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Currículo em educação especial: tendências e debates

Resumos

O texto discute o currículo em educação especial e como ambos os temas vêm recebendo atualmente atenção tanto das reformas educacionais quanto das pesquisas e da comunidade escolar, mesmo que com distintas formas de preocupação. Aponta-se para as tendências curriculares no ensino especial que, historicamente, se caracterizaram por propostas segregatórias que legitimaram currículos inadequados e alienantes, que, muitas vezes, contribuíram para infantilizar o aluno considerado deficiente. Apresentase considerações sobre as vertentes atuais de currículo em educação especial no Brasil, sobretudo as referentes às adaptações curriculares.

currículo; educação especial; necessidades educacionais especiais


The text discusses curriculum in special education and how much both themes are receiving attention now as much of educational reforms, research and school community, even if, with different concern forms. Its aiming curricula tendencies in special teaching that, historically, were characterized by segregate proposals, that legitimated inadequate and alienating curricula, this many times contributed to childish the student considered deficient. Is presented considerations about the curriculum's current tendencies in Brazilian special education above all, the referring to curricula adaptations.

curriculum; special education; special educational needs


DOSSIÊ - CULTURA E ESCOLA: SABERES, TEMPOS E ESPAÇOS COMO DIMENSÕES DO CURRÍCULO

Currículo em educação especial: tendências e debates

Laura Ceretta MoreiraI; Roseli C. Rocha de C. BaumelII

IProfessora do Setor de Educação da Universidade Federal do Paraná. Doutoranda do Programa de Pós-Graduação da Universidade de São Paulo. laura.moreira@uol.com.br

IIProfessora da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. rbaumel@usp.br

RESUMO

O texto discute o currículo em educação especial e como ambos os temas vêm recebendo atualmente atenção tanto das reformas educacionais quanto das pesquisas e da comunidade escolar, mesmo que com distintas formas de preocupação. Aponta-se para as tendências curriculares no ensino especial que, historicamente, se caracterizaram por propostas segregatórias que legitimaram currículos inadequados e alienantes, que, muitas vezes, contribuíram para infantilizar o aluno considerado deficiente. Apresentase considerações sobre as vertentes atuais de currículo em educação especial no Brasil, sobretudo as referentes às adaptações curriculares.

Palavras-chave: currículo, educação especial, necessidades educacionais especiais.

ABSTRACT

The text discusses curriculum in special education and how much both themes are receiving attention now as much of educational reforms, research and school community, even if, with different concern forms. Its aiming curricula tendencies in special teaching that, historically, were characterized by segregate proposals, that legitimated inadequate and alienating curricula, this many times contributed to childish the student considered deficient. Is presented considerations about the curriculum's current tendencies in Brazilian special education above all, the referring to curricula adaptations.

Key-words: curriculum, special education, special educational needs.

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1 O estudo retrata a análise crítica das dissertações em educação especial defendidas nos Programas da UFSCar e UERJ, de 1981 até 1995, que correspondem a uma estimativa de quase 60% de toda a produção científica discente sobre educação especial dos programas de pós-graduação do país. O conjunto de dissertações foi agrupado em sete núcleos temáticos, representando os temas mais freqüentes desses trabalhos, que são: Identificação e Caracterização, Ensino e Aprendizagem, Formação de Recursos Humanos, Atitudes e Percepções de Pais e Profissionais, Autopercepção, Profissionalização e Integração.

2 Termo utilizado por VEIRA, S. L. Políticas internacionais e educação-cooperação ou intervenção. In: REUNIÃO ANUAL DA ANPED, 22., 1999, Caxambu. Anais... Caxambu: [s.n.], 1999.

3 Este órgão foi substituído em 1986 pela Secretaria de Educação Especial - Sespe, basicamente com as mesmas competências do Cenesp. Em 1990, com a reestruturação do Ministério de Educação, foi extinta a Sespe e as atribuições relativas à educação especial passaram para a Secretaria Nacional de Educação Básica - Seneb. Com a queda de Collor em fins de 1992, ocorreu nova reorganização dos ministérios e surgiu novamente a Secretaria de Educação Especial - Seesp - ligada ao MEC e existente até hoje.

4 As propostas curriculares para deficiência auditiva foram elaboradas pela Pontifícia Universidade de São Paulo - PUC-SP, as propostas para deficientes mentais e visuais foram organizadas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ, e de superdotados pela Universidade Federal de Minas Gerais, caracterizando um processo no qual planejadores competentes organizam propostas para serem executadas pelo professor da educação especial.

5 Cumpre salientar que essas ações do Cenesp merecem destaque, pois até então a educação especial brasileira não dispunha de nenhum tipo de mapeamento ou planejamento desse porte.

6 TYLER, R. W. Princípios básicos de currículo em ensino. Porto Alegre: Globo, 1974. A primeira edição dessa obra foi lançada no Brasil em 1974, entretanto seu pensamento já vinha influenciando vários autores brasileiros no campo do currículo.

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Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    09 Mar 2015
  • Data do Fascículo
    Jun 2001
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