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Políticas educacionais nos anos 90: a formação de professores no Brasil e em Portugal

Educational policies in the 90s: the graduation of teachers in Brazil and Portugal

Resumos

O trabalho tem como objetivo principal analisar, em Portugal e no Brasil, no período dos anos 90, as políticas públicas e respectivas influências no campo da Educação e da Formação de Professores. Pretende-se, de igual modo, identificar as tendências e os conceitos constitutivos das políticas educacionais, sobretudo o particular uso que se faz da noção de "competências", a partir de documentos de organismos nacionais e agências multilaterais. Procurar-se-á, por um lado, identificar a forma pela qual as inflexões de natureza teórica são difundidas na documentação em tela e, por outro, entender de que modo determinados conceitos são pragmaticamente naturalizados, modificados, abandonados, substituídos ou re-significados. Tal inflexão teórica pode ser particularmente apreendida no âmbito das políticas educacionais relativas à formação docente, atendendo, sobretudo, ao modo como foi efetivada no Brasil e em Portugal.

políticas educacionais; formação de professores; competências


This work analyses, as its main goal, the public policies and its respective influences in the land of Education and teachers graduation in Portugal and in Brazil, during the period of the 90s. In the same way, this work intends to identify the tendencies and constitutive concepts of Educational policies, mainly the particular use of "competencies" notion, based on documents of national organisms and multilateral agencies. This research, by one side, intends to identify the way by that the theoretic nature inflections are broadcast in the analyzed documents and, in another side, it tries to understand in which way determined concepts are pragmatically naturalized, modified, abandoned, substituted and re-meant. This theoretical inflection can be particularly seized in the ambit of educative policy relative to teachers graduation mainly accommodating the way this was effectuated in Brazil and in Portugal.

educational policy; teachers graduation; competencies


ARTIGOS DE DEMANDA CONTÍNUA

Políticas educacionais nos anos 90: a formação de professores no Brasil e em Portugal

Educational policies in the 90s: the graduation of teachers in Brazil and Portugal

José Augusto PachecoI; Maria Célia Marcondes de MoraesII; Olinda EvangelistaIII

IProfessor do Instituto de Psicologia e Educação da Universidade do Minho-Portugal

IIDoutora em Ciências Humanas (Educação) pela PUC/RJ, Professora Titular da Universidade Federal de Santa Catarina,. E-mail: mcmm@uol.com.br

IIIProfessora da Universidade Federal de Santa Catarina

RESUMO

O trabalho tem como objetivo principal analisar, em Portugal e no Brasil, no período dos anos 90, as políticas públicas e respectivas influências no campo da Educação e da Formação de Professores. Pretende-se, de igual modo, identificar as tendências e os conceitos constitutivos das políticas educacionais, sobretudo o particular uso que se faz da noção de "competências", a partir de documentos de organismos nacionais e agências multilaterais. Procurar-se-á, por um lado, identificar a forma pela qual as inflexões de natureza teórica são difundidas na documentação em tela e, por outro, entender de que modo determinados conceitos são pragmaticamente naturalizados, modificados, abandonados, substituídos ou re-significados. Tal inflexão teórica pode ser particularmente apreendida no âmbito das políticas educacionais relativas à formação docente, atendendo, sobretudo, ao modo como foi efetivada no Brasil e em Portugal.

Palavras-chave: políticas educacionais; formação de professores; competências.

ABSTRACT

This work analyses, as its main goal, the public policies and its respective influences in the land of Education and teachers graduation in Portugal and in Brazil, during the period of the 90s. In the same way, this work intends to identify the tendencies and constitutive concepts of Educational policies, mainly the particular use of "competencies" notion, based on documents of national organisms and multilateral agencies. This research, by one side, intends to identify the way by that the theoretic nature inflections are broadcast in the analyzed documents and, in another side, it tries to understand in which way determined concepts are pragmatically naturalized, modified, abandoned, substituted and re-meant. This theoretical inflection can be particularly seized in the ambit of educative policy relative to teachers graduation mainly accommodating the way this was effectuated in Brazil and in Portugal.

Key-words: educational policy, teachers graduation, competencies.

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RFERÊNCIAS

Texto recebido em 28/03/2001

1 A educação básica corresponde em Portugal à escolaridade obrigatória de nove anos, isto é, ao ensino básico (dividido em três ciclos: 1º ciclo - 4 anos; 2º ciclo - 2 anos; 3º ciclo - 3 anos). O ensino secundário, com um único ciclo de 3 anos, é de freqüência facultativa. No caso do Brasil, a educação básica corresponde à Educação Infantil (0-6 anos), Educação Fundamental (7-14 anos) e Ensino Médio, sendo obrigatória somente a Educação Fundamental.

2 Para além das universidades novas e das universidades clássicas, todas elas públicas, a formação inicial dos professores da educação infantil e dos professores para o ensino fundamental é realizada nas Escolas Superiores de Educação que também seguem o modelo integrado consagrado em 1973.

3 Recorremos ao conceito "transformismo", uma licença ao conceito gramsciano.

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Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    05 Mar 2015
  • Data do Fascículo
    Dez 2001

Histórico

  • Recebido
    28 Mar 2001
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