SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número5Poli (metil azoteto de glicidila) - GAP. I: síntese e caracterização índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Polímeros

versão impressa ISSN 0104-1428

Polímeros vol.22 no.5 São Carlos  2012

https://doi.org/10.1590/S0104-14282012000500001 

Editorial

 

 

Caros leitores,

A comunicação é sem dúvida uma das peças-chave presente no cenário dos dias correntes, e a divulgação de informação tem assumido relevância cada vez maior na Ciência. No Brasil, na área de Polímeros, a Revista Polímeros: Ciência e Tecnologia corresponde ao principal canal que os pesquisadores têm disponível para comunicar os resultados de pesquisas recentes, tanto para os colegas da Academia como da Indústria. Os artigos chegam até os leitores tanto pela via impressa como eletrônica, em que podem ser amplamente acessados, o que assegura alta visibilidade para os trabalhos publicados. Neste fascículo os leitores encontrarão artigos que tratam de assuntos relevantes, os quais certamente acrescentarão informações importantes aos temas sob abordagem.

Polissacarídeos foram focados em artigos tais como os que tratam de caracterização ampla de amidos diversificados, e da preparação de filmes termoplásticos baseados em amido. Ainda, o presente fascículo traz artigos sobre preparação de microesferas de quitosana, visando liberação controlada de drogas; estudos sobre o uso da celulose obtida da palha de feijão para produzir um material hidrofóbico, posteriormente avaliado como absorvente de óleo; a dinâmica molecular dos componentes de fibras naturais (constituídas principalmente por polissacarídeos como celulose e hemicelulose, além de lignina) foi explorada via ressonância magnética nuclear de alta resolução no estado sólido.

Vários artigos são centrados em aplicações e caracterização de argilas organofílicas, um assunto de interesse atual. A diversidade de assuntos pode ser verificada via leitura dos artigos que tratam: da síntese e caracterização de poli (metil azoteto de glicidila), um material que pode ser utilizado como aglutinante e como plastificante energético em compostos explosivos e propulsores de foguetes; do efeito de estiramento sobre propriedades de fibras de polipropileno; da modificação da superfície de uma borracha de etileno-propileno-dieno (EPDM) vulcanizada via plasma por microondas, tendo como objetivo melhorar as propriedades adesivas da superfície; do efeito de reprocessamentos sobre propriedades de polietileno de baixa densidade; de membranas híbridas zirconizadas de SPEEK/copolissilsesquioxano fosfonado (CF), visando aplicações em células a combustível; de blendas baseadas em biopolietileno e ácido polilático.

Este fascículo corresponde ao último de 2012, um ano que findamos com boas surpresas, pois o Fator de Impacto da Revista em 2011, divulgado em 2012, apresentou aumento significativo, e o número de artigos submetidos cresceu em 67%, comparativamente a 2011. Agradecemos a todos pela inestimável contribuição para que estes índices tenham sido alcançados e desejamos um Novo Ano pleno de realizações.

Elisabete Frollini

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons