SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número4EditorialIV Simpósio Binacional de Polímeros Argentino-Chileno/ Archipol IV, Vina del Mar, 2007 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Polímeros

versão impressa ISSN 0104-1428versão On-line ISSN 1678-5169

Polímeros v.17 n.4 São Carlos out./dez. 2007

https://doi.org/10.1590/S0104-14282007000400003 

EDITORIAL

 

9º Congresso Brasileiro de Polímeros

 

 

Como já tem sido uma constante na Associação Brasileira de Polímeros -ABPol, realizou-se mais uma vez o grande encontro técnico-científico de toda a sua comunidade em seu 9º Congresso Brasileiro de Polímeros - 9º CBPol, neste ano ocorrido em Campina Grande, Paraíba.

Campina Grande é a principal cidade do interior do Nordeste, situada no Estado da Paraíba com uma população de 400 mil habitantes. Ela fica situada a 550 metros de altitude, possui clima agradável durante todo o ano e possui uma localização geográfica privilegiada, estando a 120 km da Capital João Pessoa. O evento ocorreu de 7 a 11 de Outubro de 2007 no Centro de Convenções Raymundo Asfora, numa área de 4.000m², integrado ao Garden Hotel, o maior e mais moderno centro de convenções da Paraíba e entre os melhores do Nordeste. A organização esteve a cargo da Associação Brasileira de Polímeros – ABPol, em conjunto com a Universidade Federal de Campina Grande – UFCG e a Unidade Acadêmica de Engenharia de Materiais – UAEMA/CCT/UFCG sob a coordenação geral da Profª Laura Hecker de Carvalho e Prof. Marcelo S. Rabello, ambos do UAEMA. A sessão solene de abertura do evento ocorreu no domingo dia 7 de outubro de 2007, seguida por uma apresentação de dança típica e um coquetel. Neste momento já se podia prever que a participação no congresso seria maciça, pois o auditório principal, com capacidade para 776 pessoas sentadas estava quase que todo ocupado. Nos dias seguintes tivemos a apresentação de mais de 550 trabalhos distribuídos em seis sessões orais simultâneas, sessões para apresentação de pôsteres e sete sessões plenárias. Para as palestras plenárias foram convidados pesquisadores de renome internacional na área de polímeros estando presentes: Amar K. Mohanty da Michigan State University (USA); Cosimo Carfagna da Università di Napoli "Federico II" (Italia); Ica Manas-Zloczower da Case Western Reserve University (USA); J. R. White de Newcastle of University Upon Tyne (UK); Leszek A. Utracki da McGill University (Canadá), Lon J. Mathias da University of Southern Mississippi (USA); e Randy Seright do Petroleum Research Council (New Mexico).

 

 

O evento abordou os mais diversos temas de ciência e tecnologia de polímeros incluindo-se: Adesivos e Revestimentos; Aditivos e Formulação; Biopolímeros; Blendas Poliméricas; Técnicas de Caracterização e Normatização; Compósitos e Nanocompósitos; Ensino de Polímeros; Síntese e Processos de Polimerização; Degradação e Reciclagem; Reologia e Processamento; Estrutura e Propriedades; Mercado e Desenvolvimento Tecnológico; Modelagem e Emulsões. A sessão de Compósitos e Nanocompósitos foi claramente a mais concorrida, às vezes faltando espaço na sala para os interessados em assisti-la. Dos trabalhos apresentados nesta sessão um me chamou a atenção: o Sr. Ariel Zanini e co-autores propuseram um método de purificação de argilas bentomita, via precipitação a partir de uma suspensão aquosa que poderá reduzir em muito o número de passos que hoje são usados para sua purificação, insumo usado na produção de nanocompósitos poliméricos.

Foram oferecidos, para os participantes do evento, três mini-cursos abordando os temas, "Análise Térmica", "Termoplásticos de Engenharia" e "Viscosimetria e Reometria", ministrados por membros da comunidade industrial. Paralelamente ao evento, em uma área de 1000m2, foi oferecida uma exposição de produtos e equipamentos com a participação das empresas: BrasEq, CCDM, DP Instrumentos Científicos, DP Union, Sabic Innovative Plastics, GEA Niro, Magnesita S.A., Micronal, Polimate, Precitech, Romi, Viscotek. Colaboraram financeiramente os órgãos de fomento federal, estadual e municipal: CNPq, CAPES, FAPESP, Petrobras, Governo Federal, UFCG, bem como o patrocínio das seguintes empresas: BASF, Braskem, Sabic, GEA Niro, Innova, Micronal, Riopol, Romi, Suzano Petroquímica, Ticona. Encerrando a manhã do último dia foi feita a entrega dos prêmios aos apresentadores dos melhores trabalhos de graduação, mestrado e doutorado (Quadro 1). Durante a Assembléia de Encerramento tomou posse a Nova Diretoria da ABPol, responsável pelo biênio 2008-2009 e também houve o pedido feito pelo grupo do DEMa/UFSCar para organizar o 11º CBPol, em 2011.

 

 

 

 

 

 

 

 

Para confraternizar tivemos na segunda-feira, à noite, o Happy-hour ao lado da piscina do Hotel Garden com muita cerveja e forró. O tradicional Jantar de Confraternização aconteceu na terça-feira à noite no restaurante Campina Grill com pratos típicos da região, devidamente acompanhados por muitas taças de chopp subzero. O som ambiente, da melhor qualidade, animou a festa dos 397 congressistas que estavam presentes e deixará saudades! Durante o jantar o Prof. Marco-Aurélio de Paoli da UNICAMP anunciou para breve o lançamento de seu livro sobre "Degradação e Estabilização de Polímeros". Com destaque ocorreu a cerimônia de entrega dos prêmios da ABPol versão 2007, Prêmio "Profa. Eloísa B. Mano" ganho pelo Prof. Ailton de Souza Gomes do IMA/UFRJ e Prêmio ABPol de "Tecnologia de Polímeros" ganho pelo Sr. Júlio Harada da BASF. Parabéns aos vencedores desta edição!

No final o que ficou foi a saudade com "gostinho de quero mais", responsabilidade que o grupo dos Profs. Edvani Muniz e Adley F. Rubira da Universidade Estadual de Maringá/PR terá ao organizarem, em 2009, o 10º CBPol em Foz do Iguaçu/PR. Mas isto certamente não será problema, pois organização, local e platéia são dos melhores!

 

Matéria elaborada pelo Prof. Dr. Sebastião V. Canevarolo, UFSCar/DEMa

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons