RESUMOS DE TESES E DISSERTAÇÕES
Educação a distância: estudo exploratório e analítico de curso de graduação na área de formação de professores
Ricardo Antunes de Sá
RESUMO
A pesquisa explora a história e analisa criticamente os aspectos teórico-práticos do processo de concepção, elaboração, planejamento, organização, implantação e avaliação da licenciatura em Pedagogia - Séries Iniciais do Ensino Fundamental na modalidade de educação a distância no período de 1999 a 2002 da Universidade Federal do Paraná. Essa pesquisa tem a intenção de trazer a lume as reais e concretas características e propriedades sistêmicas de um curso de graduação em nível superior na área de formação de professores na modalidade de educação a distância, revelando a relação das partes e suas particularidades com o todo (curso) e deste em relação aos seus componentes (partes) com vistas a demonstrar, sob um olhar sistêmico-organizacional, a qualidade (formal e política) do curso. A pesquisa foi desenvolvida por meio de levantamento e análise de fontes documentais (Atas da Comissão de EaD, Atas do Colegiado de Curso, Ofícios, Relatórios, Cronogramas, Informativos, Artigos, etc.) e das análises das entrevistas semi-estruturadas realizadas com os orientadores acadêmicos, com os professores especialistas e dos questionários (fechados) aplicados aos estudantes.
Palavras-chave: educação a distância, formação de professores e educação a distância, graduação a distância.
ORIENTADOR: Prof. Dr. Sérgio Ferreira do Amaral
NÍVEL: Doutorado em Educação
INSTITUIÇÃO: Unicamp
ANO DA DEFESA: 2007
Datas de Publicação
-
Publicação nesta coleção
30 Out 2008 -
Data do Fascículo
2008