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Uma interpretação psicológica dos "limites" do domínio moral: os sentidos da restrição e da superação

A psychologyc interpretation of moral field limits: the meaning of restriction and overcoming

Resumos

O presente artigo visa propor uma tradução psicológica à expressão "limites", muito empregada na educação moral. Para tanto, são analisadas duas dimensões dos limites. A primeira: os limites no sentido da restrição de liberdade, que correspondem aos deveres morais. A segunda: os limites no sentido da superação, que correspondem aos ideais, ao auto-aperfeiçoamento, às virtudes. As duas dimensões são discutidas do ponto de vista moral e do ponto de visa psicológico, procurando mostrar que são indissociáveis.

Limite; moral; dever; virtudes


The aim of this paper is to propose a psychological interpretation for the expression 'limits', often used in moral education. We analyse two dimensions of limits. The first: limits as restriction of freedom, so, limits as duty. The second: limits as overcoming, so as ideals, as self-improvement, as virtues. We discuss both dimensions in moral and psychological terms, and we try to show that they are intimately associated.

Limit; moral; duty; virtue


DOSSIÊ - SABERES E PRÁTICAS ESCOLARES EM CONTEXTOS CONTEMPORÂNEOS

Uma interpretação psicológica dos "limites" do domínio moral: os sentidos da restrição e da superação

A psychologyc interpretation of moral field limits: the meaning of restriction and overcoming

Yves de La Taille

Professor Doutor do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo ytaille@originet.com.br

RESUMO

O presente artigo visa propor uma tradução psicológica à expressão "limites", muito empregada na educação moral. Para tanto, são analisadas duas dimensões dos limites. A primeira: os limites no sentido da restrição de liberdade, que correspondem aos deveres morais. A segunda: os limites no sentido da superação, que correspondem aos ideais, ao auto-aperfeiçoamento, às virtudes. As duas dimensões são discutidas do ponto de vista moral e do ponto de visa psicológico, procurando mostrar que são indissociáveis.

Palavras-chave: Limite, moral, dever, virtudes.

ABSTRACT

The aim of this paper is to propose a psychological interpretation for the expression 'limits', often used in moral education. We analyse two dimensions of limits. The first: limits as restriction of freedom, so, limits as duty. The second: limits as overcoming, so as ideals, as self-improvement, as virtues. We discuss both dimensions in moral and psychological terms, and we try to show that they are intimately associated.

Key-words: Limit, moral, duty, virtue.

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text available only in PDF format.

Texto recebido em 10 de fev. 2002

Texto aprovado em 22 de abr. 2002

1 Deve-se lembrar também que os limites podem ser mais numerosos para certas pessoas do que para outras, embora vivam na mesma comunidade. Ainda é caso em certas sociedades nas quais as mulheres têm menos liberdade de ação do que os homens.

2 Entendemos, aqui, moralidade como se entende "religiosidade".

3 Notemos que, como o superego não é, para Freud, apenas o lugar dos deveres morais, mas sim dos deveres em geral, poderíamos argumentar que não, ele não defende a tese da existência da "moralidade", mas sim da existência do lugar psíquico responsável pelo sentimento de obrigação. Não vamos discutir essa possibilidade aqui.

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Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    04 Mar 2015
  • Data do Fascículo
    Jun 2002

Histórico

  • Recebido
    10 Fev 2002
  • Aceito
    22 Abr 2002
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