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Currículo, cultura e formação de professores

Resumos

O artigo apresenta reflexões sobre currículo e formação de professores, situando-as no contexto de um mundo multicultural dominado pela lógica neoliberal. Discute em que medida os atuais currículos dos cursos de formação de professores estão formando profissionais capazes de atuar como intelectuais questionadores do existente, multiculturalmente orientados e preocupados em pesquisar e aprimorar suas próprias práticas. Revê, então, a concepção do professor como intelectual transformador e como pro-fissional reflexivo, defendendo que na formação docente se levem em consideração as diferentes dimensões da prática pedagógica.

currículo; formação de professores; multiculturalismo


This paper offers a reflection on curricula and teacher's formation, placing it in a multicultural world which is ruled by neoliberal logic. Present curricula are discussed and they way they might influence teacher's formation as intellectuals capable of questioning what is presently multiculturally presented and concerned about research and how to make their own practices even better developed. It reviews the teacher's concept as an intellectual who can accept changes and as a professional who is capable of reflections, supporting teaching formation and different dimensions of pedagogical practice.

curriculum; teacher's formation; multiculturalism


DOSSIÊ - CULTURA E ESCOLA: SABERES, TEMPOS E ESPAÇOS COMO DIMENSÕES DO CURRÍCULO

Currículo, cultura e formação de professores* * Trabalho apresentado no Congresso Íbero-Americano - Santa Maria - RGS - 19 de abril de 2000.

Antonio Flavio Barbosa Moreira

Professor Titular da Faculdade de Educação da UFRJ - Doutor em Educação pela Universidade de Londres. afmcju@infolink.com.br

RESUMO

O artigo apresenta reflexões sobre currículo e formação de professores, situando-as no contexto de um mundo multicultural dominado pela lógica neoliberal. Discute em que medida os atuais currículos dos cursos de formação de professores estão formando profissionais capazes de atuar como intelectuais questionadores do existente, multiculturalmente orientados e preocupados em pesquisar e aprimorar suas próprias práticas. Revê, então, a concepção do professor como intelectual transformador e como pro-fissional reflexivo, defendendo que na formação docente se levem em consideração as diferentes dimensões da prática pedagógica.

Palavras-chave: currículo, formação de professores, multiculturalismo.

ABSTRACT

This paper offers a reflection on curricula and teacher's formation, placing it in a multicultural world which is ruled by neoliberal logic. Present curricula are discussed and they way they might influence teacher's formation as intellectuals capable of questioning what is presently multiculturally presented and concerned about research and how to make their own practices even better developed. It reviews the teacher's concept as an intellectual who can accept changes and as a professional who is capable of reflections, supporting teaching formation and different dimensions of pedagogical practice.

Key-words: curriculum, teacher's formation, multiculturalism.

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  • *
    Trabalho apresentado no Congresso Íbero-Americano - Santa Maria - RGS - 19 de abril de 2000.
  • Datas de Publicação

    • Publicação nesta coleção
      05 Mar 2015
    • Data do Fascículo
      Jun 2001
    Setor de Educação da Universidade Federal do Paraná Educar em Revista, Setor de Educação - Campus Rebouças - UFPR, Rua Rockefeller, nº 57, 2.º andar - Sala 202 , Rebouças - Curitiba - Paraná - Brasil, CEP 80230-130 - Curitiba - PR - Brazil
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