Acessibilidade / Reportar erro

Determinação do teor de ENB em EPDM (elastômero puro) por FT-IR de transmissão, por meio de banda relativa

Determination of ENB content in EPDM elastomer by using relative bands of transmission FT-IR

Resumos

Foi desenvolvida uma metodologia para a determinação do teor de 5-etilideno 2-norboneno (ENB) em amostras de borracha (elastômero puro), à base do copolímero de etileno-propileno-dieno (EPDM), por espectroscopia no infravermelho com transformada de Fourier (FT-IR) de transmissão, sendo as amostras analisadas, após pirólise controlada e em bico de Bunsen. Embora ambas as técnicas tenham apresentado boa precisão, a realizada por pirólise em bico de Bunsen, com uso de banda e concentração relativa, mostrou-se mais adequada à determinação e ao uso em cálculos complementares de teores de ET e P.

EPDM; ENB; FT-IR; transmissão; pirólise; quantificação


A methodology was developed for determining the 5-ethylidene-2-norbornene (ENB) content in unvulcanized (pure elastomer) ethylene-propylene-diene (EPDM) elastomer, by transmission Fourier Transform infrared spectroscopy (FT-IR), after pyrolysis with and without temperature (T) control. Although both techniques have shown good accuracy, the pyrolysis without T control technique, with relative bands and concentrations, was more suitable for the ENB content determination and for the complementary calculations of ET and P.

EPDM; ENB; FT-IR; transmission; pyrolysis; determination


1 Introdução

Metodologias que determinem teores de grupos funcionais, que estejam associados com propriedades das borrachas, como as dos copolímeros de butadieno e acrilonitrila (NBR) e de etileno-propileno-dieno (EPDM), usados na indústria aeroespacial, são fundamentais para o uso adequado desses materiais. Por exemplo, as diferenças na distribuição de etileno (ET) causam variações na cristanilidade e resistência mecânica, em amostras de EPDM com o mesmo teor de etileno[ 1American Society for Testing and Materials. (2010). ASTM D3900: standard test methods for Rubber – determination of ethylene units in Ethylene-Propylene Copolymers (EPM) and in Ethylene-Propylene-Diene Terpolymers (EPDM) by infrared spectrometry. Pensilvânia: ASTM. ] .

Desde que essas são variáveis importantes na processabilidade de borrachas à base de etileno e propileno (EPM e EPDM) e nas propriedades de uso final, o teor de ET da borracha não deve ser utilizado como único parâmetro para determinar a adequação de uma borracha para um determinado fim[ 1American Society for Testing and Materials. (2010). ASTM D3900: standard test methods for Rubber – determination of ethylene units in Ethylene-Propylene Copolymers (EPM) and in Ethylene-Propylene-Diene Terpolymers (EPDM) by infrared spectrometry. Pensilvânia: ASTM. ].

Os compostos, ENB e dicloropentadieno (DCPD), são dienos introduzidos em EPDM para gerar propriedades de cura específica. Desde que alta precisão para a determinação do teor de dieno tornou-se muito importante, um método por espectroscopia de infravermelho com transformada de Fourier (FT-IR) foi desenvolvido e citado na literatura, pois anteriormente, essa análise era realizada por meio de metodologia, usando-se medidas de índice de refração[ 2American Society for Testing and Materials. (2014). ASTM D6047-99: standard test methods for Rubber – raw determination of 5 Ethylidenenorbornene (ENB) or Diciclopentadiene (DCPD) in Ethylene-Propylene-Diene (EPDM) terpolymers. Pensilvânia: ASTM. ].

O método desenvolvido[ 2American Society for Testing and Materials. (2014). ASTM D6047-99: standard test methods for Rubber – raw determination of 5 Ethylidenenorbornene (ENB) or Diciclopentadiene (DCPD) in Ethylene-Propylene-Diene (EPDM) terpolymers. Pensilvânia: ASTM. ] foi aplicado para amostras de EPDM, com teores de dieno entre 0,1 e 10%. Foi citado que para borrachas estendidas, deve ser feita a extração do óleo previamente, para evitar interferência no resultado, o que pode implicar em um maior tempo de análise.

