Acessibilidade / Reportar erro

Pesquisas sobre professores e sua formação: uma análise de pesquisas desenvolvidas no programa de Pós-Graduação da FEUSP - 1990 a 1998

Research on teachers and teacher education: an analysis of research developed in the graduate programme of education at FEUSP covering the years from 1990 to 1998

Resumos

O trabalho apresenta uma análise das teses e dissertações sobre temas correlacionados à formação de professores na FEUSP no período de 1990 a 1998. Seu objetivo é o de sistematizar as contribuições de pesquisas desenvolvidas no programa de pós-graduação em educação da FEUSP sobre temáticas relacionadas à formação de professores e estudos sobre o professor. Como fonte para o levantamento de dados foi utilizado o Catálogo de teses e dissertações defendidas na FEUSP - 1967 a 1998, contendo os resumos de 788 teses e dissertações, dentre as quais foram analisadas 87 pesquisas, selecionadas dentre 549 resumos referentes ao período de interesse. Baseado nessas análises, o estudo apresenta uma síntese das contribuições dessas pesquisas para o campo da Didática, disciplina da qual as autoras são professoras em cursos de formação de professores. Importante informar que o presente trabalho faz parte de um estudo maior, intitulado As pesquisas sobre temas correlacionados ao ensino e à formação de professores na FEUSP-1990 a 1998, cujo objetivo é sistematizar as contribuições de pesquisas desenvolvidas no programa de Pós-Graduação em educação da FEUSP sobre temáticas relacionadas a problemas e preocupações da didática: o ensino e a formação de professores.

formação de professores; didática, ensino; pesquisas


This study presents an analysis of theses and dissertations on themes related to teacher education in FEUSP from 1990 to 1998. The aim of the study is to systematise researches on teachers and teacher education, developed in the Graduate Programme of Education at FEUSP. The source of the data was a catalogue of theses and dissertations presented at FEUSP from 1967 to 1998, which contains 788 abstracts of theses and dissertations. Out of 549 abstracts referring to the period of interest, 87 were selected to be analysed. Based on these analyses, the study presents a summary of the contributions of these researches to the field of didactics. This study is part of a broader investigation, entitled researches on themes related to teaching and teacher education at FEUSP - from 1990 to 1998, whose aim is to systematize the contributions of researches developed in the Graduate Programme of Education at FEUSP about problems and concerns of didactics: teaching and teacher education.

teacher education; didactics; teaching; research


DOSSIÊ: AS DIMENSÕES DA FUNÇÃO DOCENTE NA ATUALIDADE: QUESTÕES INVESTIGATIVAS, CONCEITUAIS E POLÍTICAS

Pesquisas sobre professores e sua formação: uma análise de pesquisas desenvolvidas no programa de Pós-Graduação da FEUSP - 1990 a 1998

Research on teachers and teacher education: an analysis of research developed in the graduate programme of education at FEUSP covering the years from 1990 to 1998

Selma Garrido PimentaI; Verbena Moreira Soares de Sousa LisitaII

IProfessora doutora da Universidade de São Paulo. E-mail: sgpiment@usp.br

IIDoutoranda da Universidade de São Paulo. E-mail: lisita@uol.com.br

RESUMO

O trabalho apresenta uma análise das teses e dissertações sobre temas correlacionados à formação de professores na FEUSP no período de 1990 a 1998. Seu objetivo é o de sistematizar as contribuições de pesquisas desenvolvidas no programa de pós-graduação em educação da FEUSP sobre temáticas relacionadas à formação de professores e estudos sobre o professor. Como fonte para o levantamento de dados foi utilizado o Catálogo de teses e dissertações defendidas na FEUSP - 1967 a 1998, contendo os resumos de 788 teses e dissertações, dentre as quais foram analisadas 87 pesquisas, selecionadas dentre 549 resumos referentes ao período de interesse. Baseado nessas análises, o estudo apresenta uma síntese das contribuições dessas pesquisas para o campo da Didática, disciplina da qual as autoras são professoras em cursos de formação de professores. Importante informar que o presente trabalho faz parte de um estudo maior, intitulado As pesquisas sobre temas correlacionados ao ensino e à formação de professores na FEUSP-1990 a 1998, cujo objetivo é sistematizar as contribuições de pesquisas desenvolvidas no programa de Pós-Graduação em educação da FEUSP sobre temáticas relacionadas a problemas e preocupações da didática: o ensino e a formação de professores.

Palavras-chave: formação de professores, didática, ensino, pesquisas.

ABSTRACT

This study presents an analysis of theses and dissertations on themes related to teacher education in FEUSP from 1990 to 1998. The aim of the study is to systematise researches on teachers and teacher education, developed in the Graduate Programme of Education at FEUSP. The source of the data was a catalogue of theses and dissertations presented at FEUSP from 1967 to 1998, which contains 788 abstracts of theses and dissertations. Out of 549 abstracts referring to the period of interest, 87 were selected to be analysed. Based on these analyses, the study presents a summary of the contributions of these researches to the field of didactics. This study is part of a broader investigation, entitled researches on themes related to teaching and teacher education at FEUSP - from 1990 to 1998, whose aim is to systematize the contributions of researches developed in the Graduate Programme of Education at FEUSP about problems and concerns of didactics: teaching and teacher education.

Key-words: teacher education, didactics, teaching, research.

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text available only in PDF format.

Texto recebido em 09 mar.2004

Texto aprovado em 10 jul. 2004

1 O trabalho apresenta os resultados parciais da investigação As pesquisas sobre ensino e formação de professores, defendidas no programa de Pós-Graduação da FEUSP-1990 a 1998, cujo objetivo é o de sistematizar e analisar as contribuições que apresentam ao ensino e à formação de professores, temáticas centrais da didática.

2 A década de 1990 foi escolhida por representar uma virada na pesquisa educacional em todo o mundo, tendo por foco os professores e sua formação. Além disso, nesse período, as pesquisas sobre o tema passaram a representar número significativo no programa de Pós-Graduação da FEUSP em relação ao conjunto de teses e dissertações defendidas desde a sua criação.

O volume Resumos de teses e dissertações defendidas na FEUSP - 1999 - 2003 encontra-se em elaboração, devendo constituir objeto de novo estudo.

3 A tabela II apresenta a distribuição do total dessas pesquisas conforme sua origem: mestrado, doutorado e livre-docência.

4 O projeto Cefam, foi concebido como alternativa pedagógica ao redimensionamento da Escola Normal (Habilitação Magistério), no início dos anos 1980. É uma proposta político-pedagógica que nasceu sob a égide da participação e da responsabilidade compartida (governos federal e estaduais) e que se desenvolveu em alguns estados, com a colaboração financeira do MEC, ou com recursos do próprio estado, como no caso de São Paulo, onde foram implantados 54 Cefams, que funcionaram até 2003. (cf. PIMENTA, S. G. O estágio na formação de professores: unidade teoria - prática? São Paulo: Cortez, 1991).

5 Conforme se poderá observar, as pesquisas poderiam ser organizadas de outras formas. Por exemplo, os estudos sobre a escola normal, o curso de Pedagogia e o Cefam poderiam ser agrupados, juntamente com as licenciaturas, no conjunto dos estudos sobre formação inicial, assim como os estudos sobre a formação do professor de ensino superior e o Cefam também poderiam ser organizados no grupo dos estudos sobre formação contínua. A opção neste estudo relaciona-se ao interesse das autoras em focalizar a atenção em temáticas emergentes da pesquisa em didática e formação de professores, relacionadas às práticas de ensino, às didáticas específicas, ao curso de Pedagogia e à docência no ensino superior.

6 Conforme ANDRÉ (Op. Cit, p. 93) "nos estudos teóricos enquadram-se os que utilizam categorias amplas, fazem discussões filosóficas, defendem uma determinada posição, com argumentos e fundamentos teóricos".

  • ANDRÉ, M. A pesquisa sobre formação de professores no Brasil - 1990-1998. In: CANDAU, Vera. Ensinar e aprender: sujeitos, saberes e pesquisa. Rio de Janeiro: DP&A, 2000.
  • ARDOÍNO, J. L'approche multireferentielle (plurielle) des situacions éducatives et formatives - 25 as des Sciences de l'Éducation. Paris: INRP, 1993.
  • BATTAGLIA, B. B. (Org.). Teses e dissertações defendidas na FEUSP - 1967 a 1998. São Paulo, Feusp, 2003.
  • GARCIA, C. M. Formação de professores: para uma mudança educativa. Porto: Porto Editora, 1995.
  • PIMENTA, S. G. O estágio na formação de professores: unidade teoria e prática? São Paulo: Cortez, 2001.
  • ______. A pesquisa em didática - 1996 a 1999. In: CANDAU, Vera Maria. Didática, currículo e saberes escolares. Rio de Janeiro: DP&A, 2000.
  • ZABALZA, M. A. Diários de aula: contributo para o estudo dos dilemas práticos dos professores. Porto: Porto Editora, 1994.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    04 Mar 2015
  • Data do Fascículo
    Dez 2004

Histórico

  • Aceito
    10 Jul 2004
  • Recebido
    Mar 2004
Setor de Educação da Universidade Federal do Paraná Educar em Revista, Setor de Educação - Campus Rebouças - UFPR, Rua Rockefeller, nº 57, 2.º andar - Sala 202 , Rebouças - Curitiba - Paraná - Brasil, CEP 80230-130 - Curitiba - PR - Brazil
E-mail: educar@ufpr.br