SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número4EditorialEstudo do uso de plastificantes de fontes renovável em composições de PVC índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Polímeros

versão impressa ISSN 0104-1428

Polímeros vol.19 no.4 São Carlos  2009

https://doi.org/10.1590/S0104-14282009000400003 

EDITORIAL

 

10° Congresso Brasileiro de Polímeros

 

 

Após a realização do 10° CBPol na cidade de Foz do Iguaçu, de 13 a 17 de outubro de 2009, a Comissão Organizadora gostaria de dar algumas informações sobre o congresso realizado para os colegas da comunidade polimérica. Para isso, usamos o veículo oficial da ABPol, a revista Polímeros - Ciência e Tecnologia, para a divulgação dos dados finais do 10° CBPol.

Neste 10° CBPol os trabalhos foram submetidos em 16 diferentes áreas. Foram mais de 900 trabalhos submetidos para o 10° CBPol, sendo 874 trabalhos efetivamente apresentados no 10° CBPol.

Na Figura 1 é apresentado o número de trabalhos submetidos nas 7 áreas com mais trabalhos submetidos. Vê-se que a área com maior número de trabalhos é a de compósitos e nanocompósitos poliméricos, com 30% dos trabalhos submetidos (cerca de 260 trabalhos). Em segundo lugar aparece a área de biopolímeros 10% (cerca de 90 trabalhos). Em seguida aparecem as áreas de biomateriais poliméricos, aplicações especiais e síntese e processos de polimerização, com 8%, cada, dos trabalhos submetidos ao 10° CBPol. Ainda, entre as 7 áreas com trabalhos submetidos aparecem degradação e reciclagem e blendas poliméricas. A totalidade dos trabalhos submetidos nestas 7 áreas chega a 77%.

 

 

As demais áreas (9 áreas) representam, portanto, 23% dos trabalhos submetidos. Destes 23% (cerca de 210 trabalhos), a distribuição por área aparece na Figura 2, considerando as áreas com menor quantidade de submissões.

 

 

A análise das Figuras 1 e 2 é muito importante para que sejam implementadas medidas pelas agências de fomento e pela própria ABPol no sentido de um desenvolvimento mais homogêneo da área de Polímeros no Brasil. Áreas importantes, tanto do ponto de vista acadêmico quanto tecnológico, por exemplo Emulsões, Aditivos e Revestimentos e Reologia, devem ter medidas para a indução de seu desenvolvimento tal forma a aumentar a sua contribuição com maior quantidade de trabalhos no CBPol.

Com base no número de trabalhos aceitos, foram determinadas as quantidades de sessões coordenadas por área, ficando assim distribuídas as 29 sessões coordenadas:

  • Aditivos e Formulações: 1 sessão
  • Aplicações Especiais: 3 sessões
  • Biomateriais Poliméricos: 3 sessões
  • Biopolímeros: 3 sessões
  • Blendas Poliméricas: 2 sessões
  • Compósitos e Nanocompósitos: 5 sessões
  • Estruturas e Propriedades: 2 sessões
  • Mercado e Desenvolvimento Tecnológico: 1 sessão
  • Reologia e Processamento: 2 sessões
  • Síntese e Processos de Polimerização: 4 sessões
  • Técnicas de Caracterização e Normatização: 1 sessão

No 10° CBPol tiveram 58 trabalhos apresentados por pesquisadores de grupos de pesquisas do exterior, em forma oral ou em pôster. A distribuição destes trabalhos por países está apresentada na Figura 3. Considerando os trabalhos submetidos por grupos estrangeiros, a Alemanha é o país com maior número, com 17 trabalhos. Em seguida a França, com 11 trabalhos e Portugal com 7 trabalhos. Da America do Sul, o Chile foi o país com maior contribuição de trabalhos estrangeiros para o 10° CBPol.

