Acessibilidade / Reportar erro

Polymer Processing Society realiza pela primeira vez congresso no Brasil

PPS 2004

Polymer Processing Society realiza pela primeira vez congresso no Brasil

A vinda para o Brasil de tradicionais congressos internacionais é uma relevante conquista da comunidade brasileira, que conseguiu tão almejada credibilidade com a realização de eventos similares aos melhores da Europa e Estados Unidos. Sem falsa modéstia, os brasileiros têm competência científica suficiente para promover congressos de alto nível, seja pelas apresentações dos trabalhos, seja pela organização, divulgação ou escolha de local. A ABPol, no final dos anos 90, pleiteou junto à IUPAC a realização do World Polymer Congress no Brasil, em 2006. Mais recentemente, a PPS aprovou a realização do Americas Regional Meeting no Brasil e também seu congresso anual, em 2007. Ganhamos o respeito, sem estrelismos, mas com trabalho sério e dedicado. A presente matéria é um breve relato do PPS 2004 Americas Regional Meeting, realizado recentemente.

Escolhido pelo Comitê Executivo da Polymer Processing Society (PPS) como o mais desenvolvido país da América do Sul em processamento de polímeros, o Brasil foi sede, pela primeira vez, do PPS 2004 Americas Regional Meeting, realizado de 7 a 10 de novembro, no Costão do Santinho Resort, em Florianópolis. O encontro foi realizado através do esforço conjunto da ABPol - Associação Brasileira de Polímeros, NRPP — Núcleo de Reologia e Processamento do DEMa/UFSCar e SOCIESC - Sociedade Educacional de Santa Catarina.

Reunindo 300 participantes de universidades, centros de pesquisa e indústrias do Brasil e de outros 20 diferentes países, o congresso contou com 282 apresentações orais e em pôster, distribuídas em 13 simpósios com os seguintes temas: - compósitos e nanocompósitos; extrusão e seus processos; - fibras, filmes e membranas; - práticas industriais; - moldes e moldagem por injeção; misturas e compostos; novas aplicações em processamento; - ligas e blendas poliméricas; - caracterização e processos de polimerização; - simulação e processos de modelagem; - processamento reativo; - reciclagem/reuso de polímeros, estabilização e degradação; - reologia e reometria. Destacaram-se pelo número de trabalhos recebidos, as sessões de compósitos, blendas, polimerização e reciclagem/reuso.

Ministradas por renomados especialistas, cinco plenárias, quinze apresentações convidadas e uma sessão inteira de práticas industriais acenderam ainda mais o ânimo dos presentes que, ignorando os atrativos do resort e a beleza da paisagem local, compareceram de forma maciça às sessões.

Entusiasmo é a palavra-chave para definir esse congresso. A começar pelos membros da comissão organizadora que pleiteou a organização do evento no Brasil, composta por professores do DEMa/UFSCar e membros do Núcleo de Reologia e Processamento de Polímeros (NRPP) - Elias Hage, Luiz Antonio Pessan, Rosario Bretas, Sebastião Canevarolo e outros; - seguindo com a avaliação altamente positiva dos participantes que responderam à enquete realizada; - culminando com os comentários dos dois maiores representantes do alto escalão da PPS, Tadamoto Sakai, presidente, e John Vlachopoulos, presidente eleito para a próxima gestão, que não mediram elogios à organização, local, temática e nível das apresentações. O resultado não poderia ser melhor: a PPS reafirmou o interesse de realizar na cidade de Salvador, em 2007, não mais um congresso regional, mas seu congresso internacional anual.

Em rápida entrevista a "Polímeros: Ciência e Tecnologia", o prof. John Vlachopoulos comentou a equivalência do nível dos trabalhos apresentados no Brasil com o de outros países. Ele se mostrou impressionado pela audiência na sessão de práticas industriais, muito prestigiada tanto pelos participantes da indústria como das universidades que, interessados nos aspectos mais amplos do processamento de polímeros, não se limitaram a suas áreas estritas de especialização. Ele chegou a afirmar que irá propor iniciativa semelhante aos organizadores dos próximos eventos em outros países.

Comentando a reduzida participação de pesquisadores dos Estados Unidos em Florianópolis, o prof. Vlachopoulos acredita que essa ausência ainda é parcialmente devida ao 11 de Setembro mas, para 2007, esse quadro deverá ser bem diferente e também com muito mais participantes da Europa e Ásia.

