SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número2PlastShow 2002: Iniciativa Bem Sucedida de Feira e Congresso num Único EventoAvaliação do Efeito do Transporte no Desempenho de Embalagem Tipo Stand-up Pouch para Produtos Líquidos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Polímeros

versão impressa ISSN 0104-1428versão On-line ISSN 1678-5169

Polímeros v.12 n.2 São Carlos  2002

http://dx.doi.org/10.1590/S0104-14282002000200004 

NOTÍCIAS DE EVENTOS

 

Polymer Processing Society ¾ 18 (PPS-18)

 

 

O PPS-18 foi realizado no período de 16 a 20 de Junho, na cidade de Guimarães/Portugal, pela Polymer Processing Society (PPS), que desde março de 1985, em Akron (Ohio, EUA), vem organizando conferências em diversos lugares do mundo. Localizada a 50 km do Porto, a primeira capital de Portugal (Guimarães), que possui um belíssimo Centro Histórico, classificado pela UNESCO como Patrimônio Cultural da Humanidade, ofereceu um cenário bastante agradável para o encontro de pesquisadores da área de processamento de polímeros. Esse Encontro foi bem estruturado pelo comitê organizador, que contou também com a presença do Prof. Dr. Sebastião V. Canevarolo Jr., da UFSCar, como delegado internacional. Sessões de processo de extrusão, moldes, moldagem por injeção, misturas, blendagem, propriedades e desempenho, modelagem de processo, novos processos, compósitos, entre outras, foram organizadas na Universidade do Minho, durante os 5 dias de Congresso.

A conferência contou com a presença aproximada de 400 pessoas, das quais 36 eram brasileiros, cujas instituições mencionamos a seguir: Instituto Militar de Engenharia, PUC-Campinas, ITA-Centro Técnico Aeroespacial, Sociedade Educacional de Santa Catarina, Universidade de Caxias do Sul, Universidade Federal de São Carlos, Universidade do Vale do Paraíba, Universidade Estadual de Campinas, Universidade de Mogi das Cruzes, Universidade de São Paulo/Escola Politécnica de São Paulo e da Universidade São Francisco (Itatiba-SP) além de um representante da 3M do Brasil Ltda.

Os Profs. Drs. Sebastião V. Canevarolo Jr., Elias Hage Júnior e Luiz Antonio Pessan, da UFSCar, iniciaram sua participação no Congresso já no sábado, em uma reunião onde foi aprovada a realização de mais um Encontro Regional da PPS em dezembro de 2004, desta vez em Florianópolis (SC-Brasil).

O evento iniciou-se no domingo, dia 16, com um coquetel de abertura e, na segunda-feira, ocorreu a plenária inaugural, iniciada por volta das 9:30 horas, intitulada "Some New Developments and Challenges in the Area of Polymeric Materials", proferida pelo Prof. Dr. J.E. Mark, que foi muito interessante. No período da tarde aconteceram outras duas plenárias que contaram com a presença maciça dos participantes ao Encontro: "Developments and Challenges in the Mould Making Industry", proferida pelo Prof. Dr. J. Menezes e "The Effect of Premade Block Copolymers on Drop Deformation in Immiscible Polymer Blends", pelo Prof. Dr. C. Macosko. Entre as demais plenárias que ocorreram, posso destacar algumas delas:

 

 

• Morphology Development in Multicomponent Polymer Systems, C.E. Scott;

• Extensional Flows of Polymer Melts: From Molecular Structure to Strain Energy and Strain Hardening, M.H. Wagner;

• Processing Friendly Preparation Method of Clay-based Nanocomposites: the Structure of Intercalants in the Silicate Galleries, Y. Li, H. Ishida;

• New Process Control System in Fully Electric Injection Moulding Machines, S. Wakebe;

• Structure Development in Mixing Flows, P. Anderson*, B.J. Keestra, O.S. Galaktionov, G.W.M. Peters, H.E.H. Meijer;

• The Rheology and Processing Behaviour of Hyperbranched Polymers, A.J. McHugh;

• Multi-Scale Analysis of Mechanical Properties of Heterogeneous Polymers, H.E.H. Meijer*, L.E. Govaert, H.G.H. van Melick.

Seria difícil de minha parte destacar alguma outra apresentação, seja de brasileiro ou não, uma vez que estivemos cercados dos melhores especialistas em processamento. No entanto, posso comentar que as apresentações foram divididas em quatro sessões de palestras concomitantes. Para os pesquisadores que têm um maior interesse em conhecer, em detalhes, os trabalhos apresentados no PPS-18, sugiro consultarem as páginas do congresso www.dep.uminho.pt/pps18/ ou www.poly-eng.uakron.edu/PPS/ (ainda disponíveis para serem consultadas). A sessão onde foram apresentados os pôsteres ocorreu na quarta-feira (19 de Junho) no período da tarde e nesta sessão foi possível discutir, em mais detalhe, diversos trabalhos diretamente com os apresentadores.

Além das conferências, pudemos ter contato com alguns fornecedores, uma vez que durante o Congresso ocorreu uma modesta exposição de empresas; foi possível também visitar as instalações do Departamento de Engenharia de Polímeros da Universidade do Minho, no Campus de Azurém em Guimarães. Não poderia deixar de citar os eventos sociais que os organizadores do Evento nos proporcionaram: coquetel no dia 19, realizado no Castelo de Guimarães, construído na metade do século X, quando tivemos também a felicidade de ouvir uma orquestra de câmara; a cerimônia religiosa e o banquete realizado na quarta-feira quando, além de um belo jantar, foram nos apresentados alguns detalhes do Polymer Processing Society ¾ Ásia/Austrália Meeting, que será realizado de 4-8 de Novembro em Taipei, Taiwan (http://pps.cgu.edu.tw) tendo por Chairman o Prof. Dr. S. J. Liu Chang Gung, e do Europe-Africa Meeting of the Polymer Processing Society (PPS-2003) que será realizado de 14-17 de Setembro de 2003, em Atenas, Grécia.

Não poderia terminar sem antes salientar que este evento propiciou também uma excelente interação entre os brasileiros, destacando alguns professores: Dra. Rosario E. S. Bretas, Dr. Elias Hage Jr., Dr. José Alexandrino de Sousa, Dr. Luiz Antonio Pessan, Dr. Sebastião V. Canevarolo Jr., Dra. Nicole Raymonde Demarquette, Dra. Roselena Faez, Dra. Elisabete Sanches, Dr. João Carlos M. Suarez entre outros nomes também bastante relevantes. Agradeço este espaço para poder estar relatando minhas lembranças deste congresso e aproveito para apresentar a foto de alguns brasileiros presentes no evento.

 

 

Notícia elaborada pelo Prof. Dr. Derval dos Santos Rosa, Universidade São Francisco, Itatiba, SP.

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons