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O educador do amanhã princípios de uma educação auto-regulatória

Resumo

O artigo procura delinear a preocupação de Wilhelm Reich (1898-1957) como o Educador que irá formar as "Crianças do Futuro". A educação do futuro, para Reich, só pode ser pensada fora dos limites da educação compulsória, em direção ao princípio da auto-regulação. Amor, Trabalho e Conhecimento são as fontes de nossa vida. Deveriam governá-la. (W. Reich).


ARTIGOS DE DEMANDA CONTÍNUA

O educador do amanhã princípios de uma educação auto-regulatória* * Este artigo é parte da tese de doutorado Afetividade e Cognição: o conceito de auto-regulamentação como mediador da atividade humana em Reich e Piaget, defendida em 1993 no Instituto de Psicologia Social - USP -SP. 1 Ver George Canguilhem, Ideologia e Racionalidade nas Ciências da vida, que discute onde a ideologia ocupa um lugar, até mesmo por usurpação, no espaço do conhecimento. 2 De 1918, passando por 1934'(ano da ruptura com Fred), até 1948, Reich encontrou-se com uma biologia teórica, cujo conceito principal era o de auto-regulação. Após 1933, já na Dinamarca, trabalhando com Tage Philipson, médico e seu colaborador, Reich formula e desenvolve suas pesquisas sob a orientação de um princípio básico, o de auto-regulação. 3 BOADELLA, D. Nos Caminhos de Reich, p. 214. 4 Idem, p. 215. 5 "Um dos acontecimentos mais felizes e duradouros da vida de Reich foi sua amizade com A.S. Neil, o pedagogo inglês, que, como pioneiro, criou uma escola na qual todas as caractéristicas patológicas da escola foram cuidadosamente reconhecidas e, em parte, evitadas. Neil é o fundador da Escola Summerhill, famosa quase ao ponto de não precisar ser descrita". David Boadella, Nos Caminhos de Reich, p. 214 6 "Freud escrevia por volta de 1933: 'A função da educação é inibir, reprimir e conter, e tem todas as vezes realizado essa função admiravelmente... Um ponto ótimo da educação deve ser descoberto: que faça o maior beneficio e o menor dano possível. É questão de descobrir quanto podemos reprimir, quando e por quais métodos'". Ibid, p. 77 7 "Na terminologia de Reich, só o contato ergonômico sem perturbação, entre mãe e bebê, pode fornecer as bases pelas quais ela irá ler corretamente a linguagem corporal do bebê. Devemos nos lembrar que o pequeno bebê não pode satisfazer suas necessidades a não ser por intermédio da mãe. Não consegue levantar a cabeça para obter ar, se estiver sufocado por um travesseiro muito mole; não pode pedir mais cobertores se sentir frio, ou empurrá-los, se sentir calor. Quando tem fome e o seio está fora do seu alcance, não pode se aproximar dele. Tudo o que um bebê recém-nascido pode fazer, quando tem alguma necessidades. Apenas os pais, através da experiência e sensibilidade podem aprender que necessidade está sendo indicada em determinado momento pelo choro e assim prover esta necessidade". Ibid., p. 216 8 REICH, Wilhelm, As Crianças do Futuro, p. 10. 9 Idem, A Revolução Sexual, p. 11 10 Vera Shmidt, Elementos para uma pedagogia anti-autoritária, p. 23. Também aqui é essencial lembrar da obra de Jean Piaget, O Julgamento Moral na Criança. 11 Idem, p. 24 12 REICH, W., op. cit., p. 48. 13 Ver W. Reich em Análise do Carater, o caráter compulsivo. 14 SCHMIDT, Vera, Elementos para uma pedagogia anti-autoritaria, p. 23. 15 Idem.

Luiza Marta Bellini

Professora do Departamento de Fundamentos da Educação, Universidade Estadual de Maringá

RESUMO

O artigo procura delinear a preocupação de Wilhelm Reich (1898-1957) como o Educador que irá formar as "Crianças do Futuro". A educação do futuro, para Reich, só pode ser pensada fora dos limites da educação compulsória, em direção ao princípio da auto-regulação. Amor, Trabalho e Conhecimento são as fontes de nossa vida. Deveriam governá-la. (W. Reich).