O modo de obtenção de espectros usado foi o de transmissão, sendo as amostras de EPDM (elastômero puro) preparadas como filmes, envolvendo medidas de espessura desses materiais, o que pode acarretar, também, um maior tempo de análise. As bandas analíticas usadas foram as de estiramento do grupo C=C para o teor de ENB, em aproximadamente 1690 cm–1, e para DCPD, 1610 cm–1. Entretanto, essas bandas estão em região não seletiva, sendo comuns a compostos contendo grupo C=C[ 3Smith, A. L. (1979). Applied infrared spectroscopy. New York: John Wiley & Sons. ].

Em estudo recente, realizado, pelo grupo, nos laboratórios do IAE[ 4Damazio, D., Dutra, R. C. L., Diniz, M. F., & Mattos, E. C. (2014). Determinação por FT-IR de transmissão e reflexão (UATR) de etileno e propileno em EPDM. Polímeros. Ciência e Tecnologia, 24(6), 703-710. ], relativo à determinação por FT-IR de transmissão e reflexão (UATR) de ET e propileno (P) em EPDM, a pirólise em bico de Bunsen foi usada como um dos modos de preparação de amostras, sendo mais adequada à análise de todos os tipos de EPDM (elastômero puro, crua e vulcanizada), podendo ser aplicada para formulações similares.

Nesse citado estudo[ 4Damazio, D., Dutra, R. C. L., Diniz, M. F., & Mattos, E. C. (2014). Determinação por FT-IR de transmissão e reflexão (UATR) de etileno e propileno em EPDM. Polímeros. Ciência e Tecnologia, 24(6), 703-710. ], na tentativa de controlar erros de variação de espessura, na metodologia desenvolvida por transmissão/pirólise, em bico de Bunsen, bandas relativas A722/A1377 e A1377/A722 foram usadas em função das concentrações de ET e P, separadamente.

O erro relativo encontrado na metodologia utilizada (transmissão/pirólise) para as amostras de EPDM (elastômero puro) foi de 2,86% para o ET e para o P, estando, basicamente, dentro do limite de detecção do equipamento, ≤ 2%[ 5Hórak, M., & Vítek, A. (1978). Interpretation and processing of vibrational spectra. New York: John Wiley & Sons. ]. Tendo por base as condições de análise utilizadas e a avaliação de amostras de referência, a qual validou a metodologia desenvolvida para a EPDM (elastômero puro), pode ser considerado que houve uma boa precisão[ 4Damazio, D., Dutra, R. C. L., Diniz, M. F., & Mattos, E. C. (2014). Determinação por FT-IR de transmissão e reflexão (UATR) de etileno e propileno em EPDM. Polímeros. Ciência e Tecnologia, 24(6), 703-710. ].

Para as amostras de EPDM (crua e vulcanizada), os erros relativos encontrados na metodologia utilizada (transmissão/pirólise) foram, respectivamente, de 1,47 e 1,67%, estando também dentro do limite de detecção do equipamento[ 5Hórak, M., & Vítek, A. (1978). Interpretation and processing of vibrational spectra. New York: John Wiley & Sons. ], demonstrando que a metodologia é precisa[ 4Damazio, D., Dutra, R. C. L., Diniz, M. F., & Mattos, E. C. (2014). Determinação por FT-IR de transmissão e reflexão (UATR) de etileno e propileno em EPDM. Polímeros. Ciência e Tecnologia, 24(6), 703-710. ].

Conforme conhecido na literatura, a aplicação de pirólise controlada, ou seja, com condições fixas de temperatura e tempo, pode apresentar bons resultados e mais precisos para análises quantitativas de borrachas[ 6Sanches, N. B., Diniz, M. F., Alves, L. C., Dutra, J. C. N., Cassu, S. N., Azevedo, M. F. P., & Dutra, R. C. L. (2008). Avaliação da aplicabilidade de técnicas FT-IR de reflexão (UATR) e de transmissão para a determinação do teor de acrilonitrila (AN) em NBR. Polímeros. Ciência e Tecnologia, 18(3), 249-255. , 7Dutra, R. C. L., Diniz, M. F., Ribeiro, A. P., Lourenço, V. L., Cassu, S. N., & Azevedo, M. F. P. (2004). Determinação do teor de NR/SBR em misturas: associação de dados DTG e FT-IR. Polímeros. Ciência e Tecnologia, 14(5), 334-338. ].

