SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número3Editorial índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Polímeros

versão impressa ISSN 0104-1428versão On-line ISSN 1678-5169

Polímeros v.18 n.3 São Carlos jul./set. 2008

https://doi.org/10.1590/S0104-14282008000300001 

EDITORIAL

 

Mensagem do presidente da ABPol

 

 

 

No dia 23 de setembro a ABPol completou 20 anos. Ela atingiu sua maturidade e solidez pelas ações que vem desenvolvendo no decorrer dos anos. A Associação foi criada graças a iniciativa de alguns professores do DEMa/UfSCar com a finalidade de reunir empresas, universidades, centros de pesquisa, assim como, profissionais independentes da área formando uma entidade organizada, independente e imparcial. Esses idealizadores tiveram que vencer diversos obstáculos, contudo conseguiram receber apoio de pessoas e empresas que acreditaram que a iniciativa poderia ser bem sucedida. Na reunião de instalação, a Profª. Eloisa Mano, além das palavras de incentivo e coragem, disse "é fácil criar uma entidade como essa, o difícil é mantê-la, fazê-la crescer, funcionar e atingir seus objetivos". De fato, durante alguns anos foi difícil mantê-la, mas felizmente tivemos presidentes, diretores e sócios que a ajudaram crescer, funcionar e manter seus objetivos.

Na sua fundação, duas grandes metas foram firmadas que eram a realização de um congresso brasileiro de polímeros bianual e a criação de uma revista. O primeiro Congresso Brasileiro de Polímeros - CBPol foi realizado em 1991 e no próximo ano vai ser realizado sua décima edição. O CBPol é um evento aguardado pela comunidade e a cada edição o número de trabalhos e a sua qualidade tem aumentado. A primeira edição da Revista Polímeros: Ciência e Tecnologia, também, foi lançada em 1991. Hoje mais de 50 trabalhos tem sido publicado por ano e a lista de espera para publicação tem aumentado. Esse ano a Revista conseguiu a tão almejada indexação no ISI Web of Science, o que vai fazer com que ela atinja um novo patamar, com maior abrangência e maior procura pelos autores.

A ABPol também teve participação em atividades internacionais onde cabe destacar duas de grande sucesso. Uma delas foi a realização do Simpósio Latino Americano de Polímeros-SLAP/Simpósio Ibero Americano de Polímeros-SIAP junto com o Colóquio de Macromoléculas que foi realizado em 1998 em Gramado. O grande desafio e, quem sabe, ousadia, foi se candidatar em 1998 para realizar o grande congresso mundial de polímeros da IUPAC, o Macro, para realização de 2006. Essa candidatura teve que ser reafirmada a cada edição do Macro e finalmente em 2004 em Paris, foi conseguido o aval final para a sua realização no Rio de Janeiro. O Macro 2006 firmou a posição da comunidade de polímeros brasileira no cenário internacional.

Além disso, a ABPol tem promovido as Comissões Técnicas, que além de seus encontros, tem realizado os testes interlaboratoriais, apoiado a publicação de Livros da área, realizados cursos, outros eventos e tem dado apoio a maioria dos eventos da área de polímeros, entre outras atividades.

 

Raquel S. Mauler

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons