Resumos
A partir dos pressupostos de CHAUÍ sobre a organização social brasileira e a inserção social da Universidade em seu tecido social oligárquico, autoritário e violento, o texto discute o princípio da indissociabilidade ensino-pesquisaextensão como forma de ação crítica e modificadora. Apresenta a proposição do Setor de Educação da UFPR de organização em Núcleos Temáticos como forma de responder organicamente às demandas sociais. Dentro dos princípios arrolados para tais, descreve pontos da ação e trajetória do Núcleo de Estudos Interdisciplinares sobre a Criança e o Adolescente/ NEICA, seus pressupostos e objetivos.
indissociabilidade ensino-pesquisa-extensão; Universidade; infância e adolescência
From Chaui's pressuppositions about Brazilian social organizatioon and its social insertion in the University in its function as social oligarchy, authoritarian and violent, the principle of inseparable teaching-research-continuing education as a critical and modifying action is discussed. The School of Education of the Federal University of Parana proposition about a way of organizing thematic issues as an organically reply to social demand is presented. According to principles set for such purpose , action and strategies of the Nucleus of Interdisciplinary Studies about Children and Teenagers /NEICA , its pressupositions and goals are described.
inseparable teaching-research-continuing education; University; children and teenagers
DOSSIÊ - CRIANÇAS E ADOLESCENTES EXCLUÍDOS: AÇÕES E REFLEXÕES
Universidade - núcleos temáticos: em busca da indissociabilidade ensino-pesquisa-extensão
Paulo Vinicius Baptista da Silva; Acácia Zeneida Kuenzer
RESUMO
A partir dos pressupostos de CHAUÍ sobre a organização social brasileira e a inserção social da Universidade em seu tecido social oligárquico, autoritário e violento, o texto discute o princípio da indissociabilidade ensino-pesquisaextensão como forma de ação crítica e modificadora. Apresenta a proposição do Setor de Educação da UFPR de organização em Núcleos Temáticos como forma de responder organicamente às demandas sociais. Dentro dos princípios arrolados para tais, descreve pontos da ação e trajetória do Núcleo de Estudos Interdisciplinares sobre a Criança e o Adolescente/ NEICA, seus pressupostos e objetivos.
Palavras-chave: indissociabilidade ensino-pesquisa-extensão, Universidade, infância e adolescência.
ABSTRACT
From Chaui's pressuppositions about Brazilian social organizatioon and its social insertion in the University in its function as social oligarchy, authoritarian and violent, the principle of inseparable teaching-research-continuing education as a critical and modifying action is discussed. The School of Education of the Federal University of Parana proposition about a way of organizing thematic issues as an organically reply to social demand is presented. According to principles set for such purpose , action and strategies of the Nucleus of Interdisciplinary Studies about Children and Teenagers /NEICA , its pressupositions and goals are described.
Key-words: inseparable teaching-research-continuing education, University, children and teenagers.
Texto completo disponível apenas em PDF.
Full text available only in PDF format.
- CHAUÍ, M. Ética e universidade. In: ______. Universidade e Sociedade Brasília: Andes, 8 fev. 1995. p. 82-87.
- JAPIASSU, H. Interdisciplinaridade e patologia do saber Rio de Janeiro: Imago, 1976.
- MAZZILI, S. Notas sobre indissociabilidade entre ensino-pesquisa-extensão. In: ______. Universidade e Sociedade Brasília: Andes, 11 jun. 1996. p. 4-10.
- RIZZINI, I. O Século Perdido Rio de Janeiro: Amais, 1998.
- SEDA, E. A Criança e o Direito Alterativo Campinas: Adês, 1995.
Datas de Publicação
-
Publicação nesta coleção
06 Mar 2015 -
Data do Fascículo
Dez 1999