 

 

Na Figura 4 está a distribuição de trabalhos apresentados pelos diversos grupos de pesquisas divididos por estados brasileiros. Os grupos de pesquisas do estado de São Paulo apresentaram 245 trabalhos. Em seguida vem o estado do Rio Grande do Sul com 130 trabalhos. Na sequência o estado do Rio de Janeiro (125 trabalhos) e Paraná (98 trabalhos). Na Figura 4 pode ser visto que grupos de 17 estados da federação apresentaram trabalhos no 10° CBPol. Este é um dado importante e mostra que há grupos em quase todos os estados envolvidos com a pesquisa e desenvolvimento de polímeros. Mas também mostra que a contribuição dos grupos para o CBPol continua bastante heterogênea.

 

 

O número de participantes no 10° CBPol foi de 1026. Na Figura 5 é apresentada a distribuição dos participantes dos estados com mais de 50 participantes. Como esperado, o estado com maior número de participantes é São Paulo, com 239 participantes. Na sequência, Rio Grande do Sul, com 153 participantes e Rio de Janeiro com 143 seguido pelo Paraná com 78 participantes.

 

 

Na Figura 6 é apresentada a distribuição dos participantes dos estados com menos participantes. Verifica-se que a distribuição de participantes por estado da federação segue exatamente a distribuição dos trabalhos apresentados por estados.

 

 

Além das sessões 29 coordenadas e das duas sessões de pôster, foram desenvolvidas as seguintes atividades:

  • 9 Palestras plenárias
  • 22 Palestras destaque
  • 122 Apresentações orais (desenvolvidas nas
  • 29 Sessões coordenadas)
  • 721 Apresentações em pôster (nas duas sessões, de 90 minutos cada)
  • 08 Palestras técnicas
  • 01 Mesa redonda
  • 04 Mini cursos

Neste 10° CBPol, os prêmios "ABPol" Profa. Eloisa Mano e o de Tecnologia de Polímeros, foram entregues durante a sessão de abertura. Os premiados foram Prof. Marco Aurélio De Paoli (IQ-UNICAMP), prêmio "ABPol" Profa. Eloisa Mano e Edson Simielli (Sabic) prêmio de Tecnologia de Polímeros.

Um fato importante que ocorreu no 10° CBPol e que deve ser registrado é ter ultrapassado o limite de 1000 participantes. Pela primeira vez esta marca foi ultrapassada. Isto mostra que a área de pesquisa e desenvolvimento em polímeros continua bastante ativa no Brasil e também mostra a importância dos Congressos Brasileiros de Polímeros (CBPols) e da própria Associação Brasileira de Polímeros (ABPol) para a indução desta importante atividade e que tem contribuído de forma significante para o desenvolvimento de área de ciência e engenharia de materiais no Brasil.

A Comissão de Avaliação dos trabalhos indicados para a premiação, constituída de 13 professores que atuam em diversos grupos de pesquisa das diversas unidades da federação, concluiu seus trabalhos e, na solenidade de premiação, foram divulgados os resultados da comissão. Os premiados foram:

A) Pôster:

André Ricardo Fajardo (DQI/UEM)

Título: Clearing the mechanism of reaction of glycidil methacrylate at the hydroxil and carboxylic groups of poly(vinyl alcohol) and poly(acrylic acid).

Poster 319, apresentado na Sessão de Poster 1

Link para o trabalho completo:

http://www.cbpol.com.br/pub/arquivos/385_a224_JOC_article.pdf

B) Oral IC:

Rafael Ribeiro Soares (Fac. de Química/PUC-RS)

Título: Efeito dos segmentos flexíveis em poliésteres aromáticos.

Código do trabalho: 785, apresentado na Sessão Estruturas e Propriedades I

Link para o trabalho completo:

http://www.cbpol.com.br/pub/arquivos/785_a525_CBPOL_106.pdf

C) Oral Mestrado:

Edvânia Trajano Teófilo (DEMa/UFCG)

Título: Stress cracking e ataque químico do PET em soluções aquosas de hidróxido de sódio.

