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A formação de professores reformada: a noção de competências e a produção do controle

Teachers' formation reformed: the notion of competences and the production of control

Resumos

Este artigo se propõe a discutir a formação de professores no contexto da reforma educacional marcada pela centralidade do currículo e da noção de competências. A análise toma por referência a Teoria Crítica da Sociedade, conforme os escritos de T. ADORNO, M. HORKHEIMER e H. MARCUSE, para dimensionar a relação entre escolarização e trabalho docente na sociedade do capitalismo tardio. A crítica à reforma da formação de professores fundamenta-se na constatação de um movimento de incorporação, pelo campo pedagógico, da lógica que rege a economia de mercado. Esse processo de incorporação ocorre por diferentes mediações e se manifesta em procedimentos que valorizam a competição, geram a exclusão e promovem a adaptação da formação humana a pretensos requisitos de formação para o trabalho.

formação de professores; reformas educacionais; competências


This paper offers a reflexion on teacher's formation on context of the educational reform marked by the centralidade of the curriculum and the notion of competences. The analysis takes for reference the Critical Theory of the Society, as the writings of T. ADORNO, M. HORKHEIMER and H. MARCUSE, to analyze the relation between school education and teaching work in the society of the present capitalism. The critical to the reform of the teacher's formation is based an incorporation movement, for the pedagogical field, of the logic that conducts the market economy. This process of incorporation occurs for different mediations and manifest in procedures that value the competition, generate the exclusion and promote the adaptation of the formation human the pretense requirements of formation for the work.

teachers' formation; educational reforms; competences


DOSSIÊ: AS DIMENSÕES DA FUNÇÃO DOCENTE NA ATUALIDADE: QUESTÕES INVESTIGATIVAS, CONCEITUAIS E POLÍTICAS

A formação de professores reformada: a noção de competências e a produção do controle

Teachers' formation reformed: the notion of competences and the production of control

Monica Ribeiro da Silva

Professora Adjunta do Departamento de Planejamento e Administração Escolar da Universidade Federal do Paraná. Doutora em Educação pela PUC/SP. E-mail: monicars@ufpr.br

RESUMO

Este artigo se propõe a discutir a formação de professores no contexto da reforma educacional marcada pela centralidade do currículo e da noção de competências. A análise toma por referência a Teoria Crítica da Sociedade, conforme os escritos de T. ADORNO, M. HORKHEIMER e H. MARCUSE, para dimensionar a relação entre escolarização e trabalho docente na sociedade do capitalismo tardio. A crítica à reforma da formação de professores fundamenta-se na constatação de um movimento de incorporação, pelo campo pedagógico, da lógica que rege a economia de mercado. Esse processo de incorporação ocorre por diferentes mediações e se manifesta em procedimentos que valorizam a competição, geram a exclusão e promovem a adaptação da formação humana a pretensos requisitos de formação para o trabalho.

Palavras-chave: formação de professores, reformas educacionais, competências.

ABSTRACT

This paper offers a reflexion on teacher's formation on context of the educational reform marked by the centralidade of the curriculum and the notion of competences. The analysis takes for reference the Critical Theory of the Society, as the writings of T. ADORNO, M. HORKHEIMER and H. MARCUSE, to analyze the relation between school education and teaching work in the society of the present capitalism. The critical to the reform of the teacher's formation is based an incorporation movement, for the pedagogical field, of the logic that conducts the market economy. This process of incorporation occurs for different mediations and manifest in procedures that value the competition, generate the exclusion and promote the adaptation of the formation human the pretense requirements of formation for the work.

Key-words: teachers' formation, educational reforms, competences.

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REFERÊNCIAS

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______. Currículo, reformas e a questão da formação humana: uma reflexão a partir da Teoria Crítica da Sociedade. Educar em Revista, Curitiba: UFPR, n. 17, p. 111-123, 2001.

Texto recebido em 25 fev. 2004

Texto aprovado em 08 jun. 2004

1 O Programa TV Escola é composto por um canal educativo com três horas diárias de transmissão, via antena parabólica, que se repetem quatro vezes ao dia. O programa conta ainda com a Revista TV Escola e com os Cadernos TV Escola, distribuídos bimestralmente juntamente com a grade de programação. Está em operação desde março de 1996. A partir de 2002, houve uma mudança na programação. Neste texto, nos reportamos à análise de PARAÍSO (2001), que compreende o período de 1996 a 2001.

2 O Exame é parte do Programa "Toda criança aprendendo", que definiu como ações urgentes a proposição de Programas emergenciais de letramento e a construção de sistemas estaduais de avaliação da Educação Básica. Como demais ações, propõe: o Exame Nacional de Certificação de Professores da Educação Básica; A Bolsa Federal de Incentivo à Formação Continuada e a contrapartida dos entes federados; A Rede Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento da Educação Básica e as agências de formação continuada do professor.

3 Como lembra SCHEIBE (2003), "O teor da Portaria n.º 1.403 já estava anunciado na Resolução 01/2002, especificamente no seu artigo 16, que dispõe sobre a implantação de um sistema de certificação de competências dos professores de Educação Básica. Neste artigo, ao lembrar que cabe à União a coordenação da política nacional de educação, articulando os diversos níveis e sistemas, o CNE delega ao Ministério de Educação a tarefa de coordenar a formulação de proposta de diretrizes para a organização de um sistema federativo de certificação de competências dos professores de Educação Básica. Estabelece também o referido artigo que tal tarefa deveria ser executada em regime de colaboração com as seguintes entidades: Conselho Nacional de Educação, Conselho Nacional de Secretários Estaduais de Educação, Fórum Nacional de Conselhos Estaduais de Educação, União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação; e ainda com representantes de Conselhos Municipais de Educação e das associações profissionais e científicas."

  • ADORNO. T. Tabus acerca do magistério. In: Educação e Emancipação Tradução de Wolfganf Leo Maar. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1995.
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Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    04 Mar 2015
  • Data do Fascículo
    Dez 2004

Histórico

  • Aceito
    08 Jun 2004
  • Recebido
    25 Fev 2004
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