dia 15/11/2001 em Gramado-RS no encerramento do 6o CBPol para sua gestão ao longo de 2002 e 2003, reflete com fidelidade os objetivos da associação ao apresentar um equilíbrio harmônico entre representantes da iniciativa privada, do meio acadêmico e de entidades governamentais de P&D.

Em retrospectiva, por seus quase 14 anos de existência, a ABPol demonstrou competência inequívoca ao se consolidar, através da organização dos Congressos Brasileiros de Polímeros, como um dos mais eficientes canais para a apresentação de trabalhos científicos sobre polímeros e ao conseguir indexar sua Revista ¾ "Polímeros: Ciência e Tecnologia" no Chemical Abstracts e RAPRA e se firmar globalmente como um dos meios mais confiáveis para a divulgação do conhecimento na área de polímeros. A ABPol também mostrou excelente desenvoltura ao se articular com outras associações correlatas (por exemplo, a SPE ¾ Society of Plastics Engineers) para a organização de eventos conjuntos e resultados significativos na realização de conferências, simpósios e treinamentos aplicados "in house" dirigidos às empresas de produção, transformação e testes de polímeros.

Quais serão então os objetivos da ABPol em perspectiva, para o futuro, para os próximos 14 anos, por exemplo? A visão de longo prazo da ABPol contempla, sem dúvida, manter a linha de ação adotada e reforçar as posições já conquistadas nos últimos 14 anos, mas também e principalmente, tornar-se uma associação de maior envergadura, com um leque muito mais amplo e diversificado de associados e maior presença geográfica. Uma análise crítica feita sobre o nosso quadro atual de associados revela alta concentração no meio acadêmico/P&D, na 1a/2a geração petroquímica (refino e síntese) e no Estado de São Paulo. O desafio à nossa frente é atrair mais sócios dos segmentos de transformação/montagem, equipamentos e controle/testes de polímeros, hoje praticamente ausentes de nosso portifólio e aumentar o número de associados nos Estados da região sudeste além de São Paulo e nas regiões Sul, Nordeste, Norte e Centro-Oeste do Brasil. Os meios para atingir esses fins estão em democrático debate no seio da ABPol, mas alguns pontos, em princípio, parecem obter convergência de opiniões: implantar uma adequada e consistente estratégia de comunicação com os públicos-alvos definidos e a criação/alavancagem de novas/atuais Regionais são fatores críticos para o cumprimento da missão da ABPol.

As discussões sobre nossa Revista e todas as decisões envolvendo qualquer meio de divulgação e promoção na nossa estratégia de comunicação serão muito importantes para o futuro da ABPol. Expresso aqui o meu convite para que todos os leitores participem e contribuam com a Diretoria da ABPol e o Comitê Editorial da Revista com suas idéias, opiniões e pontos de vista através de carta, fax ou, preferencialmente, correio eletrônico endereçados à Redação. Obrigado!

 

Domingos Jafelice
Presidente da ABPol

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons