Acessibilidade / Reportar erro

Editorial

EDITORIAL

Editorial

É com grande satisfação que apresentamos mais um número da Educar em Revista, o primeiro de uma nova administração do periódico. A responsabilidade de manter e implementar a qualidade acadêmica da Educar é enorme. Graças ao trabalho competente dos professores Carlos Eduardo Vieira e Marcus Levy Bencostta, coordenadores editoriais das duas gestões anteriores, a revista foi reestruturada e tem merecido o apoio de colegas professores e pesquisadores do Brasil e de outros países. Entretanto, imprescindível para a credibilidade da revista foi e será sempre o corpo docente dos três departamentos do Setor de Educação da UFPR e a qualidade de sua produção científica, que motiva o debate entre pares e alunos, instigando a publicação de artigos avulsos, conferências e resenhas, além da organização de dossiês que traduzem discussões atuais sobre os mais variados temas relacionados à educação. O apoio da comunidade do Setor de Educação é assim fundamental para a existência e a qualidade da Educar em Revista.

Tendo como perspectiva dar prosseguimento ao trabalho que vem se consolidando desde 1999, com a publicação do primeiro dossiê da Educar, apresentamos aos nossos leitores mais um conjunto de trabalhos com uma temática comum: a educação especial. O dossiê Educação especial foi organizado pela professora Maria Augusta Bolsanello e, certamente, contribuirá para ampliar o debate sobre o tema.

Entre os textos de demanda contínua, ou artigos avulsos, cuja contribuição para a qualidade acadêmica da revista é inegável, aparecem a pluralidade das questões relacionadas as universo educacional. Vera Lúcia Bazzo discute as políticas de formação de professores surgidas a partir da LDB de 1996, fazendo contrapontos instigantes para os Institutos de Educação criados na década de 1930. O texto de Sandra Regina Kirchner Guimarães tematiza procedimento metodológico utilizado para a avaliação de pessoas com dificuldades de aprendizagem de leitura. A autora analisa três grupos de crianças de 3ª e 4ª séries trazendo contribuição significativa sobre o assunto. Heloisa Sisla Cinquetti discute como questões relacionadas ao meio ambiente são abordadas em livros didáticos das séries iniciais do ensino fundamental, destacando a análise que esses livros fazem de resíduos sólidos e do lixo e as idéias que veiculam sobre, por exemplo, tempo de degradação de materiais, reciclagem e problemas ambientais. O artigo de Sandra Teresinha da Silva procura desvendar a aparente contradição que existe entre a crescente demanda por qualificação do trabalhador, entendida como aumento de escolaridade, e a realidade do mercado de trabalho hoje, pois, segundo a autora, "há grande distância entre a demanda de qualificação e o tipo de trabalho que mais tem sido ofertado no mercado nacional e internacional".

Em seguida, apresentamos aos nossos leitores a conferência magistral proferida em Havana (Cuba) pela professora María Teresa García Eligio de la Puente, na I Conferencia Internacional de Psicología Especial y II Simposium Internacional de Atención a Personas com Autismo y Personas com Síndrome Down. O tema desenvolvido pela conferencista é a psicologia especial e suas relações com uma pedagogia especializada na atenção a pessoas com necessidades especiais.

O texto de Susanne Dortothea Walker, resultado de leitura minuciosa do livro de Carlos O. F. Moreira, Entre o indivíduo e a sociedade: um estudo de filosofia da Educação de John Dewey, é a resenha que completa o volume número 23 de Educar em Revista.

Os nossos agradecimentos aos que colaboraram para que fosse possível a publicação de mais um volume da Educar: os colegas do Setor de Educação (notadamente Marcus Levy Bencostta) e sua direção, a assessoria técnica, os pareceristas e, de forma muito especial, os professores e pós-graduandos que enviaram seus textos para a revista.

Liane Maria Bertucci-Martins

Editora

Junho - 2004

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    04 Mar 2015
  • Data do Fascículo
    Jun 2004
Setor de Educação da Universidade Federal do Paraná Educar em Revista, Setor de Educação - Campus Rebouças - UFPR, Rua Rockefeller, nº 57, 2.º andar - Sala 202 , Rebouças - Curitiba - Paraná - Brasil, CEP 80230-130 - Curitiba - PR - Brazil
E-mail: educar@ufpr.br