Resumos
Este artigo é referente à aula inaugural ministrada no Setor de Educação da Universidade Federal do Paraná no ano de 2001. Trata de reflexões acerca dos desafios da formação docente diante da realidade brasileira contemporânea a partir de explicações das transformações que ocorreram no contexto histórico educacional.
formação de professores; ensino público; educação
This article refers to the inaugural class taught in Education Department of Universidade Federal do Paraná in the year 2001. Here there are thoughts about challenges involving graduation of teachers, in relation to Brazilian contemporary reality, based on explanations about transformations that occurred in the historical education context.
graduation of teachers; public education; education
CONFERÊNCIA
Os desafios da formação docente
Challenges of teaching graduation
Carlos Roberto Jamil Cury
Professor aposentado da UFMG. Atualmente é docente da PUC-MG e membro da Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação. O texto escrito mantém o estilo coloquial da fala. crjcury.bh@zaz.com.br
RESUMO
Este artigo é referente à aula inaugural ministrada no Setor de Educação da Universidade Federal do Paraná no ano de 2001. Trata de reflexões acerca dos desafios da formação docente diante da realidade brasileira contemporânea a partir de explicações das transformações que ocorreram no contexto histórico educacional.
Palavras-chave: formação de professores, ensino público, educação.
ABSTRACT
This article refers to the inaugural class taught in Education Department of Universidade Federal do Paraná in the year 2001. Here there are thoughts about challenges involving graduation of teachers, in relation to Brazilian contemporary reality, based on explanations about transformations that occurred in the historical education context.
Key-words: graduation of teachers, public education, education.
Texto completo disponível apenas em PDF.
Full text available only in PDF format.
Texto recebido em 25/05/2001
Datas de Publicação
-
Publicação nesta coleção
05 Mar 2015 -
Data do Fascículo
Dez 2001
Histórico
-
Recebido
25 Maio 2001