SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue19A epistemology of educationDistantly teaching or apprenticeship author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Educar em Revista

Print version ISSN 0104-4060

Educ. rev.  no.19 Curitiba Jan./June 2002

http://dx.doi.org/10.1590/0104-4060.247 

DOSSIÊ - SABERES E PRÁTICAS ESCOLARES EM CONTEXTOS CONTEMPORÂNEOS

 

Pessoa, utopia e formação de professores*

 

Individual, utopia and teachers formation

 

 

Blanca Beatriz Díaz Alva

Professora Visitante no Departamento de Teoria e Prática de Ensino - DTPEN e no Curso de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Paraná. beadoce@terra.com.br

 

 


RESUMO

Nesse artigo são analisados, a partir da perspectiva da desumanização do ser humano pela sociedade tecnológica, o homem-pessoa, as relações entre pessoa e sociedade e o homem como ser utópico, a fim de promover uma reformulação da formação de professores para uma prática reflexiva, crítica e ética, no intuito de recuperar o ser do homem no processo educacional.

Palavras-chaves: Homem-pessoa, pessoa e sociedade, utopia, formação de professores.


ABSTRACT

In this paper, human being-person, the person-society relationships, and the man as an utopic being are analysed, according to the perspective of the human being losses of humanization for the technological society. It aims to discuss a reformulation of teacher's professional preparation towards a reflexive, critical and ethical practice, whose purpose is to recover the human condition in the educational process.

Key-words: Man-person, person-society, relationship, utopy, teacher' formation.


 

 

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text available only in PDF format.

 

 

REFERÊNCIAS

BUBER, M. Eu e tu. São Paulo: Cortez e Moraes, 1977.         [ Links ]

CAPELLA, J. La educación para la paz en la formulación de políticas educativas. In: KLAIBER, J. (Coord.). Violencia y crisis de valores en el Perú. Lima: Pontificia Universidad Católica del Perú, 1988.         [ Links ]

______. Responsabilidad de la educación en la construcción de una cultura de paz. In: MACGREGOR, F.; GONZALES, M. R.; CAPELLA, J. (Orgs.). Educación, futuro, cultura de paz. Lima: Pontificia Universidad Católica del Perú, 1989.         [ Links ]

ETCHEVERRY, A. O conflicto atual do humanismo. Porto: Livraria Tavares Martins, 1964.         [ Links ]

FREIRE, P. Conscientização. São Paulo: Moraes Ltda., 1980.         [ Links ]

FRÖMM, E. Ter ou ser? Rio de Janeiro: Guanabara, 1987.         [ Links ]

______. A Revolução da esperança. Rio de Janeiro: Zahar, 1981.         [ Links ]

______. Análise do homem. Rio de Janeiro: Guanabara, 1986.         [ Links ]

FURTER, P. Dialética da esperança: uma interpretação do pensamento utópico de Ernest Bloch. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1974.         [ Links ]

LOPEZ ESCALONA, S. Antropologia e educação. São Paulo: Paulinas, 1983.         [ Links ]

MARCEL, G. Em busca de la verdad y de la justicia. Barcelona: Herder, 1967.         [ Links ]

MARITAIN, J. La defensa de la persona humana. Madrid: Studium de Cultura, 1949.         [ Links ]

______. A pessoa e o bem comum. Lisboa: Livraria Morais, 1962.         [ Links ]

MORAIS, J. F. R. de. Filosofia da ciência e da tecnologia. Campinas: Papirus, 1988.         [ Links ]

______. Cultura brasileira e educação. Campinas: Papirus, 1989.         [ Links ]

______. Entrevista informal com a autora, 1991.         [ Links ]

NOGARE, P. D. Humanismos e anti-humanismos. Petrópolis: Vozes, 1985.         [ Links ]

REZENDE, A. Administrar é educar ou... deseducar. Revista Educação e Sociedade, São Paulo, n. 2, p. 25-35, jan. 1979.         [ Links ]

SAVIANI, D. Educação do senso comum à consciência filosófica. São Paulo: Cortez e Autores Associados, 1983.         [ Links ]

SEVERINO, A. Pessoa e existência. São Paulo: Cortez e Autores Associados, 1983.         [ Links ]

VERSIANI, M. Atualidade do pensamento utópico. Revista de Cultura Vozes, v. 1, n. 117, p. 5-12, jan./fev. 1973.         [ Links ]

 

 

Texto recebido em 10 fev. 2002
Texto aprovado em 22 abr. 2002

 

 

* Este trabalho foi apresentado como comunicação (em espanhol) no CONGRESO SOBRE EDUCACIÓN, FORMACIÓN Y DESARROLLO DA REDFORD (Rede Educação, Formação e Desenvolvimento de Universidades Européias e Latino-americanas), 5, 2001, Havana, Cuba.

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License