Sanches et al.[ 6Sanches, N. B., Diniz, M. F., Alves, L. C., Dutra, J. C. N., Cassu, S. N., Azevedo, M. F. P., & Dutra, R. C. L. (2008). Avaliação da aplicabilidade de técnicas FT-IR de reflexão (UATR) e de transmissão para a determinação do teor de acrilonitrila (AN) em NBR. Polímeros. Ciência e Tecnologia, 18(3), 249-255. ] estudaram a determinação de acrinolitrila (AN) em NBR. Os valores da banda relativa A2237/A1455 vs. teores conhecidos (nominais) de AN em NBR foram usados para elaborar curvas analíticas com boas correlações lineares, R = 0,995 para técnica de transmissão/pirólise controlada e R = 0,989 para técnica de transmissão/pirólise em bico de Bunsen.

Dutra et al.[ 7Dutra, R. C. L., Diniz, M. F., Ribeiro, A. P., Lourenço, V. L., Cassu, S. N., & Azevedo, M. F. P. (2004). Determinação do teor de NR/SBR em misturas: associação de dados DTG e FT-IR. Polímeros. Ciência e Tecnologia, 14(5), 334-338. ] elaboraram uma curva analítica, visando à determinação do teor de poli-cis-isopreno ou borracha natural (NR) e copolímero de butadieno e estireno (SBR) por análise pirólise controlada/FT-IR. Termogravimetria foi usada para determinar o teor real de NR e SBR nas misturas por meio da razão entre as alturas dos picos da curva derivada (DTG). As bandas FT-IR escolhidas na região MIR foram 885 cm–1 (A1) para NR e 699 cm–1 (A2) para SBR. Os valores da banda relativa (A1/A2) versus a relação NR/SBR, obtida a partir dos dados fornecidos pela análise DTG, foram usados para construir uma curva com uma boa correlação linear (R=0,998), a qual possibilita determinar os teores de NR e SBR em misturas onde os componentes têm a mesma composição química.

Deste modo, tendo em vista os bons resultados alcançados nos estudos anteriores[ 4Damazio, D., Dutra, R. C. L., Diniz, M. F., & Mattos, E. C. (2014). Determinação por FT-IR de transmissão e reflexão (UATR) de etileno e propileno em EPDM. Polímeros. Ciência e Tecnologia, 24(6), 703-710. , 6Sanches, N. B., Diniz, M. F., Alves, L. C., Dutra, J. C. N., Cassu, S. N., Azevedo, M. F. P., & Dutra, R. C. L. (2008). Avaliação da aplicabilidade de técnicas FT-IR de reflexão (UATR) e de transmissão para a determinação do teor de acrilonitrila (AN) em NBR. Polímeros. Ciência e Tecnologia, 18(3), 249-255. , 7Dutra, R. C. L., Diniz, M. F., Ribeiro, A. P., Lourenço, V. L., Cassu, S. N., & Azevedo, M. F. P. (2004). Determinação do teor de NR/SBR em misturas: associação de dados DTG e FT-IR. Polímeros. Ciência e Tecnologia, 14(5), 334-338. ], aliado ao fato da técnica transmissão/pirólise mostrar na análise de EPDM, bandas de C=C na região de 850-1000 cm–1 , é possível supor que seja possível a determinação do dieno, com o uso de bandas nessa região. Portanto, o objetivo desse trabalho foi usar duas metodologias, ou seja, pirólise em bico de Bunsen e controlada, para a avaliação do teor de dieno em EPDM, especificamente o ENB, usando-se banda relativa na região de 850-1000 cm–1 para a correção do efeito de espessura. O teor de ENB, calculado por essa metodologia, foi usado também para complemento de cálculo de teores de ET e P, desenvolvido em estudo anterior[ 4Damazio, D., Dutra, R. C. L., Diniz, M. F., & Mattos, E. C. (2014). Determinação por FT-IR de transmissão e reflexão (UATR) de etileno e propileno em EPDM. Polímeros. Ciência e Tecnologia, 24(6), 703-710. ].

2 Materiais e Métodos

2.1 Amostras

As amostras de EPDM (elastômero), com diferentes teores (%) de ENB, utilizadas no estudo foram: Nordel IP 4770 (4,7), Keltan 8570 (5,0), Royalene 539 (5,3%), Keltan 21(6,3%) e EP342 (9,5%) gentilmente, cedidas pela empresa Zanaflex Borrachas e Lanxess Elastômeros. Foram escolhidas, de forma que os teores de ENB estivessem dentro de faixa utilizada nos diferentes setores industriais, e não fossem muito próximos, dentro das possibilidades de doação, pelas empresas, para que o erro de metodologia fosse estimado mais adequadamente.

