Acessibilidade / Reportar erro

Pesquisar para compreender e transformar a nossa própria prática

Researching in order to understand and transform our own practice

Resumos

No ensino fundamental e médio, tal como no ensino superior, cada vez mais existem professores que empreendem pesquisas sobre a sua própria prática profissional. Fazem-no porque sentem necessidade de compreender melhor a natureza dos problemas com que se defrontam, para poder transformar a sua prática e as suas condições de trabalho. Este artigo começa por apresentar resumidamente as principais características dessa actividade como género de pesquisa. De seguida, descreve a experiência de um grupo de professores e formadores ligados à disciplina de Matemática, em diversos níveis de ensino, que tem empreendido colectivamente uma actividade de aprofundamento e divulgação das suas pesquisas sobre a sua própria prática profissional. E, finalmente, o artigo analisa o que esse trabalho representou para os diversos participantes envolvidos.

investigar a prática; desenvolvimento profissional do professor; colaboração


In elementary and secondary schools, as well as at university level, an increasing number of teachers are investigating their own professional practices. They undertake that because they feel the need of better understanding the nature of the problems that they face, in order to transform their practice and working conditions. This paper begins by briefly presenting the main characteristics of this activity as a research genre. Then, it describes the experience of a group of mathematics teachers and teacher educators, from several school levels, who are collectively carrying out an activity of reflecting about their investigations about their practices and presenting then to the professional community. And, finally, the article analyses what that work represented for the participants involved in this work.

investigate the practice; professional development; colaboration


DOSSIÊ: AS DIMENSÕES DA FUNÇÃO DOCENTE NA ATUALIDADE: QUESTÕES INVESTIGATIVAS, CONCEITUAIS E POLÍTICAS

Pesquisar para compreender e transformar a nossa própria prática

Researching in order to understand and transform our own practice

João Pedro da Ponte

Professor da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. Grupo de investigação DIF - Didática e Formação - Departamento de Educação e Centro de Investigação em Educação. E-mail: jp@fc.ul.pt

RESUMO

No ensino fundamental e médio, tal como no ensino superior, cada vez mais existem professores que empreendem pesquisas sobre a sua própria prática profissional. Fazem-no porque sentem necessidade de compreender melhor a natureza dos problemas com que se defrontam, para poder transformar a sua prática e as suas condições de trabalho. Este artigo começa por apresentar resumidamente as principais características dessa actividade como género de pesquisa. De seguida, descreve a experiência de um grupo de professores e formadores ligados à disciplina de Matemática, em diversos níveis de ensino, que tem empreendido colectivamente uma actividade de aprofundamento e divulgação das suas pesquisas sobre a sua própria prática profissional. E, finalmente, o artigo analisa o que esse trabalho representou para os diversos participantes envolvidos.

Palavras-chave: investigar a prática; desenvolvimento profissional do professor; colaboração.

ABSTRACT

In elementary and secondary schools, as well as at university level, an increasing number of teachers are investigating their own professional practices. They undertake that because they feel the need of better understanding the nature of the problems that they face, in order to transform their practice and working conditions. This paper begins by briefly presenting the main characteristics of this activity as a research genre. Then, it describes the experience of a group of mathematics teachers and teacher educators, from several school levels, who are collectively carrying out an activity of reflecting about their investigations about their practices and presenting then to the professional community. And, finally, the article analyses what that work represented for the participants involved in this work.

Key-words: investigate the practice; professional development; colaboration.

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text available only in PDF format.

Texto recebido em 15 mar. 2004

Texto aprovado em 28 ago. 2004

1 O carácter crescente deste movimento é notado, por exemplo, por HITCHCOCK e HUGHES (1989) e, mais recentemente, por ZEICHNER e NOFFKE (2001).

2 Ver, por exemplo, KEMMIS, 1993; MOREIRA, 2001; ZEICHNER e NOFFKE, 2001. Certos autores, como KEMMIS (1993), identificam pesquisa-acção com investigação dos profissionais sobre a sua própria prática. Outros autores, como ZEICHNER e NOFFKE (2001), consideram tratar-se de conceitos distintos, posição que tomo também neste artigo.

3 Uma posição semelhante parece tomar LÜDKE (2001) quando aponta a necessidade de "abertura para todas as formas de pesquisar que sejam necessárias para a busca de soluções aos seus problemas [do professor], sem comprometer o próprio estatuto de pesquisa" (p. 52).

4 Note-se que esta condição não é considerada essencial por certos autores, como ZEICHNER e NOFFKE (2001).

5 Por exemplo, COCHRAN-SMITH (1999) refere as seguintes formas de pesquisa pelos professores: pesquisa-acção, estudos autobiográficos, autoestudo (selfstudy), pesquisa reflexiva (reflexive inquiry), tornar-se um estudante do ensino (becoming a student of teaching) e estudo do ensino e aprendizagem (p. 8).

6 Esse grupo é promovido pelo Grupo de Trabalho de Investigação (GTI) da Associação de Professores da Matemática (APM) de Portugal.

7 Presentemente, o grupo continua activo, discutindo questões relacionadas com esta temática e trabalhando em novas iniciativas.