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  • BELLINI, Luiza Marta. Afetividade e Cognição: o conceito de auto-regulamentação como mediador da atividade humana em Reich e Piaget São Paulo, 1993. Tese de Doutorado. Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo.
  • BOADELLA, David. Nos caminhos de Reich São Paulo: Summus, 1985.
  • CANGUILHEM, George. Ideologia e racionalidade nas ciências da vida Portugal: Edições 70, [s.d.], Col. "O saber da filosofia".
  • DADOUN, Roger. Cien. flores para Wilhelm Reich Barcelona: Anagrama, [s.d.
  • REICH, Wlhelm. A função do orgasmo 5. ed., São Paulo: Brasiliense, 1979.
  • ______. Crianças do futuro Tradução de: On the Preventions of Sexual pathology-Children of the future. Prefacie by Willian Steig. Edited by Mary Higgins and Chester M. Raphael. New York: Farrar Straus Giroux, 1977. Por Centro de Investigação Orgonômica (C.I.O.). Rio de Janeiro, 1991, Mimeo.
  • ______. A revolução sexual 8. ed., Rio de Janeiro: Guanabara, 1988.
  • ______. Análise do caráter Lisboa: Martins Fontes, [s.d.
  • SHMIDT, Vera; REICH, Wilhelm. Elemento para uma Pedagogia Anti-Autoritária Lisboa: Publicações Escorpião, Cadernos "O homem e a sociedade", [s.d.
  • *
    Este artigo é parte da tese de doutorado Afetividade e Cognição: o conceito de auto-regulamentação como mediador da atividade humana em Reich e Piaget, defendida em 1993 no Instituto de Psicologia Social - USP -SP.
    1 Ver George Canguilhem,
    Ideologia e Racionalidade nas Ciências da vida, que discute onde a ideologia ocupa um lugar, até mesmo por usurpação, no espaço do conhecimento.
    2 De 1918, passando por 1934'(ano da ruptura com Fred), até 1948, Reich encontrou-se com uma biologia teórica, cujo conceito principal era o de auto-regulação. Após 1933, já na Dinamarca, trabalhando com Tage Philipson, médico e seu colaborador, Reich formula e desenvolve suas pesquisas sob a orientação de um princípio básico, o de auto-regulação.
    3 BOADELLA, D.
    Nos Caminhos de Reich, p. 214.
    4
    Idem, p. 215.
    5 "Um dos acontecimentos mais felizes e duradouros da vida de Reich foi sua amizade com A.S. Neil, o pedagogo inglês, que, como pioneiro, criou uma escola na qual todas as caractéristicas patológicas da escola foram cuidadosamente reconhecidas e, em parte, evitadas. Neil é o fundador da Escola Summerhill, famosa quase ao ponto de não precisar ser descrita". David Boadella,
    Nos Caminhos de Reich, p. 214
    6 "Freud escrevia por volta de 1933: 'A função da educação é inibir, reprimir e conter, e tem todas as vezes realizado essa função admiravelmente... Um ponto ótimo da educação deve ser descoberto: que faça o maior beneficio e o menor dano possível. É questão de descobrir quanto podemos reprimir, quando e por quais métodos'".
    Ibid, p. 77
    7 "Na terminologia de Reich, só o contato ergonômico sem perturbação, entre mãe e bebê, pode fornecer as bases pelas quais ela irá ler corretamente a linguagem corporal do bebê. Devemos nos lembrar que o pequeno bebê não pode satisfazer suas necessidades a não ser por intermédio da mãe. Não consegue levantar a cabeça para obter ar, se estiver sufocado por um travesseiro muito mole; não pode pedir mais cobertores se sentir frio, ou empurrá-los, se sentir calor. Quando tem fome e o seio está fora do seu alcance, não pode se aproximar dele. Tudo o que um bebê recém-nascido pode fazer, quando tem alguma necessidades. Apenas os pais, através da experiência e sensibilidade podem aprender que necessidade está sendo indicada em determinado momento pelo choro e assim prover esta necessidade".
    Ibid., p. 216
    8 REICH, Wilhelm,
    As Crianças do Futuro, p. 10.
    9
    Idem, A Revolução Sexual, p. 11
    10 Vera Shmidt,
    Elementos para uma pedagogia anti-autoritária, p. 23. Também aqui é essencial lembrar da obra de Jean Piaget,
    O Julgamento Moral na Criança.
    11
    Idem, p. 24
    12 REICH, W.,
    op. cit., p. 48.
    13 Ver W. Reich em
    Análise do Carater, o caráter compulsivo.
    14 SCHMIDT, Vera,
    Elementos para uma pedagogia anti-autoritaria, p. 23.
    15
    Idem.
  • Datas de Publicação

    • Publicação nesta coleção
      06 Mar 2015
    • Data do Fascículo
      Dez 1994
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