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Conhecimento e aprendizado cooperativo na inclusão

Knowledge and cooperative learning in the inclusion process

Resumos

Propõe-se, aqui, analisar possíveis implicações do princípio da diversidade humana aplicado à pedagogia da inclusão das pessoas com necessidades especiais na escola especial e serviços comuns da sociedade. Para tanto, são analisadas as características do conhecimento, dos sujeitos e das interações, nos dias atuais. Apontam-se alguns limites da chamada Sociedade Inclusiva e, ao mesmo tempo, fornecem-se indicações para quem se interesse em contribuir com a organização de práticas cooperativas e valorizadoras das diferenças e das possibilidades.

diversidade; aprendizagem cooperativa; inclusão e formação de professores


This work intends to analyse the implications of the human diversity principle referred to as inclusive pedagogy. The goal is to analyse new requirements of people with disabilities in special schools and other spaces and services.We analyse some characteristics of the knowledge, workers and interactions seen nowadays. We mention here some limits of the inclusive society, and at the same time we point out strategies to organize inclusive classrooms. The purpose of these strategies is to develop individual possibilities and differences.

diversity; cooperative-learning; inclusion; teacher training


DOSSIÊ: EDUCAÇÃO ESPECIAL

Conhecimento e aprendizado cooperativo na inclusão

Knowledge and cooperative learning in the inclusion process

Paulo Ricardo Ross

Professor do Setor de Educação, graduação e pós-graduação da Universidade Federal do Paraná. Doutor em Educação pela USP e pesquisador em práticas pedagógicas inclusivas. pross@uol.com.br

RESUMO

Propõe-se, aqui, analisar possíveis implicações do princípio da diversidade humana aplicado à pedagogia da inclusão das pessoas com necessidades especiais na escola especial e serviços comuns da sociedade. Para tanto, são analisadas as características do conhecimento, dos sujeitos e das interações, nos dias atuais. Apontam-se alguns limites da chamada Sociedade Inclusiva e, ao mesmo tempo, fornecem-se indicações para quem se interesse em contribuir com a organização de práticas cooperativas e valorizadoras das diferenças e das possibilidades.

Palavras-chave: diversidade, aprendizagem cooperativa, inclusão e formação de professores.

ABSTRACT

This work intends to analyse the implications of the human diversity principle referred to as inclusive pedagogy. The goal is to analyse new requirements of people with disabilities in special schools and other spaces and services.We analyse some characteristics of the knowledge, workers and interactions seen nowadays. We mention here some limits of the inclusive society, and at the same time we point out strategies to organize inclusive classrooms. The purpose of these strategies is to develop individual possibilities and differences.

Key-words: diversity, cooperative-learning, inclusion, teacher training.

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Full text available only in PDF format.

Texto recebido em 21 fev. 2004

Texto aprovado em 24 abr. 2004

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Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    04 Mar 2015
  • Data do Fascículo
    Jun 2004

Histórico

  • Aceito
    24 Abr 2004
  • Recebido
    21 Fev 2004
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