Código do trabalho: 1152, apresentado na Sessão Degradação e Reciclagem II

Link para o trabalho completo:

http://www.cbpol.com.br/pub/arquivos/1152_a910_ESC_do_PET-Edvania.pdf

D) Oral Doutorado:

Hernane da Silva Barud (Inst. de Química/UNESP - Araraquara)

Título: Optically transparent nanocomposite based on bacterial cellulose and bohemite-siloxane systems.

Código do trabalho: 1309, apresentado na Sessão Compósitos e Nanocompósitos II

Link para o trabalho completo:

http://www.cbpol.com.br/pub/arquivos/1309_a1719_10-CBPolresumo_Hernane.pdf

 

Aos Premiados Nossos Parabéns

Alguns dos trabalhos apresentados no 10° CBPol, que os autores submeteram para:

Macromolercular Symposia (cerca de 60 trabalhos submetidos)

Express Polymer Letters (cerca de 20 trabalhos submetidos)

Journal Biomedical Nanotechnology (cerca de 12 trabalhos submetidos)

Após cuidadosa avaliação e revisão pelos respectivos corpos editoriais, os trabalhos aceitos serão publicados no início de 2010.

Na sessão de encerramento, tomou posse a nova Diretoria da ABPol para a gestão 2009-2011. A diretoria empossada é constituída por:

Dellyo Ricardo S. Alvares - CENPES - PETROBRAS - Presidente

Sebastião V. Canevarollo Jr. (DEMa/UFASCar) - Vice-Presidente

Diretoria de Publicações - Bluma G Soares - (UFRJ)

Diretoria Regional - Edson R. Simielli - (SABIC Innovative)

Diretoria de Inovação e Tecnologia - Elias Hage Jr. - (UFSCar - DEMa )

Diretoria de Cursos - Raquel Santos Mauler - (UFRGS)

Diretoria de Marketing - Edson Fernandes Joaquim - (SABIC)

Diretoria Técnico Científico - Luiz Antonio Pessan (UFSCar - DEMa )

Diretoria de Eventos - Marco-Aurélio De Paoli - (UNICAMP).

O 11° Congresso Brasileiro de Polímeros a ser realizado em 2011 no estado de São Paulo (a cidade/hotel ainda não está definido) terá como coordenador geral o Prof. Sebastião V. Canevarollo Jr. (DEMa/UFSCar).

Desejamos sucesso à nova Diretoria da ABPol assim como para a Comissão Organizadora 11° CBPol sucesso na realização do congresso.

 

Prof. Edvani Curti Muniz,
Pela Comissão Organizadora do 10° CBPol.

 

Professora Fernanda Margarida Barbosa Coutinho 1942-2010

A Comunidade Acadêmica e Científica do Brasil, especialmente a de Polímeros, está de luto com o falecimento da Professora Fernanda Margarida B. Coutinho no dia 01/01/2010. Pesquisadora IA do CNPq, ela foi professora do IMA/UFRJ e nos últimos anos atuava como professora titular da UERJ, mantendo o vínculo com o IMA como professora Colaboradora. Ela foi um dos principais responsáveis pela consolidação do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia de Polímeros do IMA e pela implementação do Programa de Pós-Graduação em Química Ambiental da UERJ. Era uma pessoa extremamente ativa no meio acadêmico, com várias publicações e orientações de alunos, e participação em vários comitês de assessoramento nas diversas agências de fomento.

Na ABPol, a Profa. Fernanda atuou, ativamente e com muito entusiasmo, desde o seu início, como membro do Conselho Diretor e como membro do Conselho e do Corpo Editorial da Revista Polímeros Ciência e Tecnologia. Era uma referência no meio polimérico e estava sempre pronta a dar suas contribuições.

Fernanda era uma pessoa de posições fortes e sensatas, estava sempre disposta a ajudar as pessoas, com sensibilidade para entender seus problemas. Ela está deixando um vazio muito grande tanto no meio profissional quanto pessoal com sua inesperada e repentina partida.

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons