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A escolarização do corpo infantil: uma compreensão do discurso pedagógico a partir do século XVIII

Resumos

Dentre as possíveis concepções de corpo presentes na história da filosofia que influenciaram o pensamento educacional, o texto que se apresenta, centra esforços para discutir o momento em que o corpo passa a ser percebido em seus aspectos científico-biológico e psicológico, ao mesmo tempo em que ocorre o surgimento do processo de escolarização da infância e a incorporação da criança no universo dos estudos científicos. Justifica-se o estudo na medida que esta reflexão se faz necessária na formação de educadores, já que não se tem priorizado discussões em torno desta temática.

corpo; escolarização e infância


Among several body conceptions which are presented in phylosophy history and which influenced by educational thinking, the present paper aims at discussing the moment at which the body started to be perceived in its scientific-biological and psychological aspects, at the same time that the process of school education in infancy started, and the child was introduced in the scientific studies. This study is important as this reflection is important to the educators' formation which hasn't given priority to discussions about that subject.

body; schooling and infancy


DOSSIÊ - CORPORALIDADE E EDUCAÇÃO

A escolarização do corpo infantil: uma compreensão do discurso pedagógico a partir do século XVIII

Marynelma Camargo GaranhaniI; Vera Luiza MoroII

IProfessora do Departamento de Educação Física da UFPR. Mestre em Educação pela UFPR e Doutoranda em Psicologia da Educação na PUC/SP

IIProfessora do Departamento de Educação Física da UFPR. Licenciada em Educação Física e Mestre em Educação pela UFPR

RESUMO

Dentre as possíveis concepções de corpo presentes na história da filosofia que influenciaram o pensamento educacional, o texto que se apresenta, centra esforços para discutir o momento em que o corpo passa a ser percebido em seus aspectos científico-biológico e psicológico, ao mesmo tempo em que ocorre o surgimento do processo de escolarização da infância e a incorporação da criança no universo dos estudos científicos. Justifica-se o estudo na medida que esta reflexão se faz necessária na formação de educadores, já que não se tem priorizado discussões em torno desta temática.

Palavras-chave: corpo, escolarização e infância.

ABSTRACT

Among several body conceptions which are presented in phylosophy history and which influenced by educational thinking, the present paper aims at discussing the moment at which the body started to be perceived in its scientific-biological and psychological aspects, at the same time that the process of school education in infancy started, and the child was introduced in the scientific studies. This study is important as this reflection is important to the educators' formation which hasn't given priority to discussions about that subject.

Key-words: body, schooling and infancy.

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Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    06 Mar 2015
  • Data do Fascículo
    Dez 2000
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