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A alfabetização e a compreensão do sistema da escrita pela criança... e não pelo professor! Algumas reflexões

Resumos

O artigo tem como objetivo provocar a reflexão sobre os fundamentos psicopedagógicos do processo da alfabetização. Expõe à discussão algumas idéias sobre a aprendizagem e a ação pedagógica do professor segundo a teoria epistemológica de Piaget, e em sua relação com a proposta de Ferreiro sobre a psicogênese da escrita.


The purpose of the article is to stimulate reflections about the psychopedagogical basis of the literacy process. It offers some ideas for discussion about learning and teacher's pedagogical work, according to his relationship with proposals about the psychogenesis of the written language.


ARTIGOS DE DEMANDA CONTÍNUA

A alfabetização e a compreensão do sistema da escrita pela criança... e não pelo professor! Algumas reflexões

Maria Lucia Faria Moro

Professor Adjunto do Departamento de Teoria e Fundamentos da Educação da Universidade Federal do Paraná

RESUMO

O artigo tem como objetivo provocar a reflexão sobre os fundamentos psicopedagógicos do processo da alfabetização. Expõe à discussão algumas idéias sobre a aprendizagem e a ação pedagógica do professor segundo a teoria epistemológica de Piaget, e em sua relação com a proposta de Ferreiro sobre a psicogênese da escrita.

SUMMARY

The purpose of the article is to stimulate reflections about the psychopedagogical basis of the literacy process. It offers some ideas for discussion about learning and teacher's pedagogical work, according to his relationship with proposals about the psychogenesis of the written language.

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text available only in PDF format.

  • 1. BIDEAUD, J. (1981). Lex expériences d'apprentissage de l'inclusion et la théorie opératoire. Psychologie Française Paris, 26(3-4):238-58.
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  • 22. PIAGET, J. & INHELDER, B. (1968). La psychologie de l'enfant 3Ş ed. Paris, QUF.
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  • 24. SOARES. M. B. (1985) As muitas facetas da alfabetização. Cadernos de Pesquisa, S. Paulo, (52):19-24.
  • 25. VINH-BANG (1986). Qu'entend-on par apprentissage opératoire? Archives de Psychologie, Genève, 54(208):27-37.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    10 Mar 2015
  • Data do Fascículo
    Dez 1989
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