Resumos
As autoras são docentes e pesquisadoras pertencentes a duas universidades públicas e, por desenvolverem investigações na linha de pesquisa denominada Políticas e Práticas de Educação em Saúde e Enfermagem, apresentam o presente estudo com os objetivos de refletir sobre a oferta de novos cursos seqüenciais que estão surgindo na área da saúde e analisar a correlação entre essa modalidade de qualificação profissional e seus determinantes na área de saúde. O estudo da temática justifica-se devido à necessidade de reconhecimento da problemática emergente em função do surgimento de novos profissionais no mercado de trabalho em saúde e os aspectos legais que regulamentam o exercício das profissões.
Políticas educacionais; formação profissional; recursos humanos em saúde
The authors are pertaining professors and researchers the two Public University and for developing inquiries in the line of research called Practical Politics and of Education in Health and Nursing, present this study with the objectives to reflect on offer of new sequential courses that are appearing in the area of the health and to analyze the correlation enter this modality of professional qualification and its determinative ones in the health area. The study of the thematic one it is justified in function of the necessity of problematic recognition of emergent in function of the sprouting of new professionals in the market of work in health and legal aspects that regulate the exercise of the professions.
Educational policies; professional formation; health human resources
ARTIGOS DE DEMANDA CONTÍNUA
Cursos seqüenciais e os novos profissionais na área de saúde: oportunidade ou ilusão?
Sequential courses and the new professionals in the health area: chance or illusion?
Aida Maris PeresI; Maria Helena Trench CiamponeII
IProfessora Assistente do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal do Paraná. Doutoranda em Enfermagem da Escola da Enfermagem da Universidade de São Paulo. E-mail: amaris@ufpr.br
IIProfessora livre-docente do Deno da Universidade de São Paulo. E-mail: mhciamp@usp.br
RESUMO
As autoras são docentes e pesquisadoras pertencentes a duas universidades públicas e, por desenvolverem investigações na linha de pesquisa denominada Políticas e Práticas de Educação em Saúde e Enfermagem, apresentam o presente estudo com os objetivos de refletir sobre a oferta de novos cursos seqüenciais que estão surgindo na área da saúde e analisar a correlação entre essa modalidade de qualificação profissional e seus determinantes na área de saúde. O estudo da temática justifica-se devido à necessidade de reconhecimento da problemática emergente em função do surgimento de novos profissionais no mercado de trabalho em saúde e os aspectos legais que regulamentam o exercício das profissões.
Palavras-chave: Políticas educacionais, formação profissional, recursos humanos em saúde.
ABSTRACT
The authors are pertaining professors and researchers the two Public University and for developing inquiries in the line of research called Practical Politics and of Education in Health and Nursing, present this study with the objectives to reflect on offer of new sequential courses that are appearing in the area of the health and to analyze the correlation enter this modality of professional qualification and its determinative ones in the health area. The study of the thematic one it is justified in function of the necessity of problematic recognition of emergent in function of the sprouting of new professionals in the market of work in health and legal aspects that regulate the exercise of the professions.
Key-words: Educational policies, professional formation, health human resources.
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Texto recebido em 16 de jun. 2004
Texto aprovado em 17 de ago. 2004
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Datas de Publicação
-
Publicação nesta coleção
04 Mar 2015 -
Data do Fascículo
Dez 2004
Histórico
-
Aceito
17 Ago 2004 -
Recebido
16 Jun 2004