SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 issue2Perspectivas em reciclagem, caracterização e processamento: uma contribuição das comissões técnicas da ABPolPlastshow 2004: teoria e prática da transformação de plásticos author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Polímeros

Print version ISSN 0104-1428On-line version ISSN 1678-5169

Polímeros vol.14 no.2 São Carlos Apr./June 2004

https://doi.org/10.1590/S0104-14282004000200004 

NOTÍCIAS DE EVENTOS

 

Regional leste da ABPol começa bem seu "Café com Polímeros"

 

 

Aliar o início de um dia de trabalho com um convidativo café da manhã pode ser uma opção bem interessante para quem não consegue mais sair da empresa depois que começou o expediente. Melhor ainda se o cafezinho for enriquecido com informações úteis. O sucesso do 1º "Café com Polímeros" promovido pela Diretoria da Regional Leste da ABPol, dia 18 de maio último, no auditório do IMA/UFRJ, demonstrou que essa tese funciona.

Contando com o especial apoio do SIMPERJ, a Regional Leste ofereceu um saboroso café da manhã a cerca de 80 pessoas que lotaram o auditório do IMA para assistir à palestra do Dr. Roberto Villa. O Diretor Superintendente da Rio Polímeros, especialmente convidado, discorreu sobre o tema "Rio Polímeros - partida para o desenvolvimento?", abordando a opção pela tecnologia adotada na Rio Polímeros, dos passos do processo produtivo, sua escolha diferencial nos produtos comercializados no pré-marketing. Roberto Villa comentou também o início da operação da planta no começo de 2005, com 540.000 toneladas/ano e os investimentos da Petroquisa divulgados pela Petrobrás para o setor.

Uma platéia atenta e diversificada, com representantes das indústrias de 3a geração, profissionais de pesquisa e desenvolvimento, representantes do SENAI/FIRJAN, SEBRAE/RJ, profissionais de logística de empresas petroquímicas, alunos e professores, abrilhantou a apresentação com muitas perguntas, estendendo os debates além do previsto, inclusive durante o excelente café servido. A professora e mestra de todos, Profª. Eloísa Mano, manifestava sua felicidade por rever tantos ex-alunos e, em especial, o palestrante, bastante elogiado pela qualidade das informações oferecidas.

Seguem, como ilustração, slides de alguns itens abordados durante a apresentação.

Vantagens competitivas (matérias-primas e mercado) e capacidade de produção de Polietilenos no Brasil.

 

 

 

 

 

 

Antecipando o sucesso da iniciativa, Reinaldo W. Janke e a profª. Elen Pacheco, diretor e vice-diretor da Regional Leste, respectivamente, já têm programado outros três "Café com Polímeros" ao longo do ano, com a participação de palestrantes abordando temas atuais como "Polietileno Verde", "Células Combustíveis" e "Refinaria: Pólo de pesquisa e desenvolvimento". Além desses encontros matinais, a Regional estará também promovendo no segundo semestre seu V Encontro da Regional Leste.

 

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License