8 Além desses artigos, a publicação inclui ainda três ensaios de natureza teórica, dois dos quais redigidos por equipas de dois elementos. Neles discute-se o alcance da pesquisa sobre a sua prática, confrontando o significado desta perspectiva com o significado de reflexão e de outras actividades como a pesquisa académica e a pesquisa-acção e analisam-se possíveis critérios de qualidade deste género de pesquisa. Dá-se, ainda, atenção ao papel da colaboração e da reflexão na actividade do professor, que procura pesquisar sobre a sua prática. O livro contém, ainda, dois textos produzidos em 2001 e uma bibliografia temática, que ajudam a documentar o trabalho anterior nesse campo, bem como uma pequena nota biográfica sobre os autores, para ajudar a perceber o seu interesse por esse tipo de trabalho.

9 Esta coluna indica apenas os aspectos essenciais da metodologia descrita no artigo, que muitas vezes é mais simples do que a metodologiausada no estudo que lhe deu origem.

10 Um relato mais pormenorizado dos procedimentos usados nesta reflexão e do balanço realizado pelo grupo é feito em PONTE e SERRAZINA (2003).

  • ALARCÃO, I. Professor-investigador: Que sentido? Que formação? In: CAMPOS, B. P. (Ed.). Formação profissional de professores no ensino superior v. 1. Porto: Porto Editora, 2001. p. 21-31.
  • ANDERSON, G. L.; HERR, K. The new paradigm wars: Is there room for rigorous practitioner knowledge in schools and universities? Educational Researcher, v. 28, n. 5, p. 12-21, 40, 1999.
  • ANDRÉ, M. (Ed.). O papel da pesquisa na formação e na prática dos professores Campinas: Papirus, 2001.
  • BEILLEROT, J. A Pesquisa: esboço de uma análise. In: ANDRÉ, M. (Ed.). O papel da pesquisa na formação e na prática dos professores. Campinas: Papirus, 2001. p. 71-90.
  • BOAVIDA, A.; PONTE, J. P. Investigação colaborativa: Potencialidades e problemas. In: GTI (Org.). Reflectir e investigar sobre a prática profissional Lisboa: APM, 2002.
  • BREEN, C. Mathematics teachers as researchers: Living on the edge? In: BISHOP, A. J. et al. (Eds.). Second international handbook of mathematics education Dordrecht: Kluwer, 2003. p. 523-544.
  • CHRISTIANSEN, H. et al. (Eds.). Recreating relationships: collaboration and educational reform. Albany, NJ: State University of New York Press, 1997.
  • COCHRAN-SMITH, M.; LYTLE, S. L. Relationship of knowledge and practice: Teacher learning in the communities. Review of Research in Education, n. 24, p. 249-305, 1999.
  • DAY, C. Developing teachers: the challenge of lifelong learning. London: Falmer, 1999.
  • DEMO, P. Educar pela pesquisa Campinas: Autores Associados, 2000.
  • ERICKSON, F. Research currents: Learning and collaboration in teaching. Language Arts, v. 66, n. 4, p. 430-441, 1989.
  • GTI (Ed.). Reflectir e investigar sobre a prática profissional Lisboa: APM, 2002.
  • HITCHCOCK, G.; HUGHES, D. Research and the teacher London: Routledge, 1989.
  • KEMMIS, S. Action research. In: HAMMERSLEY, M. (Org.). Educational research: current issues. v. 1. London: Paul Chapman, 1993. p. 177-190.
  • KRAINER, K. T. Communities & networks. Journal of Mathematics Teacher Education, v. 6, n. 2, p. 93-105, 2003.
  • LÜDKE, M. A complexa relação entre o professor e a pesquisa. In: ANDRÉ, M. (Ed.). O papel da pesquisa na formação e na prática dos professores Campinas: Papirus, 2001. p. 27-54.
  • MOREIRA, M. A. A investigação-acção na formação reflexiva do professor estagiário de inglês. Lisboa: Instituto de Inovação Educacional, 2001.
  • PONTE, J. P. Investigar a nossa própria prática. In: GTI (Ed.). Reflectir e investigar sobre a prática profissional Lisboa: APM, 2002. p. 5-28.
  • ______; BROCARDO, J.; OLIVEIRA, H. Investigações matemáticas na sala de aula Belo Horizonte: Autêntica, 2003.
  • ______; SERRAZINA, L. Professores e formadores investigam a sua própria prática: o papel da colaboração. Zetetiké, v. 11, n. 20, p. 51-84, 2003.
  • SCHÖN, D. A. The reflective practioner: how professionals think in action Aldershot Hants: Avebury, 1983.
  • STENHOUSE, L. An introduction to curriculum research and development London: Heineman Educational, 1975.
  • ZEICHNER, K.; NOFFKE, S. Practitioner research. In: RICHARDSON, V. (Org.). Handbook of research on teaching 4th ed. Washington, DC: Aera, 2001. p. 298-330.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    04 Mar 2015
  • Data do Fascículo
    Dez 2004

Histórico

  • Aceito
    28 Ago 2004
  • Recebido
    15 Mar 2004
Setor de Educação da Universidade Federal do Paraná Educar em Revista, Setor de Educação - Campus Rebouças - UFPR, Rua Rockefeller, nº 57, 2.º andar - Sala 202 , Rebouças - Curitiba - Paraná - Brasil, CEP 80230-130 - Curitiba - PR - Brazil
E-mail: educar@ufpr.br