Duas amostras, EPDM NORDEL IP 4770 e EPDM KELTAN 21, com teores definidos de ET/P/ENB (72/ 22,7/ 5,3) e (60,1/33,6/6,3), respectivamente, foram usadas para testar a metodologia proposta que apresentou melhor resultado (pirólise em bico de Bunsen), para cálculo dos 3 componentes de EPDM.

2.2 Metodologias/condições

O espectrofotômetro FT-IR usado para a determinação de ENB em EPDM (puro) foi o Spectrum One, PERKINELMER, nas seguintes condições: faixa espectral MIR (4000 a 400 cm–1), resolução 4 cm–1, ganho 1, 20 varreduras. Os espectros foram obtidos por transmissão, usando-se duas metodologias para o preparo das amostras: a) pirólise controlada (pirolisador SPECTRA-TECK, 600 °C e 5 min e b) pirólise em bico de Bunsen.

As bandas analíticas, relativas, utilizadas para a correção de espessura[ 3Smith, A. L. (1979). Applied infrared spectroscopy. New York: John Wiley & Sons. ], foram: A886/A909 para a determinação de ENB e A722/A1377 para teste do uso do valor encontrado de ENB, em determinação de ET, e A1377/A1722, para a determinação de P. As absorções em 886 e 909 cm–1 são atribuídas, respectivamente à vibração “wagging” (ω) de grupos vinilideno e vinil C=C. As encontradas em 722 e 1377 cm–1, aos modos vibracionais “rocking” (ρ) de (CH2) n ≥ 3, e deformação angular simétrica (δs) de grupo CH3 [ 3Smith, A. L. (1979). Applied infrared spectroscopy. New York: John Wiley & Sons. ], respectivamente.

Para cada amostra, foram analisadas cinco (5) alíquotas e calculou-se a mediana[ 5Hórak, M., & Vítek, A. (1978). Interpretation and processing of vibrational spectra. New York: John Wiley & Sons. ] dos valores das respectivas absorvâncias e os desvios das metodologias, como em trabalho anterior[ 4Damazio, D., Dutra, R. C. L., Diniz, M. F., & Mattos, E. C. (2014). Determinação por FT-IR de transmissão e reflexão (UATR) de etileno e propileno em EPDM. Polímeros. Ciência e Tecnologia, 24(6), 703-710. ].

3 Resultados e Discussão

3.1 Determinação de ENB em EPDM (elastômero puro)

As Figuras 1 e 2 mostram os espectros FT-IR das amostras de EPDM com diferentes teores de ENB, obtidos por pirólise controlada e em bico de Bunsen, respectivamente.

Figura 1
Espectros FT-IR (pirólise controlada) de algumas amostras de EPDM, com teor (%) de ENB conhecido: a) Nordel IP 4770 (4,75), b) Keltan 8570 (5,0), c) Royalene 539 (5,3), d) Keltan 21(6,3), e) EP342 (9,5).
Figura 2
Espectros FT-IR (pirólise em bico de Bunsen) de algumas amostras de EPDM, com teor (%) de ENB conhecido: a) Nordel IP 4770 (4,75), b) Keltan 8570 (5,0), c) Royalene 539 (5,3), d) Keltan 21(6,3), e) EP342 (9,5).

As Tabelas 1 e 2 incluem os valores medianos de intensidade da banda relativa A886/A909 e os desvios médio padrão e relativo (%), para as duas metodologias (pirólise em bico de Bunsen e controlada), erros calculados de acordo com equações já citadas em trabalho anterior[ 4Damazio, D., Dutra, R. C. L., Diniz, M. F., & Mattos, E. C. (2014). Determinação por FT-IR de transmissão e reflexão (UATR) de etileno e propileno em EPDM. Polímeros. Ciência e Tecnologia, 24(6), 703-710. ].

Tabela 1
Valores medianos de banda relativa A886/A909 e desvios associados (metodologia pirólise em bico de Bunsen para a determinação ENB em EPDM - elastômero puro).
Tabela 2
Valores medianos de banda relativa A886/A909 e desvios associados (metodologia pirólise controlada para a determinação ENB em EPDM - elastômero puro).