Indagado sobre os últimos avanços e tendências em materiais e em tecnologia de processamento, comentou que o processamento de polímeros metalocênicos está recebendo bastante atenção, em função do crescente uso final e de suas propriedades diferenciadas. Toda a área de estrutura - propriedades - processamento parece ser a área de pesquisa que está crescendo mais rapidamente.Os pesquisadores de processamento de polímeros estão migrando de "processo" para "produto", o que resulta na melhoria das propriedades e do desempenho. A área de nanocompósitos é bem promissora, mas ainda precisa de avanços consideráveis para causar algum impacto. Outras áreas de interesse relevante nas pesquisas são: moldagem por micro-injeção, polímeros biomédicos, compósitos de fibra de madeira e biocompostos/polímeros biodegradáveis e seus problemas de processamento. Sobre a polêmica desenvolvimento dos plásticos versus crise do petróleo, o prof. Vlachopoulos é de opinião que toda crise envolve perigos e oportunidades e que talvez seja o momento de se pensar mais seriamente em outras fontes de polímeros além do gás e do óleo. Os polímeros derivados de amido estão entre os mais atraentes.

Finalizando suas palavras para a revista, o prof. Vlachopoulos ressaltou a importância da participação dos profissionais na PPS, a maior organização internacional de pesquisadores e profissionais envolvidos com processamento de polímeros. Não há melhor forma para se trocar idéias e acompanhar os desenvolvimentos internacionais que participar dos encontros da PPS e publicar/ler o journal "International Polymer Processing".

Nem só de palestras vive um congresso. Em se tratando de um encontro com ênfase no processamento de polímeros, a oportunidade não poderia ser mais propícia para uma justa homenagem a um nome do Brasil - o prof. Arno Blass, da UFSC, - que em 1985 publicou a 1ª edição do livro "Processamento de Polímeros" obra que, por seu incontestável mérito, até hoje é referência na literatura brasileira. É indiscutível a colaboração emprestada pela obra do prof. Arno Blass, como texto básico para alunos de graduação e todos aqueles que desejam uma boa introdução no assunto. Iniciativa reconhecida pela comunidade, a obra teve sua 2ª edição em 1988, com o apoio da ABPol e do Sebrae, que a adotaram como material didático nos cursos dirigidos a pequenas e médias empresas. Reconhecido nacionalmente por sua colaboração na área, o prof. Arno foi alvo de uma homenagem conjunta ABPol/PPS, durante o jantar de confraternização do PPS 2004, oportunidade em que recebeu uma placa de prata das mãos do presidente da PPS, prof. T. Sakai.

Em um animado final de tarde, foi lançado o livro "Técnicas de Caracterização de Polímeros", de autoria do prof. Sebastião V. Canevarolo, do DEMa/UFSCar. A obra descreve cada técnica de forma cientificamente correta, mas resumida e da maneira mais didática possível, incluindo-se exemplos práticos representativos, que ajudam o técnico em sua tarefa diária. Cada um dos capítulos foi elaborado por pesquisadores com grande experiência nas diferentes técnicas. Este e outros títulos estão disponibilizados para aquisição on-line no site da ABPol (www.abpol. com.br)

Sem dúvida alguma, o PPS 2004 mobilizou os pesquisadores e profissionais do Brasil e mexeu com a comunidade internacional que, mesmo numericamente reduzida, foi muito representativa pela diversidade de países (Japão, Portugal, Canadá, Peru, Grécia, Eslováquia, Itália, França, Inglaterra, Alemanha, etc.). A organização, que reuniu três nomes reconhecidos — ABPol, NRPP e SOCIESC — mostrou a competência do Brasil na realização de eventos de nível internacional. As agências de fomento emprestaram seu apoio financeiro, da mesma forma que algumas conhecidas empresas de nossa comunidade. Em alguns casos, além do patrocínio financeiro elas contribuíram também com apresentações de caráter técnico-mercadológico.

Registramos aqui, em nome dos organizadores do PPS 2004 Americas Regional Meeting os especiais agradecimentos às empresas Borealis Brasil, dpUnion Instrumentação Analítica e Científica, DSM South America, GE Advanced Materials - Plastics, Import. e Export. de Medidores Polimate, Ipiranga Petroquímica, LGMT Equipamentos Industriais, Petroflex Indústria e Comércio, PHB Industrial, Polibrasil Resinas, Polietilenos União, Rhodia Brasil, Rhodia-Ster Fibras e Resinas, bem como à FINEP, FAPESP e CNPq.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    28 Fev 2005
  • Data do Fascículo
    Dez 2004
Associação Brasileira de Polímeros Rua São Paulo, 994, Caixa postal 490, São Carlos-SP, Tel./Fax: +55 16 3374-3949 - São Carlos - SP - Brazil
E-mail: revista@abpol.org.br