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Editorial

EDITORIAL

Representa para nós sempre, um motivo de satisfação renovada comunicar a nosso público leitor a edição de mais um número, o qüinquagésimo quarto da Revista Ensaio, que tem como eixo principal a Avaliação e as Políticas Públicas em Educação, circulando efetivamente no Brasil e em outros países latinos.

Neste exemplar, apresentamos artigos de abordagens diversificadas, tratando de conflitos e mediação, educação profissional, avaliação institucional, ensino fundamental, ensino superior noturno, iniciação científica e avaliação da aprendizagem, mas todos voltados para uma temática central : avaliação e políticas públicas . A diversidade pode ser explicitada pela política editorial, que espera manter a nossa revista, como um espaço privilegiado para a apresentação de diferentes posições, considerando a complexidade que envolve sua temática.

No artigo "Gestão do conflito escolar: da classificação dos conflitos aos modelos de mediação", Álvaro Chrispino, partindo de um estudo realizado por um instituto de pesquisa, aponta a importância dada pelos jovens à Educação Escolar e a preocupação desses jovens com a violência. Discute diversos conceitos de conflitos e indica a mediação como alternativa viável para combater a violência escolar. Menciona questões a serem consideradas pela escola, com vistas à diminuição desse tipo de violência .

Em "Cobertura municipal da Educação Profissional via regime de colaboração: uma prática possível"?, Donaldo Bello de Souza, Marise Nogueira Ramos e Neide Deluiz, discorrem sobre a problematização do envolvimento dos Sistemas Municipais públicos de educação, na cobertura das demandas locais por Educação Profissional, tomando por base a possibilidade de realizar-se via regime de colaboração, entre os entes federados. Apresentam exemplos, à luz dos resultados de Pesquisa Survey, realizada junto a Municípios do Estado Rio de Janeiro.

"Impactos de políticas de avaliação institucional: um estudo de caso no sistema de ensino naval brasileiro" ,artigo da autoria de Natália Morais C.B. Aguiar e Ana Canen, onde as autoras apresentam a conclusão de um estudo de caso referente à avaliação institucional no Sistema de Ensino Naval. Partindo de uma perspectiva multicultural, buscam trabalhar as tensões inerentes ao processo avaliativo, considerando a missão institucional da Marinha, sua especificidade identitária e cultural, entre outras.

Doralice Aparecida Paranzini Gorni, é a autora do artigo "Ensino Fundamental de nove anos: estamos preparados para implantá-lo? O texto analisa a implantação do Ensino Fundamental de nove anos, considerando o desenvolvimento da Educação Brasileira no século passado, observando que a maioria das alternativas implantadas na intenção de solucionar os problemas de democratização, acesso e permanência do aluno na escola, foram superadas por políticas de caráter econômico e financeiro, deixando os aspectos pedagógicos em segundo plano. As conclusões apresentadas pelas autoras são fruto de investigação realizada junto a dois Núcleos Regionais de Ensino, oito Secretarias Municipais de Educação e doze escolas vinculadas a esses Órgãos".

No artigo "Educação Superior no período noturno no Brasil: políticas, intenções e omissões" Iraíde Marques de Freitas Barreiro e Armando Terribilli Filho analisam o oferecimento de vagas para o período noturno da educação superior do país, tendo como foco as universidades estaduais paulistas, com a finalidade de verificar o cumprimento da Constituição do Estado de São Paulo, preconizando que a oferta de um terço do total das vagas dessas universidades seja destinado ao período noturno.

Daniela Valverde Silva, no artigo "Escola e lógicas de acção organizacional: contributos teóricos para uma análise sociológica da organização educativa", propõe uma reflexão sobre os pressupostos teóricos do modelo de análise organizacional, centralizando duas focalizações estruturais do modelo em estudo.

Na sessão Página Aberta , Pierre Ohayon, Lygia V. de Aquino, Ana Lúcia V. Maravalhas, Beatriz B. Marques dos Santos, Edna A. Barreto e Marlene J.S. Bezerra, apresentam, no texto "Iniciação científica, uma metodologia de avaliação", a construção de um modelo de avaliação para programas de iniciação científica , em nível médio, considerando a legislação vigente e as demandas sociais.

"Avaliar aprendizagem: uma questão de formação docente", texto da autoria de Carmesina Ribeiro Rangel e Raimundo Hélio Leite, figura na sessão Pesquisa em Síntese, apresentando a conclusão de uma investigação realizada na universidade Federal do Piauí – Campus Teresina, envolvendo docentes bacharéis, mestres e doutores. A referida pesquisa teve como objeto analisar práticas avaliativas, na perspectiva do docente, buscando referenciais que possam instrumentalizar a aquisição de competências para a melhoria do processo de avaliação da aprendizagem.

Encerramos, esperando estar oportunizando a nosso público-leitor o acesso a informações e a aquisição de conhecimentos proveitosos, através dos textos que compõem este volume. Reiteramos o convite para que especialistas, pesquisadores e estudiosos de Avaliação e Políticas Públicas nos enviem suas colaborações, a serem submetidas aos nossos Conselhos, com vistas a uma possível publicação em nossa Revista.

Carlos Alberto Serpa de Oliveira

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    21 Ago 2007
  • Data do Fascículo
    Mar 2007
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