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Docentes para uma educação de qualidade: uma questão de desenvolvimento profissional

Teachers for an education with quality

Resumos

Preocupados com o futuro das instituições públicas de educação e com a situação de seus professores, discutimos neste texto como as transformações sociais colocam a importância de se redefinir o sentido da escola e assegurar-lhe as condições para o desenvolvimento de uma educação com qualidade social. O argumento central dessa reflexão sustenta que é preciso investirem políticas para a melhoria da formação dos professores e das condições em que exercem sua profissão. Para nós, esses dois aspectos estão extremamente articulados, com repercussões diretas na qualidade da educação, e devem ser entendidos como dimensões do desenvolvimento profissional docente, já que os professores são sujeitos com papel essencial para se viabilizar mudanças no universo da escola. Portanto, argumentamos na direção de que é preciso colocar o professor e o seu trabalho no centro das atenções. Outro foco deste artigo está voltado para qualificar a idéia de qualidade e discutir os elementos necessários para viabilizá-la.

formação de professores; desenvolvimento profissional; política educacional; mudanças na escola


Concerned with the future of public educational institutions and the situation of their teachers, we discuss in this text the necessity to redefine the meaning of the school, and to guarantee the development of a social education facing the social changes. The main argument in this reflection lays in the need to offer a better formation for teachers and better conditions of work. We consider these two aspects as fully intertwined and directly reflected in the quality of the education, so that they must be understood as dimensions of the teachers' professional development, being the teachers subjects with an essential role in any possible change inside the school. Therefore, we believe that it is important to spotlight the teachers and their work. This article also intends to qualify the idea of quality and discuss the necessary elements to make it possible.

teachers' formation; professional development; education politics; changes in the school


DOSSIÊ: AS DIMENSÕES DA FUNÇÃO DOCENTE NA ATUALIDADE: QUESTÕES INVESTIGATIVAS, CONCEITUAIS E POLÍTICAS

Docentes para uma educação de qualidade: uma questão de desenvolvimento profissional

Teachers for an education with quality

Maria Izabel de Almeida

Professora do Departamento de Metodologias do Ensino e Educação Comparada da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, na área de Didática. E-mail: mialmei@usp.br

RESUMO

Preocupados com o futuro das instituições públicas de educação e com a situação de seus professores, discutimos neste texto como as transformações sociais colocam a importância de se redefinir o sentido da escola e assegurar-lhe as condições para o desenvolvimento de uma educação com qualidade social. O argumento central dessa reflexão sustenta que é preciso investirem políticas para a melhoria da formação dos professores e das condições em que exercem sua profissão. Para nós, esses dois aspectos estão extremamente articulados, com repercussões diretas na qualidade da educação, e devem ser entendidos como dimensões do desenvolvimento profissional docente, já que os professores são sujeitos com papel essencial para se viabilizar mudanças no universo da escola. Portanto, argumentamos na direção de que é preciso colocar o professor e o seu trabalho no centro das atenções. Outro foco deste artigo está voltado para qualificar a idéia de qualidade e discutir os elementos necessários para viabilizá-la.

Palavras-chave: formação de professores, desenvolvimento profissional, política educacional, mudanças na escola.

ABSTRACT

Concerned with the future of public educational institutions and the situation of their teachers, we discuss in this text the necessity to redefine the meaning of the school, and to guarantee the development of a social education facing the social changes. The main argument in this reflection lays in the need to offer a better formation for teachers and better conditions of work. We consider these two aspects as fully intertwined and directly reflected in the quality of the education, so that they must be understood as dimensions of the teachers' professional development, being the teachers subjects with an essential role in any possible change inside the school. Therefore, we believe that it is important to spotlight the teachers and their work. This article also intends to qualify the idea of quality and discuss the necessary elements to make it possible.

Key-words: teachers' formation, professional development, education politics, changes in the school.

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Texto recebido em 27 fev. 2004

Texto aprovado em 14 jul. 2004

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Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    04 Mar 2015
  • Data do Fascículo
    Dez 2004

Histórico

  • Recebido
    27 Fev 2004
  • Aceito
    14 Jul 2004
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