As Figuras 3 e 4 mostram os valores da banda relativa A886/A909 em função da concentração de ENB, para as duas metodologias. Pode ser observado que são estabelecidas boas correlações (Equações 1 e 2, coeficientes 0,993 e 0,950) para pirólise em bico de Bunsen e controlada, respectivamente). A curva de calibração da pirólise controlada apresenta coeficiente de correlação inferior provavelmente devido às dificuldades encontradas na elaboração da parte experimental, tais como a manutenção da mesma quantidade de amostra no pirolisador, devido a um escorrimento do pirolisado para as bordas. Os erros das metodologias (valores medianos dos erros relativos) foram: 2,4% para a pirólise em bico de Bunsen e 1,4% para a pirólise controlada. Embora o erro da metodologia que usou a pirólise em bico de Bunsen esteja maior que 2%, limite de precisão do equipamento[ 5Hórak, M., & Vítek, A. (1978). Interpretation and processing of vibrational spectra. New York: John Wiley & Sons. ], dentro das condições de análise, pode ser considerado como satisfatório.

y = 0,089 x + 0,055 (1)

onde y é valor mediano de A886/A909 (pirólise em bico de Bunsen) e x, concentração de ENB.

Figura 3
Valores de banda relativa A866/A909, obtidos por pirólise em bico de Bunsen de EPDM (elastômero puro), em função do teor de ENB contido nessas amostras.
Figura 4
Valores de banda relativa A866/A909, obtidos por pirólise controlada (T 600°C e tempo 5 min) de EPDM (elastômero puro), em função do teor de ENB contido nessas amostras.
y = 0,083 x + 0,318 (2)

3.2 Associação de dados de teores de ENB, calculados por pirólise em bico de Bunsen, com a metodologia de determinação de ET e P em EPDM (elastômero puro)

Conforme já citado, em trabalho anterior[ 4Damazio, D., Dutra, R. C. L., Diniz, M. F., & Mattos, E. C. (2014). Determinação por FT-IR de transmissão e reflexão (UATR) de etileno e propileno em EPDM. Polímeros. Ciência e Tecnologia, 24(6), 703-710. ], foi desenvolvida uma metodologia para a determinação de ET e P em EPDM (elastômero puro), construindo-se curvas analíticas de A722/1377 e A1377/722 em função do teor de ET e P, separadamente. Entretanto, é conhecido que a elaboração de curva analítica com o uso de banda e concentração relativa fornece valores mais precisos[ 8Gedeon, B. J., & Ngyuen, R. H. (1985). Paper 64. In 128th ACS Rubber Division Meeting. Cleveland: American Chemical Society. , 9Mattos, E. C., Moreira, E. D., Dutra, R. C. L., Diniz, M. F., Ribeiro, A. P., & Iha, K. (2004). Determination of the HMX and RDX content in synthesized energetic material by HPLC, FT-MIR, and FT-NIR Spectroscopies. Quimica Nova, 27(4), 540-544. http://dx.doi.org/10.1590/S0100-40422004000400005.
http://dx.doi.org/10.1590/S0100-40422004...
] e só não foi possível o seu uso no trabalho anterior[ 4Damazio, D., Dutra, R. C. L., Diniz, M. F., & Mattos, E. C. (2014). Determinação por FT-IR de transmissão e reflexão (UATR) de etileno e propileno em EPDM. Polímeros. Ciência e Tecnologia, 24(6), 703-710. ], em função de amostras de ENB, em teores adequados, não estarem disponíveis para a sua determinação, visando compor um conjunto de equações, pois o somatório dos teores dos componentes não envolve somente ET e P. Desde que o teor de ENB pode ser agora conhecido, é possível determinar os três teores, ET, P e ENB, por meio da aplicação de uma única metodologia, no caso, a transmissão pirólise, em bico de Bunsen, mais adequada à determinação de ENB, com o uso desse conjunto de equações.

3.3 Análise por pirólise em bico de Bunsen para a determinação de ENB/Associação com dados ET/P (banda e concentração, relativas)

Inicialmente, os valores de A722/1377, da metodologia de pirólise em bico de Bunsen, foram medidos e colocados em função da concentração relativa de ET/P, fornecendo a Tabela 3, a Figura 5 e a Equação 3 (R =0,997). O erro da metodologia foi 2,74%, considerado satisfatório dentro das condições usadas.

y = 0,256 x 0,066 (3)

onde y é o valor mediano de A722/1377 (pirólise em bico de Bunsen) e x = concentração relativa de ET e P.

