SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número4"Polímeros: Ciência e Tecnologia": 10 Anos de PublicaçãoEfeito de Aditivos na Desacetilação de Quitina índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Polímeros

versão impressa ISSN 0104-1428versão On-line ISSN 1678-5169

Polímeros v.11 n.4 São Carlos  2001

https://doi.org/10.1590/S0104-14282001000400005 

NOTÍCIAS DE EVENTOS

 

Deutsch Kuntstoff Association - DKA

 

 

Durante minha participação na Feira Mundial do Plástico e da Borracha - K´2001, em Dusseldorf ¾ Alemanha (25 a 31/10/2001) merece destaque a visita informal feita ao "stand" da DKA (Deutsch Kuntstoff Association) que poderia ser considerada algo como a "ABPol da Alemanha". A real semelhança da DKA com a ABPol, porém, é relativa, pois a DKA apesar de se constituir em uma associação com os mesmos objetivos da ABPol, tem fins claramente lucrativos e Diretoria remunerada. A legislação alemã permite que a DKA, mesmo com esse perfil, tenha verba do Governo de aproximadamente 200.000 Euro/ano para suportar ações de fomento à P&D (conjugadas com a iniciativa privada) e atividades promocionais. Mesmo assim, algumas informações interessantes foram trocadas e alguns dados e ações da DKA talvez possam servir de diretriz (benchmarking) para as ações futuras da ABPol.

Em resumo, a DKA foi fundada em 1962, possui atualmente 12.000 sócios, 08 regionais (incluindo uma "regional" na Hungria) e orçamento de 4.2 mi Euro/ano. O perfil dos associados é balanceado 30/30/40 (meio acadêmico/entidades de pesquisa/empresas). A anuidade média é de Euro 220/ano sendo o restante do orçamento complementado por receitas de publicidade (anúncios) e verbas governamentais.

A estratégia de comunicação da DKA é considerada fator chave para o sucesso da entidade. Duas empresas de assessoria de imprensa cuidam da imagem, exposição e visibilidade da DKA na mídia. A DKA possui três revistas (versões impressa e eletrônica) com linguagem, formatação, conteúdo, tiragens e freqüências diferenciadas em função do público alvo. A revista mais antiga delas tem o meio acadêmico como público alvo, é trimestral, indexada, tiragem de 40.000 números impressos por edição, possui seções técnico/científicas onde se publicam teses, trabalhos e patentes. Anúncios e matérias pagas em quatro cores e entrevistas com personalidades do meio acadêmico. Oferece 12 prêmios/ano para trabalhos, teses e patentes de destaque. A 2a Revista visa atingir o público empresarial, com tiragem de 85.000 números impressos por edição, freqüência bimestral e seções técnicas, comerciais (lançamentos de produtos), balcão de negócios/empregos e patentes. Grande concentração de anúncios em até oito cores/dupla página e matérias pagas e entrevistas com personalidades da indústria de polímeros. A 3a Revista visa a comunicação com órgãos do Governo, é semestral, tem tiragem de 20.000 números impressos por edição e destaca entrevistas com personalidades do Governo. Apresenta demonstrativo financeiro de eventos que utilizam verba oficial e publica anúncios de quatro cores de eventos para os dois anos subseqüentes onde a DKA necessitará de aporte de novas verbas governamentais.

Os contatos entre ABPol e DKA poderão ser renovados visando a troca de informações entre as duas associações.

 

 

Notícia elaborada por Domingos Jafelice, Presidente da ABPol e Diretor da DSM South América

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons