SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número3MacDiarmid: trabalho e entusiasmo produzindo ciênciaIX SLAP índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Polímeros

versão impressa ISSN 0104-1428versão On-line ISSN 1678-5169

Polímeros v.14 n.3 São Carlos jul.set. 2004

http://dx.doi.org/10.1590/S0104-14282004000300004 

NOTÍCIAS DE EVENTOS

 

Macro 2004

 

 

O IUPAC-MACRO é um evento bienal e, em 2006, acontecerá no Brasil, mais especificamente na cidade do Rio de Janeiro. Este ano, o MACRO reuniu, em Paris/França, mais de 2200 pessoas, de 65 países, onde cerca de 1900 trabalhos foram apresentados. Devido à magnitude do encontro os trabalhos foram distribuídos ao longo de cinco dias em 13 sessões paralelas de apresentações orais, dentre estas foram programadas 10 plenárias e 280 palestrantes convidados, além da exposição de inúmeros painéis. Neste cenário, o Brasil foi científica e geograficamente muito bem representado por pesquisadores de todas as regiões do país.

É interessante ressaltar que, além das apresentações técnico-científicas, foi programada uma sessão específica para o relato de interações entre universidades, centros de pesquisa e empresas e, também, para programas de colaboração entre os diversos países. Ao Brasil coube uma apresentação de seus programas de colaboração com universidades estrangeiras, a qual impressionou os presentes devido à quantidade de intercâmbios e à diversidade de instituições e temas de pesquisa.

Outra sessão interessante, sobre perspectivas da indústria de polímeros para os próximos 10 anos, mostrou um consenso geral dos pesquisadores de universidades e empresas de que não há muito mais espaço para o desenvolvimento de novos polímeros comodites, mas sim para procurar novas aplicações para polímeros já comercializados. E, ainda, deve haver uma tendência para que novos materiais, tais como polímeros condutores, polímeros biodegradáveis e nanocompósitos, sejam comercializados por pequenas e médias empresas. Estes materiais poliméricos apresentam pequeno volume de comercialização mas alto valor agregado.

A exemplo do que ocorreu no IUPAC-MACRO 2002, em Beijing/China, onde os professores, pesquisadores e alunos de todas as partes da China estavam presentes em massa, no Macro 2004 também foi notada a participação expressiva de franceses e países vizinhos. No MACRO 2006 receberemos inúmeros pesquisadores estrangeiros e será uma ótima oportunidade para um número grande de brasileiros participar de um evento da abrangência do IUPAC-MACRO. Informações sobre o MACRO 2006 estão sendo gradativamente disponibilizadas no site www.abpol.com.br/macro2006.htm.

 

Profª Elizabete F. Lucas, Instituto de Macromoléculas Professora Eloísa Mano, UFRJ.

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons