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Visão de mães sobre o processo educativo dos filhos com Síndrome de Down

Mothers' views on their children with Down Syndrome in relation to the educational process

Resumos

Este artigo sintetiza dados de uma investigação realizada em Natal/ RN, a respeito da visão de mães sobre o filho com Síndrome de Down e sua educação, em escolas regulares, assim como analisa a sua participação no processo educativo e as expectativas em relação ao seu futuro. Para tanto, utilizou-se uma abordagem qualitativa, com vistas à melhor compreensão da problemática estudada. Empregou-se, como instrumento de coleta de informações, a entrevista estruturada. A partir das informações coletadas e analisadas, apreende-se que as mães, ao optarem pela escola regular, buscaram oferecer o melhor para seus filhos em termos educacionais. De forma geral, evidenciaram uma visão otimista sobre eles e crença em suas possibilidades, o que as fez buscar investir, de forma mais acentuada, na sua educação, visando ao seu crescimento pessoal, assim como ao seu desenvolvimento cognitivo e social.

mães; Síndrome de Down; educação inclusiva


This article presents the results of an invesigation carried out in Natal/ RN, which aimed at identifying mother's views on her son/daughter with Down syndrome, as well as his/her integration in the regular school system. It also analyses each mother's participation in her son/daughter's educational process, and her expectations in relation to his/her future. In the study, a qualitative approach was adopted, aiming at a clearer understanding of the problem under consideration. The data collection instrument adopted was the structured interview. The analysis of the collected data suggests that the mothers' choice for the regular school system reflected an endeavour to provide their children with the best educational alternative. In general, the mothers showed an optimistic view of their children and confidence in their possibilities, which motivated them to make a significant investment on their education, aiming at their personal growth and social and cognitive development.

mothers; Down Syndrome; inclusive education


DOSSIÊ: EDUCAÇÃO ESPECIAL

Visão de mães sobre o processo educativo dos filhos com Síndrome de Down

Mothers' views on their children with Down Syndrome in relation to the educational process

Benedita Cruz MacedoI; Lúcia de Araújo Ramos MartinsII

IProfessora mestre da Universidade Federal do Rio Grande do Norte

IIProfessora doutora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte

RESUMO

Este artigo sintetiza dados de uma investigação realizada em Natal/ RN, a respeito da visão de mães sobre o filho com Síndrome de Down e sua educação, em escolas regulares, assim como analisa a sua participação no processo educativo e as expectativas em relação ao seu futuro. Para tanto, utilizou-se uma abordagem qualitativa, com vistas à melhor compreensão da problemática estudada. Empregou-se, como instrumento de coleta de informações, a entrevista estruturada. A partir das informações coletadas e analisadas, apreende-se que as mães, ao optarem pela escola regular, buscaram oferecer o melhor para seus filhos em termos educacionais. De forma geral, evidenciaram uma visão otimista sobre eles e crença em suas possibilidades, o que as fez buscar investir, de forma mais acentuada, na sua educação, visando ao seu crescimento pessoal, assim como ao seu desenvolvimento cognitivo e social.

Palavras-chave: mães, Síndrome de Down, educação inclusiva.

ABSTRACT

This article presents the results of an invesigation carried out in Natal/ RN, which aimed at identifying mother's views on her son/daughter with Down syndrome, as well as his/her integration in the regular school system. It also analyses each mother's participation in her son/daughter's educational process, and her expectations in relation to his/her future. In the study, a qualitative approach was adopted, aiming at a clearer understanding of the problem under consideration. The data collection instrument adopted was the structured interview. The analysis of the collected data suggests that the mothers' choice for the regular school system reflected an endeavour to provide their children with the best educational alternative. In general, the mothers showed an optimistic view of their children and confidence in their possibilities, which motivated them to make a significant investment on their education, aiming at their personal growth and social and cognitive development.

Key-words: mothers, Down Syndrome, inclusive education.

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Full text available only in PDF format.

Texto recebido em 06 mar. 2003

Texto aprovado em 08 set. 2003

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Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    04 Mar 2015
  • Data do Fascículo
    Jun 2004

Histórico

  • Aceito
    08 Set 2003
  • Recebido
    06 Mar 2003
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