Tabela 3
Valores medianos de banda relativa A722/A1377 e desvios associados (metodologia pirólise em bico de Bunsen para a determinação ET e P em EPDM - elastômero puro).
Figura 5
Valores da banda relativa A722/1377 vs concentração relativa de ET e P no EPDM (elastômero puro), utilizando-se a técnica de transmissão/pirólise.

Portanto, mediante o uso das Equações 1, 3 e 4 , a qual inclui o somatório dos três componentes ET, P e ENB , é possível encontrar os valores dos seus teores.

E T + P + E N B = 100 % (4)

Exemplificando o cálculo para duas amostras:

EPDM NORDEL IP 4770 - 72% ET – 22,7% P e 5,3% ENB

EPDM KELTAN 21 - 60,1% ET – 33,6% P e 6,3% ENB.

São medidas na mesma análise, transmissão/pirólise em bico de Bunsen, as bandas em: 722 cm–1, referente ao ET, 1377 cm–1, relativa ao P e 886 e 909 cm–1, referentes ao ENB, utilizando-se a mesma linha base 1860 a 600 cm–1 (Tabela 4).

Tabela 4
Valores medianos de bandas relativas A886/A909, A722/A1377 e A1377 /A722 (metodologia pirólise em bico de Bunsen para a determinação ET, P e ENB em amostras teste de EPDM - elastômero puro).

3.4 Análise por pirólise em bico de Bunsen da amostra teste EPDM NORDEL IP 4770 - 72% ET – 22,7% P e 5,3% ENB

Com a aplicação da Equação 1, y=0,089+0,0055, onde y é o valor de A886/A909, é encontrado o valor de x, que corresponde ao teor de ENB na amostra, tem-se:

Para A886/A909= 0,531, ENB = 5,3%, mostrando exatidão nesse caso com o valor nominal.

Com a aplicação da Equação 3, y = 0,256x - 0,066 , onde y é o valor de A722/A1377 e x, a concentração relativa ET/P, tem-se:

Para A722/A1377 = 0,697, ET/P= 2,98 ou [ET] = 2,98 × P

Se [ET]+[P]+[ENB] = 100 (Equação 4) e ENB é agora conhecido, tem-se:

2,98 [P] + [P] + 5,3 = 100

3,98[P] = 100 – 5,3

[P] = 94,7/3,98 = 23,8% de P

Portanto, [ET] = 2,98 [P] =70,9%

Deste modo, pode ser observado que os valores encontrados estão próximos aos nominais, 72% ET – 22,7% P e 5,3% ENB.

3.5 Análise por pirólise em bico de Bunsen da amostra teste EPDM KELTAN 21 – 60,1% ET – 33,6% P e 6,3% ENB

Seguindo a mesma metodologia (Equações 1, 3 e 4), para A886/A909= 0,651, ENB = 6,7%. Para A722/A1377 = 0,350, ET/P= 1,63 ou [ET] = 1,63 P.

Se [ET]+[P]+[ENB] = 100, [P] = 35,5%; [ET] = 57,9%

3.6 Análise por pirólise em bico de Bunsen para a determinação de ENB/Associação com dados[4] ET/P (banda relativa e concentração ET e P, medidas separadamente)

3.6.1 Amostra referência - EPDM NORDEL IP 4770 - 72% ET – 22,7% P e 5,3% ENB

Usando-se os valores de absorvância (Tabela 4) e as Equações 5 (R=0,987) e 6 (R=0,996) da metodologia transmissão/pirólise A722/1377 em função do teor de ET e A1377/A722 em função do teor de P, separadamente, descrita no trabalho anterior[ 4Damazio, D., Dutra, R. C. L., Diniz, M. F., & Mattos, E. C. (2014). Determinação por FT-IR de transmissão e reflexão (UATR) de etileno e propileno em EPDM. Polímeros. Ciência e Tecnologia, 24(6), 703-710. ], associadas às Equações 1 e 4, tem-se: ET = 72,0%, P= 24,0%, e os valores de referência eram 72% ET e 22,7% P, ou seja, para o teor de ET o valor é exato:

y = 0,023 x 0,960 (5)
y = 0,1369 1,853 (6)

3.6.2 Amostra referência - EPDM KELTAN 21 - 60,1% ET – 33,6% P e 6,3% ENB

Para a outra amostra, cujos valores nominais são 60,1% ET, 33,6% P, os cálculos da metodologia desenvolvida, forneceram para A722/A1377 = 0,350 e A1377/A722 = 2,858: 57,0% ET, 34,4%P.

