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Editorial

Editorial

A revista Ensaio: Avaliação e políticas Públicas em Educação em seu número 74 apresenta pesquisas e artigos de grande mérito para os estudiosos da área.

A primeira pesquisa apresentada "A produção cientifica sobre avaliação educacional e gestão de sistema de escolas (2000-2008)" de Angela Martins e Sandra Zákia Sousa é um texto importante para os acadêmicos. A pesquisa de avaliação e gestão e as possíveis relações dos temas pesquisados, é feita com base em teses e dissertações e artigos de periódicos, bem como produção cientifica das associações de classe das áreas correlatas.

"Gestão estratégica multicultural baseada no Balanced Scorecard em instituições de ensino". O artigo apresenta os fundamentos de uma proposta de gestão estratégica de ensino básico com princípios do Balanced Scorecard em uma abordagem multicultural, consolidando um conjunto integrado de procedimentos e recomendação metodológicas, de modo a promover a valorização da diversidade cultural para o acesso escolar.

Pedro Marcos Roma de Castro e Geciane Silveira Porto realizaram uma pesquisa acerca da "Avaliação de resultados da capacitação via estágios pós-doutorais: breves notas sobre a produção cientifica em periódicos". A pesquisa teve como objetivo avaliar a influência do estágio pós-doutoral sobre a produção cientifica, notadamente das hard sciences de docentes atuantes em programas de pós-graduação da Universidade de São Paulo (USP).

Talita Vidal Pereira e Luciana Velloso da Silva Seixas no Artigo "Um salto para a performatividade: sentidos e atribuições à qualidade da educação" procuram discutir os efeitos da instauração da cultura da performatividade nas escolas de ensino do Rio de Janeiro, a partir da implementação do Projeto "Salto de Qualidade na Educação Carioca".

Polyana Barcelos de Paiva, Fátima Souza Freire e José Lúcio Tozetti Fernandes apresentam um texto sobre o Exame Nacional de Desempenho (ENADE) e as avaliações em loco do Ministério da Educação possibilitam a produção de indicadores de qualidade. Foi pesquisado qual o conceito os alunos de ciências contábeis da UnB dariam a seu curso?

"Educação e inclusão social da criança e do adolescente" de Amélia Maria Noronha Pessoa de Queiroz é uma breve análise da inclusão social de crianças e adolescentes, tendo a educação como principal agente de mudança, visando a atingir o nível de desenvolvimento desejado.

Glênon Dutra e Maria Inês Martins em artigo sobre "A recuperação paralela no ensino de física: o que pensa o professor?" buscam apresentar a evolução da prática de estudos de recuperação no sistema escolar brasileiro, focando a prática desses estudos em Minas Gerais, principalmente em Belo Horizonte.

Gisele Masson em "Implicações do Plano de Desenvolvimento da Educação para a formação de professores". A pesquisa utilizou fontes bibliográficas e documentais e foi fundamentada na concepção materialista histórica e dialética. Revela a prioridade dada às condições subjetivas na resolução dos problemas educacionais.

"O Programa Nacional de Inclusão de Jovens – PROJOVEM: uma análise entre a proposta oficial e a experiência vivida em Goiânia" de Márcia Friedrich, Cláudio R. Machado Benite e Anna Maria Canavarro Benite. Esta é uma pesquisa participante que objetiva tecer reflexões sobre a EJA, voltando o debate às questões relacionadas a políticas públicas do PROJOVEM em Goiânia.

Página Aberta -"Educación en derechos humanos para una ciudadanía democrática e inclusiva. Tabajar en la escuela y desde La educación física" de Ana María Rodino faz uma reflexão a respeito da dignidade humana e os imperativos dela emanados como fundamento do conceito de direitos humanos (CEDH) como componente necessário do direto à educação e como direito em si mesmo.

Fátima Cunha Ferreira Pinto

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    28 Maio 2012
  • Data do Fascículo
    Mar 2012
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