Acessibilidade / Reportar erro

Universidade - núcleos temáticos: em busca da indissociabilidade ensino-pesquisa-extensão

Resumos

A partir dos pressupostos de CHAUÍ sobre a organização social brasileira e a inserção social da Universidade em seu tecido social oligárquico, autoritário e violento, o texto discute o princípio da indissociabilidade ensino-pesquisaextensão como forma de ação crítica e modificadora. Apresenta a proposição do Setor de Educação da UFPR de organização em Núcleos Temáticos como forma de responder organicamente às demandas sociais. Dentro dos princípios arrolados para tais, descreve pontos da ação e trajetória do Núcleo de Estudos Interdisciplinares sobre a Criança e o Adolescente/ NEICA, seus pressupostos e objetivos.

indissociabilidade ensino-pesquisa-extensão; Universidade; infância e adolescência


From Chaui's pressuppositions about Brazilian social organizatioon and its social insertion in the University in its function as social oligarchy, authoritarian and violent, the principle of inseparable teaching-research-continuing education as a critical and modifying action is discussed. The School of Education of the Federal University of Parana proposition about a way of organizing thematic issues as an organically reply to social demand is presented. According to principles set for such purpose , action and strategies of the Nucleus of Interdisciplinary Studies about Children and Teenagers /NEICA , its pressupositions and goals are described.

inseparable teaching-research-continuing education; University; children and teenagers


DOSSIÊ - CRIANÇAS E ADOLESCENTES EXCLUÍDOS: AÇÕES E REFLEXÕES

Universidade - núcleos temáticos: em busca da indissociabilidade ensino-pesquisa-extensão

Paulo Vinicius Baptista da Silva; Acácia Zeneida Kuenzer

RESUMO

A partir dos pressupostos de CHAUÍ sobre a organização social brasileira e a inserção social da Universidade em seu tecido social oligárquico, autoritário e violento, o texto discute o princípio da indissociabilidade ensino-pesquisaextensão como forma de ação crítica e modificadora. Apresenta a proposição do Setor de Educação da UFPR de organização em Núcleos Temáticos como forma de responder organicamente às demandas sociais. Dentro dos princípios arrolados para tais, descreve pontos da ação e trajetória do Núcleo de Estudos Interdisciplinares sobre a Criança e o Adolescente/ NEICA, seus pressupostos e objetivos.

Palavras-chave: indissociabilidade ensino-pesquisa-extensão, Universidade, infância e adolescência.

ABSTRACT

From Chaui's pressuppositions about Brazilian social organizatioon and its social insertion in the University in its function as social oligarchy, authoritarian and violent, the principle of inseparable teaching-research-continuing education as a critical and modifying action is discussed. The School of Education of the Federal University of Parana proposition about a way of organizing thematic issues as an organically reply to social demand is presented. According to principles set for such purpose , action and strategies of the Nucleus of Interdisciplinary Studies about Children and Teenagers /NEICA , its pressupositions and goals are described.

Key-words: inseparable teaching-research-continuing education, University, children and teenagers.

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text available only in PDF format.

  • CHAUÍ, M. Ética e universidade. In: ______. Universidade e Sociedade Brasília: Andes, 8 fev. 1995. p. 82-87.
  • JAPIASSU, H. Interdisciplinaridade e patologia do saber Rio de Janeiro: Imago, 1976.
  • MAZZILI, S. Notas sobre indissociabilidade entre ensino-pesquisa-extensão. In: ______. Universidade e Sociedade Brasília: Andes, 11 jun. 1996. p. 4-10.
  • RIZZINI, I. O Século Perdido Rio de Janeiro: Amais, 1998.
  • SEDA, E. A Criança e o Direito Alterativo Campinas: Adês, 1995.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    06 Mar 2015
  • Data do Fascículo
    Dez 1999
Setor de Educação da Universidade Federal do Paraná Educar em Revista, Setor de Educação - Campus Rebouças - UFPR, Rua Rockefeller, nº 57, 2.º andar - Sala 202 , Rebouças - Curitiba - Paraná - Brasil, CEP 80230-130 - Curitiba - PR - Brazil
E-mail: educar@ufpr.br