3.7 Comparação de dados obtidos por diferentes metodologias FT-IR

De acordo com a Tabela 5, é possível sugerir que há boa concordância entre os valores nominais e os calculados, havendo uma ligeira melhora na precisão, se a concentração relativa de ET e P é usada.

Tabela 5
Dados ET/P/ENB obtidos por diferentes metodologias FT-IR.

4 Conclusão

Conforme demonstrado, é possível determinar os teores de ET, P e ENB em EPDM (elastômero), por meio de uma única técnica FT-IR, a transmissão/pirólise, com boa precisão para a determinação de ET e P, por meio de equações, considerando o uso de banda e concentração relativa.

A metodologia desenvolvida constitui um método simples e rápido, que pode ser facilmente executado em diferentes laboratórios de controle de qualidade e pesquisa, na área de elastômeros.

5. Referências

  • 1
    American Society for Testing and Materials. (2010). ASTM D3900: standard test methods for Rubber – determination of ethylene units in Ethylene-Propylene Copolymers (EPM) and in Ethylene-Propylene-Diene Terpolymers (EPDM) by infrared spectrometry. Pensilvânia: ASTM.
  • 2
    American Society for Testing and Materials. (2014). ASTM D6047-99: standard test methods for Rubber – raw determination of 5 Ethylidenenorbornene (ENB) or Diciclopentadiene (DCPD) in Ethylene-Propylene-Diene (EPDM) terpolymers. Pensilvânia: ASTM.
  • 3
    Smith, A. L. (1979). Applied infrared spectroscopy. New York: John Wiley & Sons.
  • 4
    Damazio, D., Dutra, R. C. L., Diniz, M. F., & Mattos, E. C. (2014). Determinação por FT-IR de transmissão e reflexão (UATR) de etileno e propileno em EPDM. Polímeros. Ciência e Tecnologia, 24(6), 703-710.
  • 5
    Hórak, M., & Vítek, A. (1978). Interpretation and processing of vibrational spectra. New York: John Wiley & Sons.
  • 6
    Sanches, N. B., Diniz, M. F., Alves, L. C., Dutra, J. C. N., Cassu, S. N., Azevedo, M. F. P., & Dutra, R. C. L. (2008). Avaliação da aplicabilidade de técnicas FT-IR de reflexão (UATR) e de transmissão para a determinação do teor de acrilonitrila (AN) em NBR. Polímeros. Ciência e Tecnologia, 18(3), 249-255.
  • 7
    Dutra, R. C. L., Diniz, M. F., Ribeiro, A. P., Lourenço, V. L., Cassu, S. N., & Azevedo, M. F. P. (2004). Determinação do teor de NR/SBR em misturas: associação de dados DTG e FT-IR. Polímeros. Ciência e Tecnologia, 14(5), 334-338.
  • 8
    Gedeon, B. J., & Ngyuen, R. H. (1985). Paper 64. In 128th ACS Rubber Division Meeting. Cleveland: American Chemical Society.
  • 9
    Mattos, E. C., Moreira, E. D., Dutra, R. C. L., Diniz, M. F., Ribeiro, A. P., & Iha, K. (2004). Determination of the HMX and RDX content in synthesized energetic material by HPLC, FT-MIR, and FT-NIR Spectroscopies. Quimica Nova, 27(4), 540-544. http://dx.doi.org/10.1590/S0100-40422004000400005.
    » http://dx.doi.org/10.1590/S0100-40422004000400005

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    Mar-Apr 2015

Histórico

  • Recebido
    15 Maio 2014
  • Revisado
    15 Set 2014
  • Aceito
    07 Out 2014
Associação Brasileira de Polímeros Rua São Paulo, 994, Caixa postal 490, São Carlos-SP, Tel./Fax: +55 16 3374-3949 - São Carlos - SP - Brazil
E-mail: revista@abpol.org.br