Resumo
A avaliação da aprendizagem em todos os níveis de ensino e, em especial no ensino superior, tem se caracterizado como um dos processos pedagógicos mais complexos e de extrema relevância. Visto inicialmente como um mecanismo de verificação das competências desenvolvidas pelo estudante durante e ao final do processo de ensino-aprendizagem, hoje, mais do que nunca, é desvelador da competência do professor (ensino) e da adequação e compromisso da proposta (planejamento de ensino) ao projeto pedagógico do aluno (aprendizagem). Como avaliar é preciso, buscamos refletir e vislumbrar outros paradigmas postos para tal à luz de obras referenciais diversificadas e confrontadas.
ARTIGOS DE DEMANDA CONTÍNUA
A avaliação no ensino superior
Araci Asinelli da Luz
Professora do Departamento de Teoria e Prática de Ensino, da Universidade Federal do Paraná
RESUMO
A avaliação da aprendizagem em todos os níveis de ensino e, em especial no ensino superior, tem se caracterizado como um dos processos pedagógicos mais complexos e de extrema relevância. Visto inicialmente como um mecanismo de verificação das competências desenvolvidas pelo estudante durante e ao final do processo de ensino-aprendizagem, hoje, mais do que nunca, é desvelador da competência do professor (ensino) e da adequação e compromisso da proposta (planejamento de ensino) ao projeto pedagógico do aluno (aprendizagem). Como avaliar é preciso, buscamos refletir e vislumbrar outros paradigmas postos para tal à luz de obras referenciais diversificadas e confrontadas.
Texto completo disponível apenas em PDF.
Full text available only in PDF format.
- ABRAMOWICK, Mere. Avaliação, afetividade e condição existencial do aluno. In: D'ANTOLA, Arlette. (org.) et al. A prática docente na universidade. São Paulo: EPU, 1992, cap 7, p. 91-97.
- ABREU, Maria Célia; MASETTO, Marcos Tarcísio. O professor universitário em aula. São Paulo: MG Associados, 1989.
- BORDENAVE, Juan Diaz; PEREIRA, A. M. Estratégias de ensino-aprendizagem. Petrópolis: Vozes, 1977.
- CUNHA, Maria Isabel. O futuro já é hoje. O desafio político-epistemológico do ensino superior na sociedade contemporânea. In: Simpósio prática pedagógica no ensino superior: a questão do ensino e da pesquisa.-II Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino, [s.d.
- KENSKI, Vani Moreira. Avaliação da aprendizagem. In: VEIGA, L. P. A. (coord) et al. Representando a didática. Campinas: Papirus, 1994. p. 131-144.
- LIMA, Adriana de Oliveira. Avaliação escolar: julgamento ou construção? Petrópolis: Vozes, 1994.
- LUZ, Araci Asinelli da. A tetradimersibilidade da didática. Curitiba: UFPR, 1992.
- MACHADO, Nilson José. Epistemologia e didática, as concepções de conhecimento e inteligência e a prática docente. São Paulo: Cortez, 1995.
- MIGLIORI, Regina. Paradigmas e educação. São Paulo: Aquariana, 1993.
- VASCONCELLOS, Celso dos Santos. Avaliação dialética libertadora do processo de avaliação escolar. São Paulo: Libertad, 1993.
Datas de Publicação
-
Publicação nesta coleção
06 Mar 2015 -
Data do Fascículo
Dez 1997