SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número73Uma re-análise dos resultados do PISA: problemas de comparabilidade índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versão impressa ISSN 0104-4036

Ensaio: aval.pol.públ.Educ. vol.19 no.73 Rio de Janeiro out./dez. 2011

http://dx.doi.org/10.1590/S0104-40362011000500001 

Editorial

 

 

A revista Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, mantendo sua característica plural, busca publicar temas relevantes que estejam em debate na educação brasileira.

O artigo do Professor Ruben Klein apresenta "Uma re-análise dos resultados do PISA: problemas de comparabilidade". O tema é instigante e analisa um dos grandes problemas da avaliação: a comparabilidade. Klein, em seu artigo, mostra a questão do PISA em alguns países, em diversos anos e entre países. Esse problema ocorre porque a idade escolar em cada país não é considerada e porque não há uma regra para a aplicação da prova em relação aos anos letivos de cada país.

"Políticas de avaliação em larga escala na educação básica: do controle de resultados à intervenção nos processos de operacionalização do ensino" de Flávia Obino Corrêa Werle é um texto que discute os processos, em larga escala implantados nas décadas de 1990 e 2000. Analisa a autora os últimos cinco anos como fase de síntese, estruturação e consolidação de um quadro geral de ações políticas referentes a processos externos de avaliação em larga escala no Brasil, o qual passa de um nível de diagnóstico para o de significados pautados pelo pragmatismo e operacionalização.

"Identidade e profissionalidade docente: sentidos e (im)possibilidades" é o tema abordado por José Carlos Morgado, da Universidade do Minho. O autor tem como foco a complexidade do tempo presente e a diversidade de solicitações que hoje se colocam às escolas e tem avivado a importância que a educação continua a ter em termos sociais. Demonstra que, nesse processo, tem sido atribuído um papel especial aos professores, já que deles dependem, em grande parte, as transformações a imprimir no ensino e o sucesso educativo dos estudantes.

Adolfo Ignacio Calderón, Heloisa Poltronieri e Regilson Maciel Borges em um artigo de cunho teórico abordam "Os rankings na educação superior brasileira: políticas de governo ou de Estado?". Os parâmetros utilizados foram quatro mandatos presidenciais (1995 - 2002 e 2003 - 2010). Defende-se a hipótese de que, passados estes mandatos de presidentes representantes de projetos políticos tecnicamente opostos, as estratégias de estimulo da concorrência ganharam legitimidade técnica.

João Batista Araujo e Oliveira e Luiz Carlos Faria da Silva em texto motivante apresentam "Para que servem os testes de alfabetização?". O objetivo do trabalho é verificar quais competências são medidas nestes testes, os construtos sobre alfabetização implícitos ou explícitos pelos indicadores e a robustez dos itens em relação aos indicadores. Conclui afirmando que os atuais testes compartilham e refletem a confusão conceitual entre os construtos de alfabetização e compreensão.

"Análise da evasão no ProJovem Urbano: uma abordagem através do Modelo de Regressão Logística Multinível" é o trabalho apresentado por Tufi Machado Soares, Maria Eugénia Ferrão e Cláudio de Albuquerque Marques. Os autores, usando um modelo logístico multinível, explora as seguintes características da população abrangida: sexo, idade, raça-cor, última série frequentada, nível de conhecimento em Matemática e em Língua Portuguesa à entrada no Programa, nível socioeconômico e a região metropolitana.

"O Prouni e a conclusão do ensino superior: novas trajetórias pessoais e profissionais dos egressos" foi a temática desenvolvida por Daniela Patti do Amaral e Fátima Bayma de Oliveira em pesquisa realizada entre julho de 2010 e abril de 2011 avaliando os impactos de uma política pública em educação voltada à inclusão no Ensino Superior Privado. Os dados avaliados foram de alunos que ingressaram no Ensino Superior entre2005 e 2006.

Conceição de Maria Pinheiro Barros e José Célio Freire apresentam uma pesquisa qualitativa abordando "A responsabilidade social universitária na perspectiva do Sinaes: um estudo de caso no Curso de Medicina da Universidade Federal do Ceará". Os autores, a partir de um levantemanto bibliográfico e de uma pesquisa de campo tendo como fundamentação teórica as proposições filosóficas de Emmanuel Lévinas, a ética da alteridade radical, após a análise dos resultados no campus de Sobral, concluíram que o curso desenvolve ações positivas à comunidade em seu entorno.

"Impactos das políticas educacionais nas dinâmicas da organização escolar: reflexões na perspectiva do professorado de uma rede municipal" de Rosane Kreusburg Molina, Rodrigo Alberto Lopes e Helena Soares Achilles,trata de um estudo sobre o impacto das ações decorrentes da políticas educacionais da organização escolar, sob a ótica de um grupo de professores de uma rede municipal de ensino da região metropolitana de Porto Alegre.

Lígia Gomes Elliot apresenta, na seção Página Aberta, o artigo "Meta-avaliação: das abordagens às possibilidades de aplicação". Enfatizando a relevância do assunto, a autora discorre sobre a temática, demonstrando a adequação do estudo, onde a condução apropriada das avaliações procura mostrar se houve o alcance da qualidade desejada. A meta-avaliação, definida como a avaliação de uma avaliação, é o instrumento adequado para segurança do avaliador.

 

Fátima Cunha Ferreira Pinto