SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número46º Congresso Brasileiro de PolímerosNotícias De Eventos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Polímeros

versão impressa ISSN 0104-1428versão On-line ISSN 1678-5169

Polímeros v.11 n.4 São Carlos  2001

https://doi.org/10.1590/S0104-14282001000400004 

10 ANOS DE REVISTA

 

"Polímeros: Ciência e Tecnologia" - 10 Anos de Publicação

 

 

A primeira edição da Revista foi publicada no trimestre out/dez de 1991, dentro de um dos objetivos traçados pela ABPol que seria a edição de uma revista técnica. A idéia veio adquirindo corpo desde a publicação dos Boletins por esta Associação que buscava atingir os anseios da comunidade de congregar empresas, universidades, centros de pesquisa, ou seja, todos os profissionais envolvidos com polímeros no Brasil, num veículo principal de publicação nacional dirigida especificamente à área. Esta matéria apresenta aos leitores dados informativos do desenrolar da história da edição da Revista e aproveita o ensejo para agradecer aos inúmeros pesquisadores que tornaram possível, através de colaboração desprendida, sua publicação ininterrupta destes 10 anos.

 

 

A fundação da ABPol ocorreu durante o seu I Encontro Nacional, em 23 de setembro de 1988, quando foram definidos seus principais objetivos e dentro dos quais seria a manutenção de uma publicação para a divulgação de trabalhos de interesse do setor e das atividades da Associação.

Autores brasileiros sempre clamaram por um periódico voltado especificamente para polímeros tendo sido constantes as sugestões tanto de sócios da ABPol como de outros profissionais da área. Para tanto a Diretoria, conhecedora desta indiscutível necessidade, estruturou-se desde o início de sua gestão criando um departamento específico que cuidasse de publicações. Assim os primeiros passos foram dados através da publicação de seis Boletins Informativos durante o período de dois anos, tendo sempre como objetivo maior sua transformação em uma revista estruturada na publicação em sintonia com as necessidades da comunidade de polímeros no Brasil.

A revista "Polímeros: Ciência e Tecnologia" foi criada para publicar artigos técnicos e científicos, matérias e entrevistas, assim como notícias da ABPol e da comunidade. Essa flexibilidade, fundamental para aumentar o interesse pela leitura técnica entre os profissionais, tornou-a mais atraente por ser diversificada. Sua estrutura foi definida após inúmeros debates e troca de experiências entre pessoas de reconhecida atuação em diversos setores das universidades, empresas e institutos de P&D, que vieram a formar o primeiro Conselho Editorial. Tal estrutura, pareceu representar da melhor forma as necessidades da comunidade dentro das condições técnicas e financeiras que a ABPol dispunha, e como bem aceita, permaneceu até a presente publicação, com algumas adaptações e melhorias que foram introduzidas através dos anos, de acordo com as necessidades apresentadas pelos associados da Associação e agencias de fomento.

 

 

A primeira edição da Revista foi publicada no final de 1991 com o Prof. Dr. Sebastião V. Canevarolo assumindo a coordenação do Comitê Editorial do qual faziam parte Francisco J. X. Carvalho, José Alexandrino de Sousa, Renato Ciminelli e Sílvio Manrich. Nesta época ilustres nomes da pesquisa em polímeros apoiavam a edição da Revista emprestando seu nome ao Conselho Editorial e trazendo credibilidade para que os pesquisadores enviassem artigos para a nova publicação. Faziam parte do Conselho Editorial Ailton S. Gomes, Cláudio Habert, Edison Bittencourt, Edson Simielli, Elias Hage Jr., Elisabeth E. C. Monteiro, Fernanda M. B. Coutinho, Fernando Galembeck, José Augusto M. Agnelli, Laura H. Carvalho, Marco Aurélio de Araújo, Marco-Aurélio De Paoli, Raquel Mauler, Raul Quijada, Roberto Fernando S. Freitas e Zoé C.A. Moncorvo.

Ao Conselho coube a tarefa da definição da linha editorial da revista, incluindo seu conteúdo e acompanhamento, e revisão periódica de seu impacto junto à comunidade assim como a garantia da qualidade da revista. Deveria sugerir nomes e cooperar na seleção dos consultores, aprovar procedimentos e normas editoriais além de participar na administração da Revista. A partir de 1993 e até a edição nº 3 de 2001, a presidência do Comitê Editorial foi exercida com eficiência e competência pelo Prof. José Alexandrino de Sousa (UFSCar/DEMa).

"Polímeros: Ciência e Tecnologia" recebeu da comunidade, até o final de 2001, um total de 327 artigos dos quais 258 foram publicados em 41 exemplares.

 

 

Desde seu início a Revista adota um rigoroso sistema de avaliação, contando com a participação média de três consultores por artigo. O índice de recusa de artigos cresceu nos últimos anos, atingindo no momento cerca de 11% do total de artigos recebidos. Os artigos são publicados obedecendo uma classificação que procura enfatizar a natureza dos mesmos (Quadro 2). A maior quantidade de artigos técnico-científicos publicados é conseqüência da maior participação dos pesquisadores universitários e de institutos de pesquisas. Apesar de serem recebidas boas contribuições do setor industrial, ainda se faz necessário um maior esforço para se conseguir divulgar os trabalhos gerados em nossas indústrias. A quantidade de trabalhos em cada uma das classificações adotadas pela Revista, bem como sua qualidade é reflexo da realidade da área de polímeros no País. O Comitê Editorial espera que a Revista possa contribuir para o desenvolvimento desta importante área de atuação e venha no futuro mostrar os avanços sempre crescentes de pesquisadores e suas pesquisas em polímeros.

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons