SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número4Diffusion of plasticizer in a solid propellant based on hydroxyl-terminated polybutadiene índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Polímeros

versão impressa ISSN 0104-1428

Polímeros vol.20 no.4 São Carlos  2010

https://doi.org/10.1590/S0104-14282010000400001 

EDITORIAL

 

Mensagem do Presidente da ABPol

 

 

 

O ano de 2010 vai chegando ao seu final e aproveito a oportunidade para fazer um pequeno balanço das realizações empreendidas por nossa Associação.

A ABPol na gestão atual como já foi salientado anteriormente, tem entre os seus principais objetivos, o aumento da sua atuação como entidade promotora e uma participação cada vez mais relevante em eventos na área de polímeros e materiais.

Neste ano de 2010, a ABPol promoveu com sucesso vários cursos em diferentes áreas de interesse além de apoiar e atuar na gestão de outros cursos em parceiras com outras entidades. Importante destacar que foi efetuada no inicio deste ano uma pesquisa abrangente no país buscando identificar as principais demandas e anseios de nossa comunidade na área de treinamento e desenvolvimento de recursos humanos que nos orientou na oferta de cursos oferecidos.

Na área de eventos a ABPol participou intensamente em cerca de quinze eventos nacionais e internacionais realizados no país.

Um fato também a ser destacado foi a venda de livros até o momento, com cerca de quatrocentos exemplares de diversos títulos sendo 60% do total adquiridos através do nosso site e o restante diretamente em eventos que a ABPol participou institucionalmente em feiras e congressos. Na nossa revista observamos um aumento de 43% de submissões de artigos em relação ao ano passado e um aumento de 36% no auxílio concedido pela FAPESP/CNPq comparado ao de 2009.

Foram realizados com sucesso mais dois programas interlaboratoriais em áreas importantes na caracterização de polímeros.

Neste ano, começou a ser estruturado um antigo sonho da nossa Associação que diz respeito à criação de uma nova regional no Nordeste que deverá ser concretizado no primeiro trimestre de 2011.

Outro fato importante a ser mencionado foi a ampliação em torno de 10% do número de associados na ABPol.

Em 2011 será realizado o 11º CBPol no Estado de São Paulo na cidade de Campos do Jordão no mês de outubro. A intenção da diretoria e da comissão organizadora é apresentar nesta edição algumas novidades buscando aperfeiçoar e qualificar ainda mais o nosso evento. Em breve será divulgado o teor destas propostas.

A contribuição de cada membro da Associação foi e continua sendo muito importante no desenvolvimento da nossa comunidade polimérica.

Gostaria por fim desejar a toda comunidade polimérica, um Feliz Natal e um próspero 2011, esperando poder contar com todos vocês, nessa caminhada de muito trabalho e dedicação, para tornar a nossa Associação ainda mais forte e coesa.

 

Dellyo Ricardo S. Álvares

 

Editorial

A revista Polímeros: Ciência e Tecnologia com esta Edição nº. 4 informa aos seus leitores que teremos ainda neste ano o lançamento da Edição nº. 5. Esta conquista só foi possível porque houve um aumento significativo da ordem de 43% nas submissões de trabalhos envolvendo os resultados das pesquisas e desenvolvimentos na área de polímeros, além é claro do reconhecimento e apoio das Agências de fomento CNPq e FAPESP e dos nossos patrocinadores. Atingimos a marca de 14 artigos técnico-científicos por edição em diversas áreas de abrangência da Ciência dos Polímeros, cuja qualidade se deve fundamentalmente a colaboração profissional de nossos consultores, no criterioso trabalho de avaliação dos trabalhos submetidos. Pretendemos continuar assim nos próximos anos e, portanto agradecemos os autores de todo país convidando‑os para continuarem a enviar os resultados de seus trabalhos para que possamos divulgá-los através de nossa revista. O Conselho Editorial da revista agradece a todos colaboradores com a certeza de que todo sucesso alcançado neste ano que está terminando possa ter de alguma forma, no próximo ano, seus resultados divulgados através de nossa revista.

Muito obrigado com votos de um Feliz Natal pleno de Paz e com muitos sonhos para o próximo ano.

 

Comitê Editorial

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons