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Editorial

EDITORIAL

Editorial

Educação e saúde, temas que marcam de forma simultânea o cotidiano brasileiro (e mundial) há séculos. Resgatar discursos e práticas sociais que sinalizam uma educação para a saúde e a necessidade da saúde para se educar é o tema do dossiê da Educar em Revista número 25.

Educação-saúde: diferentes olhares foi organizado por Vera Regina Beltrão Marques e Marta Pinheiro. Dos tempos coloniais aos dias atuais, o dossiê focaliza instigantes facetas da questão educação-saúde: na instituição escolar e nas políticas governamentais, em academias científicas e em concepções médicas, na memória popular e nos meios impressos de comunicação.

Mas, temas significativos para o universo educacional não se limitam ao dossiê, eles estando também presentes nos cinco artigos de Demanda Contínua que integram a Educar em Revista número 25.

Ione Ribeiro Valle investiga o interesse que, na última década do século XX, os temas formação de professores e profissionalização docente despertaram em sociólogos da educação, o que permitiu à autora a elaboração de um perfil do profissional da educação almejado por aquele grupo de estudiosos. No artigo seguinte, discutindo a criação da disciplina educação física no Brasil, Carlos Herold Junior analisa obras sobre o tema produzidas entre 1880 e 1915, buscando recuperar o diálogo entre o que era pensado e proposto para o país e o que se pensava e implementava no mundo.

De Portugal, José António Afonso e José Moreno Afonso contribuem com uma discussão sobre a integração de crianças e jovens com deficiência mental na escola pública e a paralela ação e organização de seus pais, sempre atentos às mudanças sociais e políticas portuguesas do pós Revolução dos Cravos, de 1974. Em seguida, o texto de Eloísa Zacarias e Maria Lúcia Faria Moro discute a relevância das histórias infantis para as primeiras elaborações matemáticas na pré-escola. As questões e conclusões trazidas pelo estudo resultaram das respostas de crianças de cinco anos a problemas formulados a partir do conto Branca de Neve e os Sete Anões.

O quinto e último artigo de Demanda Contínua é de autoria de Lina Cardoso Nunes. O trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa que teve por objetivo a produção de um hipertexto como alternativa didática para o ensino superior. Professores e alunos de Pedagogia participaram do estudo realizado entre 2002 e 2003.

A leitura que Cristina Carta Cardoso de Medeiros fez do livro de Pierre Bourdieu, Esquisse pour une auto-analyse. Paris: Raison d'Agir, 2004, resultou na competente resenha que completa o número 25 da Educar em Revista.

Agradecemos mais uma vez a todos que colaboraram para que Educar fosse publicada, em especial autores e pareceristas, que são a maior garantia da qualidade da revista.

Liane Maria Bertucci-Martins

Editora

Junho - 2005

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    04 Mar 2015
  • Data do Fascículo
    Jun 2005
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