Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Indicadores
-
Citado por SciELO
-
Acessos
Links relacionados
Citado por Google
-
Similares em SciELO
Similares em Google
Compartilhar
Educar em Revista
versão impressa ISSN 0104-4060
Educ. rev. no.20 Curitiba jul./dez. 2002
http://dx.doi.org/10.1590/0104-4060.271
DOSSIÊ - LINGUAGEM E ENSINO: TEMAS E PERSPECTIVAS
A língua estrangeira no país dos espelhos: uma reflexão sobre o limbo metodológico
Foreign language in the mirror's land: a reflection about the methodological limbo
Deise Cristina de Lima Picanço
Graduada em Letras Português/Espanhol e Mestre em Educação. Professora de Metodologia e Prática de Ensino de Língua Estrangeira Moderna do DTPEN/UFPR. dedeclp@terra.com.br
RESUMO
As propostas metodológicas para o ensino de línguas estrangeiras das últimas décadas, ao optarem por adotar um referencial teórico sociointeracionista na definição mais geral da concepção de linguagem e ensino e outro, mais formalista, na fundamentação dos procedimentos empíricos da sala de aula, acabaram por nos colocar numa espécie de limbo metodológico, ou seja, uma metodologia imprecisa teoricamente e confusa na prática. Nesse sentido, este artigo propõe uma discussão acerca dos problemas teórico-metodológicos do ensino de LEs, partindo de uma reflexão sobre o enunciado, fundamentada, por sua vez, por uma concepção de linguagem mais ampla, inspirada nas formulações teóricas dos pensadores do Círculo de Bakhtin.
Palavras-chave: ensino de línguas, Círculo de Bakhtin, parâmetros curriculares para LEs, lingüística aplicada ao ensino de LEs.
ABSTRACT
The methodological proposal for foreign language teaching of the last decades has created a kind of methodological limbo, in other words, a methodology that is not-precisely in its theory and confuse in its practice. This situation resulted for an option by a socio-interactionist reference in a more general definition of language and teaching conception. In this way, here there is a proposal for a discussion about theoretical and methodological problems in FL teaching. This reflection starts with a reflection about utterance, that is particularly based on a wider language conception inspired on theoretical formulations of Bakhtin's Circle thinkers.
Key-words: language teaching, Bakhtin Circle, curricula parameters for FL, applied linguistic for FL teaching.
Texto completo disponível apenas em PDF.
Full text available only in PDF format.
REFERÊNCIAS
BAKHTIN, M.; VOLOSHINOV, V. N. Marxismo e filosofia da linguagem: problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. São Paulo: Hucitec, 1992. [ Links ]
BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 2000. [ Links ]
BAKHTIN, M. Questões de literatura e de estética. São Paulo: Hucitec, 1998. [ Links ]
BRASIL/MEC/SEF. Parâmetros Curriculares Nacionais 3º e 4º ciclos do ensino fundamental: língua estrangeira. Brasília: MEC/SEF, 1998. [ Links ]
FARACO, C. A.; CASTRO, G. Por uma teoria lingüística que fundamente o ensino de língua materna (ou de como apenas um pouquinho de gramática nem sempre é bom). Educar em Revista, Curitiba, n. 15, p. 179-194, 1999. [ Links ]
PENNYCOOK, A. Incommensurable discourses? Applied Linguistics, Oxford, v. 15, n. 2, 1994. [ Links ]
Texto recebido em 22 jul. 2002
Texto aprovado em 26 ago. 2002
1 VOLOSHINOV, V. N. Slovo v zhizni i slovo v poesie. Zvezda, n. 6, 1926. Usamos, aqui, como referência, a tradução feita por Faraco e Tezza, para uso didático, que tomou como base a tradução inglesa de I. R. Titunik, "Discourse in life and discourse in art - concerning sociological poetics", publicada em VOLOSHINOV, V. N. Freudism. New York: Academic Press, 1976.