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A avaliação no ensino superior

Resumo

A avaliação da aprendizagem em todos os níveis de ensino e, em especial no ensino superior, tem se caracterizado como um dos processos pedagógicos mais complexos e de extrema relevância. Visto inicialmente como um mecanismo de verificação das competências desenvolvidas pelo estudante durante e ao final do processo de ensino-aprendizagem, hoje, mais do que nunca, é desvelador da competência do professor (ensino) e da adequação e compromisso da proposta (planejamento de ensino) ao projeto pedagógico do aluno (aprendizagem). Como avaliar é preciso, buscamos refletir e vislumbrar outros paradigmas postos para tal à luz de obras referenciais diversificadas e confrontadas.


ARTIGOS DE DEMANDA CONTÍNUA

A avaliação no ensino superior

Araci Asinelli da Luz

Professora do Departamento de Teoria e Prática de Ensino, da Universidade Federal do Paraná

RESUMO

A avaliação da aprendizagem em todos os níveis de ensino e, em especial no ensino superior, tem se caracterizado como um dos processos pedagógicos mais complexos e de extrema relevância. Visto inicialmente como um mecanismo de verificação das competências desenvolvidas pelo estudante durante e ao final do processo de ensino-aprendizagem, hoje, mais do que nunca, é desvelador da competência do professor (ensino) e da adequação e compromisso da proposta (planejamento de ensino) ao projeto pedagógico do aluno (aprendizagem). Como avaliar é preciso, buscamos refletir e vislumbrar outros paradigmas postos para tal à luz de obras referenciais diversificadas e confrontadas.

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  • ABRAMOWICK, Mere. Avaliação, afetividade e condição existencial do aluno. In: D'ANTOLA, Arlette. (org.) et al. A prática docente na universidade. São Paulo: EPU, 1992, cap 7, p. 91-97.
  • ABREU, Maria Célia; MASETTO, Marcos Tarcísio. O professor universitário em aula. São Paulo: MG Associados, 1989.
  • BORDENAVE, Juan Diaz; PEREIRA, A. M. Estratégias de ensino-aprendizagem. Petrópolis: Vozes, 1977.
  • CUNHA, Maria Isabel. O futuro já é hoje. O desafio político-epistemológico do ensino superior na sociedade contemporânea. In: Simpósio prática pedagógica no ensino superior: a questão do ensino e da pesquisa.-II Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino, [s.d.
  • KENSKI, Vani Moreira. Avaliação da aprendizagem. In: VEIGA, L. P. A. (coord) et al. Representando a didática. Campinas: Papirus, 1994. p. 131-144.
  • LIMA, Adriana de Oliveira. Avaliação escolar: julgamento ou construção? Petrópolis: Vozes, 1994.
  • LUZ, Araci Asinelli da. A tetradimersibilidade da didática. Curitiba: UFPR, 1992.
  • MACHADO, Nilson José. Epistemologia e didática, as concepções de conhecimento e inteligência e a prática docente. São Paulo: Cortez, 1995.
  • MIGLIORI, Regina. Paradigmas e educação. São Paulo: Aquariana, 1993.
  • VASCONCELLOS, Celso dos Santos. Avaliação dialética libertadora do processo de avaliação escolar. São Paulo: Libertad, 1993.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    06 Mar 2015
  • Data do Fascículo
    Dez 1997
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