SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número3Mensagem do presidente da ABPolInfluência do tipo de agente de partição da borracha nitrílica na obtenção de blendas PVC/NBR índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Polímeros

versão impressa ISSN 0104-1428versão On-line ISSN 1678-5169

Polímeros v.18 n.3 São Carlos jul./set. 2008

https://doi.org/10.1590/S0104-14282008000300002 

EDITORIAL

 

 

20 anos de ABPol. Que satisfação! E saber que a revista "Polímeros: Ciência e Tecnologia" fora a energia de ativação para a criação dessa Associação Brasileira de Polímeros! Isso faz pesar mais ainda nos ombros da nossa comunidade a responsabilidade pela qualidade e respeitabilidade desse veículo que já faz parte das bibliotecas nacionais e internacionais. Em 1988 um grupo de pesquisadores do DEMa-UFScar concluiu que a forma mais sólida de se perpetuar um veículo de comunicação científico tal como a nossa revista é hoje, seria criando uma entidade, uma associação independente, imparcial e focada nos objetivos de toda uma comunidade. Três anos depois, em 1991, a revista editou seu primeiro número após diversos ensaios realizados com os boletins publicados pela ABPol. Vinte Anos depois de criada a ABPol, já foram publicados 18 volumes e mais de 72 números com periodicidade confiável, com qualidade visivelmente crescente a ponto de a revista ser reconhecida internacionalmente. Um dos reflexos dessa maturidade tem sido sua recente indexação na base de dados do "ISI Web of Knowledge, Web of Science", além das indexações anteriores na RAPRA Abstracts, Chemical Abstracts, entre outras.

O crescimento da revista "Polímeros: Ciência e Tecnologia" não pode parar por aí. Atualmente a revista publica 12 artigos em cada um de seus 4 números anuais na forma de revista em papel e na forma virtual no site da SCIELO, e verifica-se que a comunidade quer publicar mais. Esse fato nos faz projetar uma periodicidade maior, nunca deixando de lado que, mais do que o crescimento numérico, é importante o crescimento contínuo de qualidade tendo como principal objetivo tornar a revista definitivamente internacional. Além da qualidade e periodicidade, a consolidação do reconhecimento será acelerada quando maior número de nossos autores fizer a citação da revista "Polímeros: Ciência e Tecnologia" em suas publicações, seja na própria revista ou em outros periódicos.

No próximo número será editada uma matéria completa sobre os 20 anos da ABPol, onde será dada ênfase às principais atividades e resultados obtidos nesse período.

 

Comitê Editorial

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons