Acessibilidade / Reportar erro

Uma experiência de inclusão: providências, viabilização e resultados

An experience with inclusion: requirements and results

Resumos

Este artigo diz respeito à inclusão escolar de alunos com deficiência visual em uma escola da rede municipal de ensino de São Bernardo do Campo, no Estado de São Paulo, uma experiência planejada e organizada de inclusão escolar de alunos deficientes visuais com os objetivos de registrar e sistematizar os dados referentes às condições e aos recursos que favorecem a inclusão escolar. Delineia as três fases de desenvolvimento da experiência: a) preliminar; b) de organização e instalação; c) de funcionamento. A análise dos dados registrados apontou: ganhos dos participantes em tranqüilidade e conhecimentos de como se relacionar com a criança com deficiência visual, para que ela participe e contribua com aquilo que conhece e tem habilidade para realizar. A análise assinalou também limites e pontos a serem trabalhados, evidenciando a necessidade de continuidade a favor da efetivação da inclusão escolar.

inclusão escolar; deficiência visual; aluno com deficiência na escola regular


This article discusses inclusion of students with visual impairment in a public school of São Bernardo do Campo, State of São Paulo (Brazil). It reports an experience of inclusion of visual impaired students which was planned and organized with the objective of collecting and systematizing data about the conditions and resources that facilitate inclusion. It outlines three phases of development of the experience: a) preliminary; b) organization and installation; c) functioning. An analysis of the data shows: that the participants gained knowledge and confidence about how to relate to children with visual impairment, so that they could participate and contribute with their knowledge and abilities. This analysis also revealed limits and the need for continuity to achieve effectiveness of scholastic inclusion.

scholastic inclusion; visual impairment; impaired student in regular school


DOSSIÊ: EDUCAÇÃO ESPECIAL

Uma experiência de inclusão - providências, viabilização e resultados

An experience with inclusion - requirements and results

Elcie Aparecida Fortes Salzano Masini

Doutora em Psicologia. Livre Docente em Educação Especial na Universidade de São Paulo. Professora da Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo. E-mail: elcie@mackenzie.com.br

RESUMO

Este artigo diz respeito à inclusão escolar de alunos com deficiência visual em uma escola da rede municipal de ensino de São Bernardo do Campo, no Estado de São Paulo, uma experiência planejada e organizada de inclusão escolar de alunos deficientes visuais com os objetivos de registrar e sistematizar os dados referentes às condições e aos recursos que favorecem a inclusão escolar. Delineia as três fases de desenvolvimento da experiência: a) preliminar; b) de organização e instalação; c) de funcionamento. A análise dos dados registrados apontou: ganhos dos participantes em tranqüilidade e conhecimentos de como se relacionar com a criança com deficiência visual, para que ela participe e contribua com aquilo que conhece e tem habilidade para realizar. A análise assinalou também limites e pontos a serem trabalhados, evidenciando a necessidade de continuidade a favor da efetivação da inclusão escolar.

Palavras-chave: inclusão escolar, deficiência visual, aluno com deficiência na escola regular.

ABSTRACT

This article discusses inclusion of students with visual impairment in a public school of São Bernardo do Campo, State of São Paulo (Brazil). It reports an experience of inclusion of visual impaired students which was planned and organized with the objective of collecting and systematizing data about the conditions and resources that facilitate inclusion. It outlines three phases of development of the experience: a) preliminary; b) organization and installation; c) functioning. An analysis of the data shows: that the participants gained knowledge and confidence about how to relate to children with visual impairment, so that they could participate and contribute with their knowledge and abilities. This analysis also revealed limits and the need for continuity to achieve effectiveness of scholastic inclusion.

Key-words: scholastic inclusion, visual impairment, impaired student in regular school.

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text available only in PDF format.

Texto recebido em 19 maio 2003

Texto aprovado em 02 out. 2003

  • AMIRALIAN, N. L. T. Inclusão, integração, conceitos, abrangência e viabilidade na realidade brasileira Trabalho apresentado no Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo, 1999.
  • BASAGLIA, F.; ONGARO, F. B. L'istituzione negata - Rapporto da un ospedale psichiatrico. Torino: Giulio Einaudi, 1968.
  • BASAGLIA, F.; ONGARO, F. B. La maggioranza deviante. L'ideologia del controllo sociale totale. Torino: Giulio Einaudi, 1971.
  • BASAGLIA, F. et al. Crimini di pace - ricerche sugli intellettuali e sui tecnici come addetti all'oppressione. Torino: Giulio Einaudi, 1975.
  • BUENO, J. G. S. A inclusão do aluno deficiente nas classes comuns do ensino regular. Temas sobre o desenvolvimento, v. 9, n. 54, p. 21-27. São Paulo: Memnon, 2001.
  • DENS, A. La Educación Especial una visión sobre la integración y la inclusión desde un enfoque pedagógico. Tema livre apresentado no II Encontro Mundial de Educación Especial, Havana, Cuba, 1998.
  • LIBERTY, K.; HARING, N. G. Establishing Inclusive School Communities. In: HARING, N. G.; ROMER, L. T. Welcoming Students who are Deaf-Blind into Typical Classrooms. Baltimore: Paul Brookes Publishing CO., 1995.
  • MASINI, E. F. S. Quais as expectativas com relação à inclusão escolar do ponto de vista do educador. Temas sobre o desenvolvimento, v. 7, n. 42, p. 52-54. São Paulo: Memnon, 2001.
  • MASINI, E. F. S. A inclusão escolar. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE PSICOPEDAGOGIA, 5., 2000. Anais ... São Paulo: Vetor, 2000, p. 23-28.
  • MAZZOTTA, M. J. S. A inclusão e integração ou chaves da vida humana. CONGRESSO IBERO-AMERICANO DE EDUCAÇÃO ESPECIAL, 3., 1998, Foz do Iguaçu, Paraná
  • MRECH, L. M. Educação inclusiva: realidade ou utopia - texto apresentado na Mesa Redonda de mesmo título no Evento organizado pelo LIDE - Laboratório Interunidades de Estudos sobre as Deficiências, Universidade de São Paulo, 1999.
  • MRECH, L. M. O que é educação inclusiva? Revista Integração Brasília: Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial. C. 8, p. 37-40, 1998.
  • RIESER, R. The social modal of disability. Invisible children. Joint Conference on Children. Images and Disability, London, 1995, p. 55-56.
  • WHO. International Classification of Functioning Disability and Health (ICF: May 2001).

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    04 Mar 2015
  • Data do Fascículo
    Jun 2004

Histórico

  • Recebido
    19 Maio 2003
  • Aceito
    02 Out 2003
Setor de Educação da Universidade Federal do Paraná Educar em Revista, Setor de Educação - Campus Rebouças - UFPR, Rua Rockefeller, nº 57, 2.º andar - Sala 202 , Rebouças - Curitiba - Paraná - Brasil, CEP 80230-130 - Curitiba - PR - Brazil
E-mail: educar@ufpr.br